Recommended Posts

Publicado

Precisava de alguns conselhos pois passa-se algo com alguns dos meus peixes que não consigo identificar. Tenho um ácara , e um morry , ambos com um dos olhos baços "embaciados", se alguém me puder ajudar agradecia.

Publicado:

Caro amigo,

Como sabes, quando vais ao médico, uma das primeiras coisas que ele te faz é observar a tua menina do olho. Se estiver baça (e nos humanos não se vê a olho nu), significa que realmente tens um problema.

Portanto, neste momento esses teus peixes estão doentes. Apenas temos de chegar à conclusão da doença. Vou-te fazer algumas perguntas que gostaria que me respondesses:

1ª Qual o Ph do aqua?

2ª Quando fizeste a última muda de água e qual a percentagem?

3ª Qual a temperatura?

4ª Tens mais peixes no aquário, poderão alguns estar a provocar stress aos outros?

Fica Bem!

Mário Sustelo

Publicado:

Olá !!!

Aparentemente terás um problema bacteriano!!!

Coloca a maior informação que puderes...

Exp:

Tpa's filtragem, etc

Cump

Publicado:

Viva Nuno

Presumo que os teus peixes tenham a córnea (membrana usualmente transparente que cobre a parte da frente do olho )opaca ou esbranquiçada, que é o mais comum .A "menina do olho" é a pupila (parte central preta do olho que se contrai ou dilata adaptando-se á luz como o diafragma de uma máquina fotográfica ) . Por trás da pupila existe o cristalino que corresponderia à lente de uma máquina fotográfica, e que ,este sim, quando se torna opaco constitui o que se chama uma catarata e que também pode ocorrer nos peixes por causas toxicas , traumas infecções ou velhice , mas neste caso vemos uma "bola branca"quando olhamos para dentro do olho do peixe.

As causas para um "olho baço" ou seja edema da córnea podem ser transporte (geralmente é ligeiro e pode afectar só um olho e passa em 24 horas ) ,infecção bacteriana ( a mais comum em peixes de água doce ) ,trauma (geralmente é unilateral ), química ( ex:pH muito ácido - abaixo de 4,5- ou muito alcalino),parasitária ( a mais comum em água salgada devido ao parasita Neobenedenia ).

Geralmente a infecção bacterina tem origem numa má qualidade da água ,nomeadamente falta de limpeza dos filtros mecanicos e falta de TPA,s.

A partir daqui tira as tuas conclusões e se achares que é bacteriano , limpa os filtros mecânicos, faz uma TPA e usa por exemplo Bactopur Direct.

Se a morry é uma molly, ela geralmente gosta de uma água muito mais dura (e até salobra ) do que um acará, portanto talvez não seja a melhor soluçaõ juntá-los no mesmo aquário.

Cump.

Rui

Publicado:

agradecido pela ajuda. :wink: tenho o ph -6.8 temp-27 , a ultima tpa foi a duas semanas . no caso do " morry " a femea anda sempre a inportunalo , devido a ele ser ainda mais pequeno que ela. o meu filtro extriorfoi limpo + ou- a dois meses. agradecia ão rui que me explica-seo que é bactopurt direct . omeu peixe é mesmo um morry azul

Publicado:

Penso que te referes a um Thropheus Moori (Ciclideo Africano PH ideal 8,0) e a um Uaru amphiacanthoides(Ciclideo Americano PH ideal 6,2) tens um PH intermédio e que para ambos os peixes os permite ambientarem-se perfeitamente.

No entanto em termos de comportamento tens 2 peixes opostos, o UARU é calmo e o Moori é muito activo e agressivo. Isso pode estar a provocar stress no Uaru. De qualquer forma diz-me quando apareceu o olho nevoado e quando fizeste a ultima muda de água? Também o que limpas quando limpas o filtro?

Quanto ao antibiótico o Nifurpirinol é dos melhores se não o melhor do momento, no entanto a versão Backtopur Direct é agressiva ás Bacterias do Filtro(Nitrificantes), e dai que devemos de fugir da sua utilização. Tens o Backto Tabs da SERA que não é agressivo porque é um alimento com Nifurpirinol.

Seja como for vamos 1º defenir se ele necessita de medicação ou não.

OK?

Diz qualquer coisa.

Mário Sustelo

Publicado:

em relação ao morry o mario ja o identificou , os meus morrys não inportunão os outros peixes ,limitam-se a andar atras um do outro. os olhos começaram a ficar assim a tres dias a tras . a ultima muda de agua foi a duas semanas , quando limpo o filtro , lavo-o com agua retirada do aquario sem esfregar.

Publicado:

Caro Amigo,

Já vi que sabes o que fazes e que inclusive observas os teus peixes com atenção. Temos ambos a noção que o baço no olho em principio significa apenas que aldo se passa com o teu UARU, mas não sabemos exactamente o quê, porque inclusive tens o teu aquário "afinado". Se o baço aumentar poderemos estar perante um problema real do olho e portanto temos de estar atentos, mas eu penso que será uma situação passageira. No caso de se manter penso que irás ter mais manifestações a nivel externo. Até lá sugiro que apenas observes o teu peixe, utilizes apenas alimentos congelados por terem bons niveis de proteina, não sendo no entanto dificeis de digerir e que os utilizes para fazeres 2 desparazitações internas:

1º Desparasitas ao nivel das Bactérias Anaérobicas que por vezes se desenvolvem no sistema digestivo dos peixes causanto infecções internas e inclusive bolsas de Oxigénio que por vezes causam falta de apetite, apatia, etc..., se o teu peixe estiver doente no momento em que o seu sistema imonológico cair mais é nesse momento que elas irão têr maior desenvolvimento. Utiliza Flagil (Metronidazol - compra na Farmácia) é 1 comp. 50mg para 1 cubo de congelado e alguma vitamina para peixes, deixas descongelar, misturas bem e depois dás a todos os peixes (não afecta as Bactérias Nitrificantes-Filtro).

