tartufo Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 estou a ver que não perdoas nenhuma ah zezinho?ehhehheh abraços
José Pedro Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Se for para chamar "velho" ao Vasco... não. Caudatas do it better.
tartufo Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 nahhh nada disso velho não, não tem é a minha idade hehe
Vasco Gomes Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Muito bem, os meninos divertem-se. Sacanas!! Pois fiquem sabendo que o único velho na APK é o Oliveira. Outros, como eu, pertencemos a uma geração priveligiada que se caracteriza por manter o bom aspecto independentemente dos anos. Somos vários assim, notáveis. Ora vejam: Eu, George Clooney, Paulo Alves, Brad Pitt, José Fabião, Tom Cruise e Alberto Reis. Tudo rapazes nos 41,42 aninhos. O mais fraquito ainda acaba por ser o Tom. Vocês nem devem chegar à nossa idade quanto mais com esta qualidade Abraços Vasco
José Pedro Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Sim Vasco, de facto qualidade é a palavra adequada... E desse lote todo o Tom é mesmo o mais fraco... Caudatas do it better.
Graça Oliveira Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Atenção, muita atenção e sobretudo muito respeito pela idade. Velho nunca, sr Vasco. quanto muito digno ancião que mantém intactas todas as caracteristicas que o notabilizaram na sua juventude. Essas mesmo que está certamente a pensar! Quanto aos killies, para todos os iniciados estou e estarei sempre ao dispor.
Vasco Gomes Publicado: Outubro 9, 2006 Publicado: Outubro 9, 2006 Ó "Graça", não me lixes Guarda lá essas "características" para o teu marido Agora a sério. Luis, não podes usar aqui o nick dos foruns para (velhos) depravados que frequentas Isto aqui é sobre peixes. Peixes! Sim, daqueles com espinhas e tudo :D Abraços amigos para todos. Para os distraídos: isto é só reinação Vasco
tartufo Publicado: Outubro 10, 2006 Publicado: Outubro 10, 2006 bem estou a ver que aqui o pessoa dos killis são bem animados eheheheh continuem com esse espirito pessoal plo que vi aqui nao há velhos pahh abraços pessoal
ceraunius Publicado: Outubro 16, 2006 Publicado: Outubro 16, 2006 ahahahahahaha Acho que ainda falta muita coisa a "estes" para serem velhos... Tiago APK 213 http://vencislago.blogspot.com A minha Fishroom
nunoni Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Bons dias, estou a pensar iniciar um nano-comunitátio plantado, com uns 25 litros, incluindo Killies (Aphyosemion australe orange, bons para principiantes). Outra fauna seria - 2xOtocinclus - 6x Neons - uma pequena equipa de Caridina japonica Usaria um pequeno filtro interno, um termostato de 25W, e uma ventoinha de computador para arrefecer no verão(há-as ultra-silenciosas e com absorvedor de vibração) As perguntas são: 1. Se eles começarem a pôr ovos, o que fazer com tantos ovos? Eu sei que eles vivem uns 2-3 anos, mas não posso começar a ter dezenas e dezenas de peixes iguais. Uma população mais ou menos constante seria o meu objectivo. 2. É possível deixar os ovos no aquário, para lá eclodirem? 3. É possível deixar os alevins junto com os pais? Até que idade, ou a partir de que idade? Obrigado e cumprimentos, desculpem se houver aqui coisas repetidas noutros tópicos... Nuno Barradas verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
António Castro Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Olá Nuno. Eu não tenho experiência em comutários com killies. Mas tenho vários aquários com killies, e, se não andar da perna, corro o risco de ficar sem ovos porque os progenitores comem-nos! Com essa mistura, o mais certo é teres que voltar a comprar novos elementos ao fim desses 2 - 3 anos. Se estás interessado em ter killies o melhor é mantê-los separados de outras espécies para poderes assegurar a sua perpetuação. Um abraço do Castro, apk137
nunoni Publicado: Outubro 26, 2006 Publicado: Outubro 26, 2006 Obrigado pelo esclarecimento. Bem, nesse caso, seria possível tirar os ovos quando forem postos e fazê-los eclodir e os elevins crescer noutro aquário, suponho. A pergunta então é: qual o tamanho necessário para fazer crescer uma ninhada até terem tamanho suficiente para voltar a meter no aquário comunitário (só com peixes muito pacíficos e lentos! Otocinclus são os meus favoritos, não incomodam ninguém)? Eu estava a pensar criar uma divisória com um vidro para separar os alevins, queria saber qual o volume que tenho que "retirar" para esse fim. Teria uma parte pequenina do fluxo de retorno do filtro a ir dar a esse compartimento (a água em excesso transbordaria para o comunitário), com isso assegurava filtragem e temperatura, sem precisar de um aquário separado (o que me vai evitar problemas com a família; felizmente tenho um páteo com um bom cantinho onde posso criar comida sem incomodar ninguém!). Obrigado mais uma vez! Nuno verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Innuendo Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 Ola, sei que ja se tem escrito muito acerca da iniciação à "killifilia". Mas, gostaria da vossa opiniao do que será melhor relativamente a: tipo de aquario layout "companheiros" de killies onde comprar etc etc provavelmente estou a ser chato a pedir isto, mas ...
