einstone Publicado Outubro 7, 2007 Publicado Outubro 7, 2007 ola comprei recentemente u aquario de 120 litros, o qual enchi de agua da torneira... Neste momento já tenho tudo montado, filtro, termostato, etc.... e está a trabalhar ainda sem plantas e peixes. Mas comprei um kit para ver o PH e está algures entre 7.8 e 8!!! O que é bastante... pois quero ter guppys e platys, que requerem um ligeiramente alcalino... mas não tanto... o que me aconselham??? Comprar aqueles produtos de baixar o PH e meter no aquario??? tendo o cuidado de verificar se o PH desce e estabiliza??? agradeço toda a ajuda João Rodrigues Citar Cumprimentos João Rodrigues
William Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Boas, n te aconselho quimicos para baixar o ph , pois ele vai acabar por voltar a subir , mede o Gh e Kh da tua agua para saberes dureza, depois podes tentar baixar o ph com turfa mas tem atençao para n baixar mt pois os gupys gostam de ph's acalinos , regula isso atraves da quantidade de turfa adicionar no filtro Citar
tomas bandeira Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 boas podes tambem colocar um tronco Citar
einstone Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 ola... desde já obrigado pelas respostas... eu ainda não tenho peixes nem plantas... e um amigo emprestou-me um produto para baixar o ph "ph down" utilizei-o ontem de manha... e a noite ja tinha descido cerca de 0.4 mas hoje voltei a ver o ph... e voltou ao mesmo tambem ja me falaram em fazer TPA's com agua de compra (com ph baixos tipo 5.5) ou usar turfa (como disse o william), mas nem sei o que é turfa nem como se aplica no meu filtro interno... aceito sugestões... Citar Cumprimentos João Rodrigues
jonasguindaste Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Turfa são como que restos de árvores e coisas do género. Arranjas isso em qualquer loja de aquariofilia. Existe de várias marcas. A turfa tem como tudo um prazo de validade. O pessoal que por aqui usa costuma trocar de 3 em 3 meses mais ou menos. Com a perda de qualidade pode-te baixar o ph para niveis pouco aceitáveis, por isso tens que ir controlando a coisa. Mas o maior inconveniente será o facto de te deixar a água amarela. Citar
einstone Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 obrigado pela resposta jonasguindaste isso da aqua amarela é sem duvida um inconveniente... e fazer TPA's com agua mais acida achas que resulta??? Citar Cumprimentos João Rodrigues
jonasguindaste Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Se calhar vai ser dificil controlares os valores. A turfa vai-te amaciar a água e tem tendência a estabilizar o ph (pelo menos enquanto está boa). Quando digo que vai ser dificil controlares é no sentido de que tudo o que tens no aquário tem tendência a provocar a diminuição dos valores do ph. Por natureza o seu valor tende a descer. Se vais ter plantas a injecção de Co2 também vai contribuir nesse sentido. O ideial será preparar tudo e esperar um tempo a ver em que valores estabiliza. Ou já tens tudo pronto? Aquário ciclado e tudo? A minha água da torneira sai a quase 8 e no aquário tenho 7... Citar
einstone Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Se calhar vai ser dificil controlares os valores.A turfa vai-te amaciar a água e tem tendência a estabilizar o ph (pelo menos enquanto está boa). Quando digo que vai ser dificil controlares é no sentido de que tudo o que tens no aquário tem tendência a provocar a diminuição dos valores do ph. Por natureza o seu valor tende a descer. Se vais ter plantas a injecção de Co2 também vai contribuir nesse sentido. O ideial será preparar tudo e esperar um tempo a ver em que valores estabiliza. Ou já tens tudo pronto? Aquário ciclado e tudo? A minha água da torneira sai a quase 8 e no aquário tenho 7... Tenho o aquario à uma semana a funcionar sem plantas nem peixes... está cheio com agua da torneira, que me sai com um ph entre 7.8 e 8. como é obvio ainda não está ciclado... mas o ph tambem nao se altera... por isso estava a procura de soluções para o baixar, apenas ligeiramente, pois quero por guppys e platys, que gostam de agua ligeiramente alcalina... mas não tanto... se conseguisse baixar para os 7.4 ja ficava contente Estava agora a pensar em fazer o meu primeiro TPA, e por isso pensei em talvez usar agua de compra (mais acida) para ver se ajudava a baixar o ph, mas nao sei se é boa ideia... e injecção de co2... agora no inicio não é solução... pois sou mesmo um principiante, e ainda nao me quero meter nisso mas tenciono meter algumas plantas que não sejam muito dificeis de manter... Citar Cumprimentos João Rodrigues