2º Durante mais 2 dias alimentas com congelado sem nenhum tratamento, e em seguida desparasitas ao nivel de parasitas internos, o método é o mesmo que com o Flagyl só que utilizas a substância Paraziquantel, são comprimidos de 50mg que podes encontrar ou em Veterenários (visto ser um Tenicida para Cães e gatos) ou na Farmácia em qualquer dos casos tens que salientar que só queres a substância base, porque existe em várias marcas e só poderá ser a formula base e não a que diz a marca + PLUS, essa mata os teus peixes derivado de alguns excipientes que tem. (MARCAS -Zipiran, Tenilvet, Droncit, Paraquistel, etc...mas nunca + PLUS escrito em frente á marca)

Nota: este produto também pode ser utilizado para desparasitar externo mas nesse caso é utilizado numa diluição de 1 comprimido 50mg para cada 50 litros de água. Seja como for se os teus peixes estão a respirar bem e não apresentam nenhuns sinais externos não deverás de fazer a desparasitação externa, esta deve ser efectuada só no momento em que os parasitas possam estar á vista porque se estiverem encapsulados, de nada servirá.

Faz só o ponto 1 e 2 e se alguns sinais exteriores aparecerem volta ao forum.

Um Abraço e as melhoras do UARU.

Mário Sustelo

Publicado:
Utiliza Flagil (Metronidazol - compra na Farmácia) é 1 comp. 50mg para 1 cubo de congelado e alguma vitamina para peixes, deixas descongelar, misturas bem e depois dás a todos os peixes (não afecta as Bactérias Nitrificantes-Filtro).  
Cada comprimido de Flagyl contem 250 mg de Metronidazol e naõ 50 mg .A dose na comida é 1% ,isto é 1 gr por 100 gr de comida,ou seja 1 comprimido por 25 gr de comida ( um cubo pesa menos e o peixe rejeita o medicamento ). A forma ideal de fazer é diluir o comprimido num poco de água e deixar a comida nesta solução durante pelo menos 2 horas para impregnar ou então voltar a congelar a comida (ideal) porque se não limitas-te a deitar comida e comprimidos para a água porque o peixe não vai ingerir a concentração necessária de medicamento.

Nota: este produto também pode ser utilizado para desparasitar externo mas nesse caso é utilizado numa diluição de 1 comprimido 50mg para cada 50 litros de água. Seja como for se os teus peixes estão a respirar bem e não apresentam nenhuns sinais externos não deverás de fazer a desparasitação externa, esta deve ser efectuada só no momento em que os parasitas possam estar á vista porque se estiverem encapsulados, de nada servirá.  

A dose de prazinquantel na água é 2 mg/lt ,ou seja um comprimido ( 50 mg )por 25 litros de água .

Os gyrodactylus e os dactylogirus não encapsulam ,estaõ agarrados á pele e às branquias respectivamente , e colocam ovos que caem para o fundo dos aquarios e que conforme a temperatura podem eclodir em 48 horas e reinfestar os peixes.

O prazinquantel é sempre eficaz se os vermes estiverem presentes . Geralmente repete-se a dose passada uma semana para apanhar os vermes dos ovos que entretanto ecodiram.

Neste caso não vejo qualquer relação dos parasitas com o problema do olho que pode ter sido provocado por trauma contra objectos ou por outro peixe. Se for bacteriano aparecerão provavelmente ulceras na pele e apodrecimento das barbatanas ,mas aí seria indicado usar um antibiotico e não um desparasitante.

Se naõ for bacteriano ,provavelmente resolverá por si.

Cump.

Rui

Publicado:

Rui, peço desculpa pelo erro de dizer que cada comp. tinha 50mg e serem 250mg de metronidazol, no entanto custumo fazer o tratamento com 1 comp. de 250mg. e nesta dosagem e posso-te dizer que é a dosagem indicada por exemplo pelo BASSLER. E tenho tido sempre excelentes resultados. Qualquer cliente que entre no meu estabelecimento vê que aqui os peixes de importação comem-me á mão.

Quanto á desparasitação apenas a indiquei por prevenção para o caso de o peixe piorar e o sistema imonológico caia, o peixe não entre em apatia e outros sintomas lógicos em momento de doença.

Fica Bem!!

Mário Sustelo

Publicado:

Já agora como sabes o meu congelado tem os cubos com o dobro do tamanho dos que tu utilizas, daí também as diferenças.

Um Abraço

Mário Sustelo

• 2 semanas depois...
Publicado:

como não utilizo muitos medicamentos no meu aquario tenho pouco conhecimento sobre eles , aproveitei os vossos para tirar alguns nomes , e como administrar . gostava de saber se estes medicamentos servem para combater mais algumas doenças . Queria informarvos que os olhos dos meus peixes ficaram normais sem ser necessario intrevir , não sei o que se passou mas o que interessa é queeles agora estão bem.

• 7 anos depois...
Publicado:

como não utilizo muitos medicamentos no meu aquario tenho pouco conhecimento sobre eles , aproveitei os vossos para tirar alguns nomes , e como administrar . gostava de saber se estes medicamentos servem para combater mais algumas doenças . Queria informarvos que os olhos dos meus peixes ficaram normais sem ser necessario intrevir , não sei o que se passou mas o que interessa é queeles agora estão bem.

Errado, o que interessa é saber qual foi a causa para não voltar a acontecer, pois podem não ter tanta sorte como da primeira, se isso aconteceu foi derivado a algo e convem tentar descobrir o que foi e corrigir.