Bangai Publicado: Outubro 29, 2006 Publicado: Outubro 29, 2006 Boas Para começar muito bem-vindo a este fórum Quanto às tuas questões não chateias nada em perguntar! Ora vamos ver se te seui responder a algumas delas: Quanto ao aquário-> este não necessita de ser muito grande, na sua maioria os killis costumam ser mantidos em pequenos aquários de 7,5l por casal ou trio, obviamente que também há excepções à regra, como é o caso dos Aplocheilus lineatus, alguns Epiplatys e as Megalebias entre outros. Quanto ao layout-> fica ao teu gosto, mas normalmente costuma-se usar aquários nus só com o mop ou a turfa para efeitos de reprodução. Mas também há quem use aquas mais plantados ou rochosos de forma a emitar o hbiotopo de origem dos killis. Quanto a companheiros dos killis-> por norma costumam-se manter os killis em aquas próprios para eles, visto não ser muito aconselhével a sua manutenção em aquas comunitários, mas também há algumas espécies que se podem manter em aquas comunitários sem problemas. Onde comprar-> eu desaconselho vivamente a os adequirires em lojas pois normalmente vêem mal identificados, e podes ir a ter problemas (como eu tive/tenho)em vir a criar híbridos. Eu aconselho-te a adequirir ou através de pessoal que mantenha killis de uma forma séria, ou seja, devidamente identificados com nome cientifico, população etc.., ou através de entrares em contacto com a APK (Associação Portuguesa de Killiófilia), pois lá além de adequirrires um casal aquando da inscrição, adequires também muita informação útil de experiências pessoais de muitos sócios, bem como podes vir a trocar killis entre o pessoal da associação. Desculpa lá o testamento mas espero ter-te ajudado Cumps
Bascari Publicado: Novembro 10, 2006 Publicado: Novembro 10, 2006 tenho um aqua com A:17cmL:20cmC:30cm e keria k me aconselhassem um killifish de agua fria k ficasse bem nele espero k digam alguma coisa
José Pedro Publicado: Novembro 12, 2006 Publicado: Novembro 12, 2006 Qualquer um, agora se preferes de águas mais frias... Austrolebias será a melhor escolha... Caudatas do it better.
Bangai Publicado: Novembro 12, 2006 Publicado: Novembro 12, 2006 Boas Uns Aphanius, também são de climas temperados e adaptam-se bem ao clima do interior duma casa Cumps
Marco Teixeira Publicado: Novembro 13, 2006 Publicado: Novembro 13, 2006 Boas, sou (quase) estreante na aquariofilila, mas nos killis sou complectamente novo, e são uns peixes que sempre me fascinaram. Eu tive aquarios nos meus 15, 16 anos até aos 20 (+/-) numa altura que a net não estava difundida e o conhecimento era, em grande parte de livros e de conversas com vendedores e lembro-me de ter adquirido um casal de australe que estavam num aqua comunitario na altura vendidos como "peixes anuais" visto viverem nos lagos e rios africanos que apenas tem agua nas alturas de chuvas e depositavam os ovos nas lamas e leitos para eclodirem na proxima epoca de chuvas. Não sei até que ponto isto é verdade ou não, mas o fascinio aumenta por estes belos peixes. Reiniciei-me na aquariofilia há cerca de uns 7 meses e estou a reciclar todo o conhecimento que tinha da altura e tenho lido algumas coisas sobre os killies ... e gostava de me iniciar na killifilia .... Tenho um aqua de 50*25*35 para o efeito com calha de 1*18W e termo de 75W Questões: que tipo de filtragem é necessaria/suficiente para estes peixes? qual a especie aconselhada para um iniciante? Onde e como posso adquiri-la? (vi uns numa loja na 6ª que pareciam muito entretidos nas artes do acasalamento, não sei a especie) Que tipo de companhia posso ter ou devo ter, se é que devo ..... que tipo de decoração/hardscape/flora é aconselhada? etc, etc, etc ... enfim tudo o que se lembrarem para um bom inicio.... já li algures que o ph deve estar entre os 5.5 e os 6.7 e a temp entre os 21º e 24º, é verdade? já visitei a pagina da APK mas está em construção, como me posso associar? Peço desculpa pelo texto longo. Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
