200l Tanganyika A Começar


Oscar,O

Recommended Posts

Viva!

 

Tenho um aquário de 200l à minha guarda para montar um tanganyika. O fundo é areia de praia, tem lá meia duzia de calhaus, uns tufitos de valisnéria e anubias.

 

Quais serão os melhores peixes para ciclar o aquário?

 

Obrigado

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais um Tanganyika em Aveiro é sempre bom de saber!!! Começo a ficar farto de ser quase o único por estas bandas :arrow:

 

Podes meter o setup do teu aquário e a fauna que prevês ter? Sempre ajuda nas respostas que te possamos dar.

 

Quanto ao ciclo eu sou adepto de que este se prolongue o mais possível mas isso depende de cada um! No meu caso o ciclo foi efectuado com 2 Neritina natalensis e dois Platys que agora estão no comunitário!

 

Não te esqueças que, se tiveres os parâmetros da água dentro dos níveis de um Tanganyika, uma pequena concentração de amónia é potencialmente letal!

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João Nuno.

 

O aquário tem 200 litros (penso que 1,20 de frente), termostato 200w, filtro eheim aquaball 2212, iluminação com duas lampadas juwel nature 50w (4100k).

 

Depois de uma tentativa meia auxiliada do meu primo tentar montar um amazónico, que não correu bem, dei-lhe finalmente a volta e ontem fizemos uma visita à costa nova, em busca da areia de praia. :arrow:

 

Montei o aquário ontem, hoje fiz um teste de ph, andava nos 7.6-7.8 (ou isto sobe ou fico chateado).

 

Quanto à fauna, queria lá enfiar uns calvus black, uma espécie de conchiculas e talvez umas julies.

 

Logo se conseguir fotos do tanque, ponho aqui.

Editado por Oscar,O

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João Nuno.

 

O aquário tem 200 litros (penso que 1,20 de frente), termostato 200w, filtro eheim aquaball 2212, iluminação com duas lampadas juwel nature 50w (4100k).

 

Depois de uma tentativa meia auxiliada do meu primo tentar montar um amazónico, que não correu bem, dei-lhe finalmente a volta e ontem fizemos uma visita à costa nova, em busca da areia de praia. :(

 

Montei o aquário ontem, hoje fiz um teste de ph, andava nos 7.6-7.8 (ou isto sobe ou fico chateado).

 

Quanto à fauna, queria lá enfiar uns calvus black, uma espécie de conchiculas e talvez umas julies.

 

Logo se conseguir fotos do tanque, ponho aqui.

Boas!

Quanto a fauna não me parece má, mas quando os calvus crescerem poderão acabar com os conchicolas (alimento vivo). Porque não optar pelos Altolamprologus sumbu?

Quanto as julies opta por uma especie menos agressiva, tipo transcryptus, uma vez que o aquario não é muito grande.

Quanto a filtragem deverás arranjar mais qualquer coisa, porque 650l/h e pouco e deveras ter pelo menos 5x o vlume do aquario por hora.

Agora mesmo colocando essa fauna, ainda poderas optar por uns peixes de superficie, tipo cyprichromis.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o Nelson disse, penso que deves apostar em maior capacidade de filtragem. Para esse aquário é conveniente teres pelo menos 1.000 litros / hora, mas se conseguires ir mais longe melhor ainda.

 

Quanto à fauna penso que o Nelson também disse tudo, mas vou um pouco mais à frente:

 

- Com o layout correcto e com 1,20 de frente acho que tens espaço para um "peso-pesado" tipo Ophtalmotilapia, a ocuparem uma zona de areia livre!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Com o layout correcto e com 1,20 de frente acho que tens espaço para um "peso-pesado" tipo Ophtalmotilapia, a ocuparem uma zona de areia livre!

Boas!

Sendo as Ophtalmotilapias peixes grandes e com necessidades de espaço, acho que não seria uma muito boa ideia. Alem de que o macho em ocupando o centro nao deixara passar por la ninguem, tornando-se muito perseguidor.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como o Nelson disse, penso que deves apostar em maior capacidade de filtragem. Para esse aquário é conveniente teres pelo menos 1.000 litros / hora, mas se conseguires ir mais longe melhor ainda.

 

Quanto à fauna penso que o Nelson também disse tudo, mas vou um pouco mais à frente:

 

- Com o layout correcto e com 1,20 de frente acho que tens espaço para um "peso-pesado" tipo Ophtalmotilapia, a ocuparem uma zona de areia livre!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

 

Boas.

 

João, cuidado com esses meninos, o macho Ophtalmotilapia... quando anda a querer acasalar, empurra tudo para um canto do aquario.

Digo isto por experiençia propria, pois mantive durante algum tempo um trio de Ophtalmotilapia com cypris e conchiculas e toda a gente levava cacete, neste momento habitam com frontosas e só assim é que não levantam ondas.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vocês têm razão, mas reparem no que eu disse... "com o layout correcto..."

 

Apenas acho que apenas com Julies, Shells e Calvus o aqua fica um pouco "vazio" e mesmo considerando os Cyprichromis, fica ali a faltar algo :)

 

... mas é apenas a minha opinião... também poderiam ser umas xenos para a areia!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vocês têm razão, mas reparem no que eu disse... "com o layout correcto..."

 

Apenas acho que apenas com Julies, Shells e Calvus o aqua fica um pouco "vazio" e mesmo considerando os Cyprichromis, fica ali a faltar algo :)

 

... mas é apenas a minha opinião... também poderiam ser umas xenos para a areia!

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

 

Boas.

 

Estou de acordo contigo quando dizes: julies+shells+calvus= a aquário um pouco (((vazio))) Na minha "opinião" penso se meter um cardume de cypris 2 machos e 4 femeas já trara outra vida e movimento ao aquário.

Mais tarde e com evolução do aquario e especies, então equacinova-se a entrada das xenos, especie que eu bastante adoro.

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente a entrada das ophtalmotilapias, colocava de parte (apesar de que com o layout certo, seria possivel, mas... como diz o JPCA quando o macho estiver com territorio definido ficarão os outros a um canto, apesar das julis depois de terem ninho pouco sairem de la, os calvus deverão nem se chaterar muito com elas e os shells nao sairão da zona das conchas).

Concordo plenamente com ambos quando referem as xenos, isso sim daria uma grande harmonia ao aquario, mesmo com as cypris a percorrerem todo o aquario.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica uma foto do estado actual do tanque

 

dsc02925sy4.th.jpg

 

Na altura em que o montei só tinha esta pedra disponível...entretanto já arranjei mais, mas gostava de ouvir a opinião dos experts antes de mexer.

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como layout esta bom, mas para mexeres deves primeiro decidir as especies a colocar, porque se for conchicolas, julis e cypris nao precisas mexer a não ser colocar conchas.

Se for para colocares os calvus deveras colocar mais umas rochas e no caso dos sumbu´s rochas com uma ou duas conchas grandes pelo meio.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como infelizmente já estava a prever, hoje ofereceram 2 kinguios ao meu primo. Obviamente que não vou por os peixes na sanita, mas até arranjar solução para eles, haverá algum problema em po-los no aquário? O aquário não está ciclado, será que os peixes vão iniciar um ciclo em condições, ou o facto de sujarem em demasia a água irá ser um problema?

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais