Ricardo Antunes Publicado Outubro 6, 2007 Publicado Outubro 6, 2007 Pois é gente, começou tudo pinar no Malawi's Rock Resort e como tal vi-me na necessidade de montar o aqua tipo infantário para este meninos. Aqui vai o setup. Aquario: 65cx55lx45a - vidro 10 mm (160 litros brutos) Iluminação: Arcadia 60 --> 2 - 30w Aquecimento: Jaeger 150w Filtragem: EHEIM professionel 3 electronic 2076 - 1650l/h (terei de reduzir um pouco caudal) Substrato: Areia de Coral 18 Kg - granulometria de 1 mm Decoração: Rochas negras Fauna: - Pseudotropheus Saulosi (6 alevins) - Metriaclima Estherae (23 alevins) - Labeotropheus Fuelleborni "Yellow Sided" (6 alevins) - Futuramente uns quantos alevins Metriaclima Estherae Minos Reef Flora: - Valisnerias Aqui ficam as fotos. Neste momento já tenho maternidade a bombar conto dentro de 1 semana e meia colocar lá os alevins. Fotos do móvel...já com o material todo: O filtro: E mais móvel: e agora o aquário...por enquanto ainda estou a aguardar a chegada da calha...quanto ao layout perferi algo muito simples, eficaz e agradável...modéstia à parte penso que consegui :-D E por agora é tudo...quando houver evoluções colocarei aqui. Cumpts. APC #164 Ricardo Antunes
Nelson Mangana Publicado: Outubro 6, 2007 Publicado: Outubro 6, 2007 Parabens! Muito bom mesmo. Quase que me permito referir que muitos dos aquario, se tivessem esse layout simple os peixes estariam mais felizes, mesmo nao sendo como maternidade. Abraço Nelson Mangana
King_Cobra Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Tá muito fixe, diz-me uma coisa essas plantas que colocas-te não crescem muito? Tá muito Fixe o teu aqua.
Ricardo Antunes Publicado: Outubro 8, 2007 Autor Publicado: Outubro 8, 2007 Tá muito fixe, diz-me uma coisa essas plantas que colocas-te não crescem muito? Tá muito Fixe o teu aqua. Penso que não crescem muito até porque não são Valisnérias Gigantea, mas uma variante nana, ou seja, neste momento a maior tem 20 cm de altura e não me parece que vá crescer muito mais além disso. Cumpts. APC #164 Ricardo Antunes
Marco Monteiro Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 Olá pessoal, note-se que estamos aqui a visualizar uma "Maternidade" e não um aquário.... Muitos parabéns, está muito porreiro, tomara muitos aquários chegarem aos calcanhares dessa maternidade! Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Ricardo Antunes Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Olá boa gente. Evoluções e novidades. Primeiro as novidades, fui pai de 27 alevins Estherae Minos Reef (que futuramente irão para a Maternidade Malawi's Rock Resort), seguem as fotos: E agora as evoluções na Maternidade Malawi's Rock Resort, já lá nadam 25 Estherae e 6 "Yellow Sided". No final da semana vão para lá 6 saulosis :D. Aqui ficam as fotos pelas quais peço desde já desculpa se alguma peca pela qualidade: Panorâmicas: Espero que tenham gostado. Como podem constatar já recebi uma calha Arcadia de 60 cm. E é vê-los cheios de alegria pelo aquário. Voltarei a actualizar este tópico com mais fotos quando forem para lá os saulosis. Cumpts. APC #164 Ricardo Antunes
Nuno Correia Publicado: Outubro 17, 2007 Publicado: Outubro 17, 2007 Viva, Este vício é lixado.... Muito bom essa maternidade. E os peixitos estão com optimo aspeccto. Força!!! Um abraço http://tropheu.blogspot.com
IndyCool Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 Quem me dera a mim conseguir ter criação...ainda nem sei como safar os pequenos dos maiores...Se me puderes ajudar com a tua experiencia fico grato. Abraço
Rui J. Rocha Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 Bela maternidade que aí tens ;D Gostei do aspecto, boa montagem. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Samuel Lopes Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 INVEJAAAAA MUITA INVEJAAAA é o que tenho. Parabéns tá espetacular. Um abraço. Samuel
Ricardo Antunes Publicado: Novembro 14, 2007 Autor Publicado: Novembro 14, 2007 Quem me dera a mim conseguir ter criação...ainda nem sei como safar os pequenos dos maiores...Se me puderes ajudar com a tua experiencia fico grato.Abraço Oi. Ao princípio também tinha um pouco de receio, mas depois de pesquisar, perguntar a membros com alguma experiência e depois de visualizar alguns vídeos aventurei-me. Neste momento todos os alevins que tenho a crescer são provenientes de partos feitos por mim. É relativamente simples, no entanto, requer algum cuidado. Como todos os dias olho para o aqua fico sempre a saber quando uma das fêmeas está grávida, a partir daí conto 18 dias. No 18 ou 19 dia apanho a fêmea e coloco-a num alguidar com água do aquário. Pego-lhe suavemente com a mão sem apertar e com um palito cortado nas pontas tento com cuidado abrir-lhe a boca e aguardar que os alevins vão saindo para um outro recepiente com água do aqua. Faço isto sempre com a fêmea dentro de água. Como neste momento tenho os dois aquas com parâmetros praticamente iguais não à drama quanto à adaptação dos recém-nascidos para o aqua de crescimento. No final devolvo a fêmea ao aqua onde estava. Os metriaclima são os mais fáceis porque tem uma boca muito grande, agora os labeotropheus, tropheops e pseudotropheus já dificultam mais. E para maior taxa de sucesso depois de nascidos nada como um aqua só para piquininos . Espero ter ajudado. Cumpts Bela maternidade que aí tens ;DGostei do aspecto, boa montagem. INVEJAAAAA MUITA INVEJAAAA é o que tenho.Parabéns tá espetacular. Um abraço. Samuel Obrigado pelos comentários. Ainda hoje colocarei fotos da evolução, algumas plantas reduziram o tamanho devido à corrente (ficaram cortadas) e coloquei valisnérias gigantea para ver se crescem. Cumpts. APC #164 Ricardo Antunes