José Pedro Publicado: Novembro 13, 2006 Publicado: Novembro 13, 2006 Questões: que tipo de filtragem é necessaria/suficiente para estes peixes? qual a especie aconselhada para um iniciante? Onde e como posso adquiri-la? (vi uns numa loja na 6ª que pareciam muito entretidos nas artes do acasalamento' date=' não sei a especie) Que tipo de companhia posso ter ou devo ter, se é que devo ..... que tipo de decoração/hardscape/flora é aconselhada? etc, etc, etc ... enfim tudo o que se lembrarem para um bom inicio....quote'] Matt, antes de mais bem vindo ao "vício", porque a killifilia para além de um hobby é um vício. Passemos então a responder às tuas perguntas: Filtragem: normalmente ou filtros de esponja, ou nenhuma filtragem. São peixes de águas paradas e não gostam de grandes correntes. Especie aconselhada: há muitas, depende um pouco do gosto de cada um, mas aphyosemion ou fundulopanchax, creio serem uma excelente escolha. Companhia: 0. só o casal/trio, mais nada. Decoração: podes por algum feto de java e musgo de java, embora em espécies não anuais como os aphyosemion e os fundulopanchax, se puseres o musgo, o mais certo é eles porem os ovos no musgo e não na mop, o que dá uma trabalheira para andares a "catar" os ovos do musgo, por isso em espécies não anuais, aposta numa ou 2 mops e em mais nada. Quanto a temperaturas ela varia de espécie para espécie, mas a maioria deles tolera uma temperatura de até 28º, sendo a mais recomnedável a que ronde os 25ºC. Desde já te deixo o convite para visistares o nosso stand na aquadecor na Batalha (8, 9 e 10 de Dezembro), onde além de tirares mais dúvidas e veres alguns peixinhos te poderás fazer sócio. Caudatas do it better.
nunoni Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Uma pergunta relacionada sff: num aquário com Aphyosemion australe com muita riccia a flutuar à superfície, e muito musgo de java agarrado a troncos, se me limitar a deixar os ovos lá, os alevins vão nascer e desenvolver-se à mesma? É absolutamente necessário seguir o procedimento standard que tenho lido, de recolher os ovos etc? Em qualquer dos casos, embora o meu macho (cerca de 4 cm) ande sempre a perseguir as duas fêmeas (menos 0.5 cm), estas não parecem nada interessadas, escondem-se o mais que podem, e até agora não há ovos. Já agora, é possível ter mais de um macho num aquário de 40 l? Obrigado Nuno Barradas verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Miguel Guerreiro Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 boas Ha muito tempo que ando a ver aqui este topico dos killies...e estou bastante interessado, agora com o natal vem algum dinheirito extra queria montar um aqua para ter um casal de killies, o aquario ja tenho e um com 25 cm de comprimento e leva uns 15L acho eu, mas eu nao preçebo nada de killies e gostava que me dessem algumas dicas, comida, o que devo por no fundo do aquario tipo de areao ou turfa, plantas que eles gostam, e um facil de manter e que faça criaçao com facilidade e ja agora todos os procedimentos para ter sucesso com os killies, e uma loja de jeito em lisboa que tenha desses peixitos, porque ainda nao os vi a venda SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
Tiago Proença Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 a pesquisa faz maravilhas hehe http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44483 tem algumas respostas as tuas questões EX-Naysel
Miguel Guerreiro Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 lol Obrigado SPORTINGGG :D Abraços Obrigado
José Pedro Publicado: Novembro 20, 2006 Publicado: Novembro 20, 2006 Nuno Eu tenho um casal de aphyosemion bualanum Makenene sozinhos num aquario com muito musgo e tenho uma mop que vou verificando de vez em quando. Os ovos são postos no musgos e os alevins escondem-se por lá alimentando-se dos infusorios originados pelo musgo. Eles lá se vão desenvolvendo sozinhos. Quanto a ter mais que 1 macho podes ter desde que tenham onde se esconder, o que eu creio que tens... Caudatas do it better.
Tiago Amaral Publicado: Novembro 21, 2006 Publicado: Novembro 21, 2006 Uma pergunta relacionada sff: num aquário com Aphyosemion australe com muita riccia a flutuar à superfície, e muito musgo de java agarrado a troncos, se me limitar a deixar os ovos lá, os alevins vão nascer e desenvolver-se à mesma?(...) Nuno, sim é possível deixares os ovos na riccia que eles eclodem e alimentam-se dos infosórios até terem tamanho para se alimentarem da comida que vais dando aos pais. A riccia também lhes oferece o esconderijo ideal para se abrigarem dos ataques predadores dos pais. Este (e muitos outros) Chromaphyosemion splendopleure "Tiko Green" nasceu-me exactamente dessa maneira num aquário plantado de 100 litros com a superfície coberta de riccia. Tiago aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Recommended Posts