Presiso De Ajuda

Recommended Posts

Ola sou novo aqui nesse forum, e sou da terceira(açores), eu construi uma lago na semana passada tem cerca de 4 metros de comprimento e 3.5o de largura, a zona mais funda tem 60 cm.

tenho umas duvidas, se alguem me poder responder eu agradeço:

posso por guppies no lago?

tenho 6 carpas, estas na faram mal aos gupies ?

qual o preço medio de um filtro para o meu lago?

obrigado

Editado por Adolfo Pereira
Partilhar nas redes sociais

• 2 semanas depois...

filtros para lagos sempre acima de 160 euros, mas pode fazer um artezanalmente só com o recurso a bombas de lago que bombeiem a água para um recepiente (grande) que contenha matérias filtrantes, de onde a água volte a sair limpa para o lago. Assim poderá ficar bem mais barato.

• 2 semanas depois...

Poderiam dar umas dicas básicas de como fazer este filtro solicitado pelo colega?? Estou na mesma situação e ainda não sei ao certo como fazer este filtro (biológio e mecânico). Um pequelo esquema de como seria feito/materiais/dimensões......

Muito obrigado

Poderiam dar umas dicas básicas de como fazer este filtro solicitado pelo colega?? Estou na mesma situação e ainda não sei ao certo como fazer este filtro (biológio e mecânico). Um pequelo esquema de como seria feito/materiais/dimensões......

Muito obrigado

• 2 semanas depois...

Ainda nao sei colocar fotos neste forum, mas há uma grande quantidade de opçoes, mais ou menos complicadas. Neste forum ja vi um esquema impecavel, e na internet há varios esquemas de filtros. Eu ao lado do meu pequeno lago construi em tijolo um pequeno "ribeiro", canal de água paralelo ao lago, nesse canal entra água bombeada por uma bomba num dos extremos e a água vai passando em direcção ao extremo oposto onde cai numa cascata muito foleira, mas funcional. Na passagem de água de um extremo ao outro faço filtragem mecanica com esponjas daquelas que se usam em aquarios, a seguir pus "Siporax" que sao ceramicas da SERA, depois tenho lã filtrante, a seguir a isso tenho plantas de água, pinheirinhas aquaticas, lentilhas e plantas semelhantes a pinheirinhas de que nao sei o nome... a verdade é que apesar de o lago só ter 2m por 2m consigo que a agua circule e se autodepure, mesmo tendo peixes de rio (2 escalos, 3 bogas portuguesas, 1 gobio) e 2 pimpoes e 2 carpas. Eu as carpas sei que nao as devia ter num lago tao pequeno, mas tenho-as desde que tinha 12 anos e agora tenho 27 (viveram em aquario 6 anos, e depois contrui o lago e aproveitei para as por lá), a verdade é que apesar de terem cerca de 700g, parece que nao têm crescido mais e vou mantendo-as saudaveis. Um dia espero puder fazer um lago bem maior (quando tiver espaço para isso) e fazer as coisas mais bem feitas... neste momento os recursos eram muito limitados.