Será Normal Ou Será Íctio?


Psyfactor

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Possuo neste momento um aquario com 3 orandas e 1 cometa.

Ontem eles passaram por uma prova um bocado dura. tive de esvaziar o aqua todo para dois baldes para colocar um substracto p plantas (antes so tinha artificiais). Após este processo (que levou umas 3 horas) já tinha o aqua plantado e com 80% de água.. a agua estava um pouco turva, devido ao substracto das plantas, mas n muita (hoje já está bastantes mais limpida e prevejo que amanha esteja aind amelhor). Era tempo de recolocar os meus kinguios.. Quando coloquei a primeira oranda, ela imediatamente ficou estranha, pareceu-me que as escamas ficaram "eriçadas", muito mais abertas do que era normal. Fiquei com algum receio (mas os níveis de ph, Kh. NO2 e NO3 estavam bastante positivos). Coloquei outro... tudo bem.. de forma que acabei por colocar todos.. E apenas aquela oranda estava esquisita, portanto n sei se será da água.

Hoje notei-lhe alguns pontos brancos, mas só na cauda, e são poucos... Ao mesmo tempo, ela está sempre a superficie, mas não com a bioca virada pra cima... é a zona da barbatana dorsal que fica mais á superficie... noto que ela depois começa a nadar mas quando para, vem sozinha ao de cima, como se não controlasse a situação....

Será íctio? Problemas na bexiga natatoria? Estará grávida e a por os ovos à superficie? (ela tem a barriga um bocado inchada, mesmo quando a comprei, mas disseram me que peixes de água fria mto dificilmente se reproduzem....)...

Agradecia ajuda, pois custa-me bastante ve-la tão atarantada e eu sem saber o que fazer p ajudar (se realmente ela precisar de alguma ajuda)

 

55L, filtro interno a bombear 5x a quantidade de agua, pedra difusora, lampada de 15W, nitritos e nitratos normais ph entre os 6,5 e os 7.Tenho dois tipos d eplanbtas, ja n me lembro o nome. Uma e aquela tipo palmeira: folhas largas, comrpidas e finas, que crescem bastante... outra sao uns raminhos mto finos com folhas mto pequenas...

 

Agradeço toda e qq opiniao:)

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Morreu.. e n foi sozinha.... morreram outros dois (total: duas orandas e um cometa)

 

Tirei a outra oranda (é o unico peixe que possou agora) para um recipiente menor... pus agua nova no aqua.. to agora a ciclar a agua, estou a ponderar ficar com a oranda num globo, ao menos n deve apanhar doenças ali

Link to comment
Partilhar nas redes sociais