Marco Monteiro Publicado: Novembro 14, 2007 Publicado: Novembro 14, 2007 Pego-lhe suavemente com a mão sem apertar e com um palito cortado nas pontas tento com cuidado abrir-lhe a boca e aguardar que os alevins vão saindo para um outro recepiente com água do aqua. Essa técnica designa-se de Stripping Fry e é a melhor solução para aproveitar o máximo de alevins possíveis. Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Ricardo Antunes Publicado: Novembro 14, 2007 Autor Publicado: Novembro 14, 2007 Essa técnica designa-se de Stripping Fry e é a melhor solução para aproveitar o máximo de alevins possíveis.Um abraço, Nem mais Marco, até agora é 100% de aproveitamento :-D À pouco na explicação do processo do parto apenas me esqueci de dizer que quando pego na fêmea e aguardo a saída dos alevins tento que este processo leve o menor tempo possível, ou seja, pego na fêmea e abro-lhe a boca algumas vezes e após umas 3 ou 4 tentativas olho para a boca dela (aberta) para ver se ainda contém algum, por vezes com o auxílio de uma laterna. Cumpts APC #164 Ricardo Antunes
MakoShark2 Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Seguindo a ideia do Ricardo, também montei uma maternidade/infantário do género reactivando um aqua de 60cm (54Lts) que tinha. Este aqua funciona apenas com areia como substracto, algumas valisnérias e pedras e um filtro aquaball interior. Tenho por lá 20 alevins de uma primeira postura de parto natural de fêmea Saulosi. Esta peixita (apesar de muito jovem) revelou-se uma excelente mamã, largou os putos (20) todos naturalmente ao 20º dia com estes todos perfeitamente desenvolvidos. Têm à volta de 1cm e por lá andam todos felizes. Para quem tem hipótese de ter um pequeno aqua de criações parece-me a solução mais eficiente. Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
Ricardo Antunes Publicado: Novembro 15, 2007 Autor Publicado: Novembro 15, 2007 (editado) Olá boa gente. Mais uma actualização desta "maternidade", cheia de peixitos a nadar para um lado e para o outro. Começaram algumas pequenas brigas entre os putos mas ao invés de colocar mais calhaus e formar grutas coloquei algumas plantas adicionais e a coisa resolveu-se . Neste momento tenho Metriaclima Estherae Minos Reef e Pseudotropheus Saulosi, mas neste fim de semana a população vai ficar reduzida a metade, alguns alevins vão ter outros donos . Aqui ficam as fotos: Espero que tenham gostado. Cumpts. Editado Novembro 15, 2007 por Ricardo Antunes APC #164 Ricardo Antunes
NunoRamos Publicado: Novembro 15, 2007 Publicado: Novembro 15, 2007 Sim Ricardo, esgotei muito. Abraço. "O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave." Thomas Fuller Nuno Ricardo Ramos
Ricardo Antunes Publicado: Janeiro 23, 2008 Autor Publicado: Janeiro 23, 2008 Já há muito tempo que não faço uma actualização da Maternidade. E seguem as fotos da evolução Alevins Red Cheek: Alevins Neon Spot: E para terminar uma geral: Cumpts. APC #164 Ricardo Antunes
MakoShark2 Publicado: Janeiro 23, 2008 Publicado: Janeiro 23, 2008 Muito bom Ricardo. Tens o mesmo problema que eu. À medida que as criações vão surgindo também tive que arranjar pequenas maternidades para colocar dentro do aquário maternidade para não se comerem uns aos outros e poder dar comida aos mais pequenos de forma controlada. Vai actualizando! Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
Nuno Correia Publicado: Janeiro 23, 2008 Publicado: Janeiro 23, 2008 Viva Ricardo, Actualiza lá a criançada que tens para aí. Em breve, estou a ver que te tenho de chatear, para me arranjares uns putos... Um abraço http://tropheu.blogspot.com
Ricardo Antunes Publicado: Janeiro 24, 2008 Autor Publicado: Janeiro 24, 2008 Viva Ricardo, Actualiza lá a criançada que tens para aí. Em breve, estou a ver que te tenho de chatear, para me arranjares uns putos... Um abraço Oi Nuno. Neste momento tenho: - Estherae Minos Reef - Perspicax Orange Cap (poucos) - Tropheops Red Cheek Likoma (a crescerem) - Pseudotropheus Elongatus Neon Spot (a crescerem e prestes a nascer) Abraço. APC #164 Ricardo Antunes
JMG Publicado: Janeiro 24, 2008 Publicado: Janeiro 24, 2008 Olá Espectacular sem dúvida boa aquariofilia cumps JMG Se quiseres ver o fórum clica na imagem.
Ricardo Antunes Publicado: Janeiro 24, 2008 Autor Publicado: Janeiro 24, 2008 OláEspectacular sem dúvida boa aquariofilia cumps JMG Obrigado pelo comentário...vou-me esforçando para continuar a fazer bons trabalhos Cumpts APC #164 Ricardo Antunes
Recommended Posts