jonasguindaste Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Eu acho que a turfa seria a melhor solução. Mete-a pelo menos durante a ciclagem que assim já vês se te incomoda muito a água mais amarela ou não. Olha que de futuro vais meter CO2, senão as plantas nem para a frente nem para trás... Citar
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Continuo a achar a mesma coisa que semrpe achei: E comprares peixes para esse pH? Há peixes para pH's de 4 até 9 e tal. Se a tua água da torneira sai quase a 8, investe nos ciclideos africanos! Eu tenho mollies e platys e rás boras a 7,5. Tambem não tenho outros porque não gosto de peixes que não tenham forma de peixe, mas quando montei um segundo tive em conta o pH e lá está, ciclideos africanos. Andar a inventar com o pH é pior, porque a água da torneira ganha sempre. E como diz o JPM, mais vale um pH errado e estável, que o contrário. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
jonasguindaste Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Continuo a achar a mesma coisa que semrpe achei: E comprares peixes para esse pH? Há peixes para pH's de 4 até 9 e tal. Se a tua água da torneira sai quase a 8, investe nos ciclideos africanos! Eu tenho mollies e platys e rás boras a 7,5. Tambem não tenho outros porque não gosto de peixes que não tenham forma de peixe, mas quando montei um segundo tive em conta o pH e lá está, ciclideos africanos. Andar a inventar com o pH é pior, porque a água da torneira ganha sempre. E como diz o JPM, mais vale um pH errado e estável, que o contrário. Citar
pvalente Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Eu uso água do lidl para um aqua de cardinais, mas verifico que a maioria das águas de ph ácido disponiveis (e baratas...) são bastante macias e sem carbonatos. Os guppys gostam de aguas duras né, e se queres oferecer as melhores condições a agua do garrafão não vai dar. E para não falar do KH baixo ou inexistente, que rápidamente te pode mandar o ph para baixo vertiginosamente. Injecção de CO2 parece-me a melhor forma de baixar e controlar, mas para fazer bem feito é preciso mat€rial.... Também estou há pouco tempo no hobbie e não tenho conhecimentos profundos, estou só a dar a minha opinião. Já agora, a minha água tb sai entre 7,5 e 8 (Famalicão) e tenho um aqua com viviparos sem baixas e aparentemente contentes. Enfim... Citar
einstone Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Eu uso água do lidl para um aqua de cardinais, mas verifico que a maioria das águas de ph ácido disponiveis (e baratas...) são bastante macias e sem carbonatos. Os guppys gostam de aguas duras né, e se queres oferecer as melhores condições a agua do garrafão não vai dar. E para não falar do KH baixo ou inexistente, que rápidamente te pode mandar o ph para baixo vertiginosamente. Injecção de CO2 parece-me a melhor forma de baixar e controlar, mas para fazer bem feito é preciso mat€rial.... Também estou há pouco tempo no hobbie e não tenho conhecimentos profundos, estou só a dar a minha opinião. Já agora, a minha água tb sai entre 7,5 e 8 (Famalicão) e tenho um aqua com viviparos sem baixas e aparentemente contentes. Enfim... Eu tambem me vou iniciar agora no hobby... e como me indicaram os viviparos como sendo dos mais faceis de manter e reproduzir... ia começar por estes... apenas queria tambem uns limpa vidros e limpa fundos... nunca pensei é que fosse tao dificil fazer o ph descer de 7.8 para 7.2.. mas vou experimentar fazer uns TPA com garrafoes de agua do lidl. obrigado a todos plas sugestões/opiniões Citar Cumprimentos João Rodrigues
Ricardo Diogo Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 Com a agua como tens e simples, mollies ou platys. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
ptorres98 Publicado: Outubro 15, 2007 Publicado: Outubro 15, 2007 ois desculpa me por aqui no teu topico!! mas tou com o prob inverso!! ph muito baixo 4,5 o aquario so tem agora 1semana e meia!! tem 140lts +/- a amonia tá agora com um pico ... esta a 5 o os nitritos estao a 0,5 os nitratos a 100 Gh a 4 kh a 3 que fazer para subir este ph.... ou espero que isto cicle!! fiz hoje um primeiro tpa... mas ñ ajudou muito subiu para os 5,5 mas agora ao final do dia voltou a descer para 4,5 já coloquei uma concha no filtro do aquario!! o sbstrato tem alguma turfa e a decuração é preduminatemente troncos.. sera este o prob?? mas ñ queria estar a mudar a decoração... Citar
Recommended Posts