António Lourenço Publicado Outubro 7, 2007 Publicado Outubro 7, 2007 Bom dia Após a postura tenho deixado a luz acessa +- 48 horas. Com a V/experiência acham que é necessário? Eu deixo ligada a luz porque antes de iniciar a 1ª tentativa vi num site que era aconselhavel. E como os minhas posturas são sempre a noite fico sempre com receio em apagar a luz... 2ª questão: As minhas femeas são menores que os machos. Comprei o outro dia uma a pensar que era um macho porque tinha as barbatanas em muito mal estado. Não resisiti :-D:shock : Depois é que vi que era uma femea. É normal uma femea ter +- 5 cm excluindo as barbartanas ? Cumprimentos
mariorui27 Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Boas antlou Sim, as femeas sao sempre menores que o macho.Somente numa situaçao as femeas sao +/- de tamanho igual ao macho mas sem as barbatanas tao grandes que é o caso de serem femeas tailandesas.Atençao que essas femeas sao mas!Chegam a matar os machos.Evita arranjar essas femeas. Em relaçao a luz,podes deixar a luz!Eu deixo a minha acessa até ao 4/5 dia de vida dos alevins. Espero ter ajudado. Mas espera por opnioes dos membros que tenham mais experiencia. Boa sorte com essa criaçao. Cumprimentos mario rui
Jorge Bento Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Boas antlou Sim, as femeas sao sempre menores que o macho.Somente numa situaçao as femeas sao +/- de tamanho igual ao macho mas sem as barbatanas tao grandes que é o caso de serem femeas tailandesas.Atençao que essas femeas sao mas!Chegam a matar os machos.Evita arranjar essas femeas. Em relaçao a luz,podes deixar a luz!Eu deixo a minha acessa até ao 4/5 dia de vida dos alevins. Espero ter ajudado. Mas espera por opnioes dos membros que tenham mais experiencia. Boa sorte com essa criaçao. Cumprimentos mario rui olá Eu acho desnecessario deixar as luzes acessa tanto tempo... é stress desnecessario para os peixes tentem manter o aquario mais natural possivel, podes deixar a femea solta deurante a noite basta apenas ter la uma grande quantidade de musgo para ela se esconder... ao eles fazema postura ao cair da noite ou de manha logo cedo, no meu caso ate pode fazer durante a noite uma vez que recebem uma luz muito ligeira dos candeiros da rua... Por isso nao te preocupes desliga as luzes memso depois de eles nascerem sempre fiz assim e dá optimo resultado... Claro que há pessoas que fazem diferente. isto é apenas a minha opiniao Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
MarisBanana Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Eu deixo sempre a luz ligada desde a postura até os alevins conseguirem nadar livremente para que o macho consiga ver os ovos ou alevins que caiem para devolvê-los ao ninho. Marcos Santos
António Lourenço Publicado: Outubro 8, 2007 Autor Publicado: Outubro 8, 2007 Bom dia Obrigado companheiros bettistas pelas respostas! :-D resultado até ao momento: 2 - 1 :-D Eu vou continuar a deixar a luz acessa porque tenho receio. O mais certo é algum dia, alguem lá de casa se queixar da conta e apagar e eu chegar à conclusão que não é necessário. em relação à femea vou ver se ponho uma foto porque cada vez estou mais intrigado com ela Cumprimentos, António
Jorge Bento Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 (editado) Bom dia Obrigado companheiros bettistas pelas respostas! resultado até ao momento: 2 - 1 :-D Eu vou continuar a deixar a luz acessa porque tenho receio. O mais certo é algum dia, alguem lá de casa se queixar da conta e apagar e eu chegar à conclusão que não é necessário. em relação à femea vou ver se ponho uma foto porque cada vez estou mais intrigado com ela Cumprimentos, António Apaga a luz ou querias tar acordado 24 horas por dia com uma luz na cara? falando a serio é depredicio de luz... eu crio betta a alguns anos aceito que deixes as luzes acessas durante a fase emq ue sao ovos mas depois nao vale a pena. Editado Outubro 8, 2007 por Jorge Bento Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
netmaniac Publicado: Outubro 18, 2007 Publicado: Outubro 18, 2007 Olá , pronto fica a minha sugestão , compra uns leds de tunning que gastam 2watts ou coisa assim , e liga de noite , eu tenho uma webcam jeitosa (carrefour 10 euros) que tem 3 leds mesmo com o branco luar , ou seja não incomoda e até dá um certo realistmo , mas ainda não me fiz de parvo e meti aquilo a funcionar de acordo com as fases da lua :D .Mas nos Discus é aconselhado ter uma luz minima sem incomodar claro , nos bettas e afins , bem deve ser o mesmo visto que a lua existe em todos os pontos do globo no equador , mas mais que isso acho que vai incomodar , ou seja a luz normal tb não acho bom .um abraço. Jose Palma
wassuuup Publicado: Outubro 21, 2007 Publicado: Outubro 21, 2007 Ois tass Epá já fiz das duas maneiras e funciona das duas por isso é como quizeres. No que diz respeito aos peixes, realmente é preferivel desligares a luz á noite e abre os estores e as cortinas do quarto ou da sala, onde estiver o aqua, que com o amanhecer eles têm tendencia a despachar o assunto e acordas e o trabalhinho está feito hehe Se queres deixar a luz ligada. Durante a noite e partindo do principio que tens o aqua fechado, que até é aconcelhavel pois mantem a humidade dentro do aqua e aguenta melhor as bolhas. Mas partindo deste principio, coloca 2 ou 3 folhas brancas entre a luz e o aqua. Tambem já fiz isso, entre o caixilho e o aqua, 2 ou 3 folhas e a luz fica muito mais reduzida não fazendo tanto mal. É só uma ideia Porta-te wassuuup
Recommended Posts