Recommended Posts

Publicado

boas! sou novata neste hobby. tenho 1 aqua de 55l ha ja uns meses com varias plantas e peixes. faço trocas de 30% da agua 2x pos semana e ha x mais pk por muito k tudo aparente estar bem com oa peixes e com a plantas, kdo faço testes á agua (nitritos,amonia e fosfatos) ha smp 1 k n está bem. agora sao os fosfatos k parecem disparar. ja intruduzi uma resina no filtro mas n parece estar a resultar. o fosfato é toxico para os peixes? pk é k nao baixa? agradeço kk ajuda... obrigado

Publicado:

Boas,

As duas hipóteses que me vêem à cabeça são a falta de um dos macros ou excesso de comida. Dás algum tipo de comida que contenha fosfatos?

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Boas,

As duas hipóteses que me vêem à cabeça são a falta de um dos macros ou excesso de comida. Dás algum tipo de comida que contenha fosfatos?

Toda a comida tem fosfatos...

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
Toda a comida tem fosfatos...

Enganei-me... :o O que eu queria dizer era se dás comida que provoque um grande aumento de fosfatos (comida congelada p.e.).

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
a comida congelada vai aumentar os nitratos, os fosfatos sao resultantes dos dejectos dos peixes

... e dos restos de comida. Podem aumentar ambos. No meu casos os fosfatos aumentam sempre mais que os nitratos, embora isso já tenha a ver com a especificidade de cada sistema.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
boas! sou novata neste hobby. tenho 1 aqua de 55l ha ja uns meses com varias plantas e peixes. faço trocas de 30% da agua 2x pos semana e ha x mais pk por muito k tudo aparente estar bem com oa peixes e com a plantas, kdo faço testes á agua (nitritos,amonia e fosfatos) ha smp 1 k n está bem. agora sao os fosfatos k parecem disparar. ja intruduzi uma resina no filtro mas n parece estar a resultar. o fosfato é toxico para os peixes? pk é k nao baixa? agradeço kk ajuda... obrigado

Bem, admitindo que o que escreves é mesmo assim, pode não ser grave. Se leres o ciclo do azoto no aquário, podes verificar que a amónia (bastante tóxica) é convertida em nitritos (bastante tóxicos) e posteriormente em nitratos (que normalmente não causam problemas aos peixes, desde que se façam TPA´s e/ou se tenham plantas para os consumirem).

Como parece que tens o aquário ciclado, não te devem aparecer nem amónia, nem nitritos, pelo que está bem.

Como não falas em teste de nitratos, presumo que tenhas nitratos no aquário, dado que tens fosfatos. Os fosfatos ou têm a mesma fonte que os nitratos (comida e metabolismo) ou surgem pela adição de tampões para estabilizar o pH na zona ácida.

Excluindo a hipótese do tampão, presumo que te estejam a aparecer fosfatos porque as tuas plantas não têm capacidade para os consumir todos (presumindo que também não conseguem consumir todos os nitratos).

Se assim for, podes introduzir mais plantas de crescimento rápido e/ou dar mais luz e/ou mais CO2 às tuas plantas. Também é possível que faltem às plantas alguns micros para conseguirem um crescimento rápido.

O maior problema dos fosfatos podem ser as algas, já que não apresentam toxicidade para os peixes (note-se que em química qualquer produto pode ser tóxico, depende das concentrações).

Assim, caso não tenhas problemas com as algas, podes continuar como estás, a fazer as TPA´s, que vão diluindo nitratos e fosfatos.

Pode ser que mais alguém te avance outras hipóteses.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:

pois de facto toda a comida tem fosfato. eu nunca usei comida congelada mas ha uma semana dei-lhes umas dafnias vivas k comprei na fil. comprei foi uma comida á base de vegetais, pra ver se os meus botias deixam de me furar as plantas bigsmile lol. o meu aqua para o tamanho ate tá bem plantado e as plantas crescem aparentemente rapido e saudavel. uso um fertilizante sem nitritos e sem fosfatos mto bom. obrigada pela ajuda :-D

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!