Recommended Posts

Publicado

O que eu gostava de saber era se as lampadas, por serem diferentes, consomem mais.

Exemplo:

Ter 100 Watts de lampadas t8 consomem o mesmo que 100 Watts de lampadas t5 e que 100 Watts de HQI's? Ou por serem HQI's consomem mais que as t8's?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

Boas!!!

Não é que tenha feito experiências com as lâmpadas, mas á partida se são todas de 100w, consomem todas o mesmo, 100w de uma lampada t8, t5 ou de um aspirador sao sempre 100w, a não ser que o fabricante se tenha aquivocado! :arrow:

Inté!!!

A Vida é Bela....

Publicado:
Boas!!!

Não é que tenha feito experiências com as lâmpadas, mas á partida se são todas de 100w, consomem todas o mesmo, 100w de uma lampada t8, t5 ou de um aspirador sao sempre 100w, a não ser que o fabricante se tenha aquivocado! :(

Inté!!!

Exacto, é o que eu penso, mas então porque é que não se usam mais hqi's?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Exacto, é o que eu penso, mas então porque é que não se usam mais hqi's?

Uma coisa é o consumo da lâmpada (watts) e outra coisa é a eficiência da lâmpada. Uma incandescente de 60w tem o mesmo consumo de uma T5 (p.ex) de 60w, mas a T5 é muito mais eficiente. Ou seja, com a mesma potência consegue produzir mais luz. O consumo em watts não é indicador da quantidade de luz emitida.

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Uma coisa é o consumo da lâmpada (watts) e outra coisa é a eficiência da lâmpada. Uma incandescente de 60w tem o mesmo consumo de uma T5 (p.ex) de 60w, mas a T5 é muito mais eficiente. Ou seja, com a mesma potência consegue produzir mais luz. O consumo em watts não é indicador da quantidade de luz emitida.

cumps,

Carlos

Então quais são as mas eficientes?

t5, t8, hqi, pcc ou outra?

É que a ideia é adaptar a minha calha ou comprar uma, se o preço compensar. Acontece que quando comprar quero uma coisa mesmo boa, para não mudar mais.

Publicado:
Então quais são as mas eficientes?

t5, t8, hqi, pcc ou outra?

É que a ideia é adaptar a minha calha ou comprar uma, se o preço compensar. Acontece que quando comprar quero uma coisa mesmo boa, para não mudar mais.

Não tenho a certeza, mas penso que as mais eficientes serão as T5, mas as outras andarão lá perto tb.

Pergunta ao ramirezi, ele deve-te responder a isso.

cumps,

Carlos

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:

Os Watts é o que a lâmpada consome de energia e que se traduz na conta da electricidade, os Lumens é a intensidade luminosa da lâmpada. 2 lâmpadas com 100W podem ter luminosidades diferentes.

Outra coisa importante é o IRC, que é a fidelidade com que a lâmpada produz os Kelvins (temperatura de cor) que se supõe ter. O IRC aparece numa escala de 0 a 100.O Sol tem um IRC de 100.O que queremos é uma lâmpada com o mais alto IRC possivel,90 é muito bom. Nos catalogos das empresas,as diferentes lâmpadas aparecem com uma numeração.Uma lâmpada com o nº 965 por ex. Tem o IRC de 9 e a cor é a 6500K. Para a aquariofilia um alto IRC é indispensavel.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Os Watts é o que a lâmpada consome de energia e que se traduz na conta da electricidade, os Lumens é a intensidade luminosa da lâmpada. 2 lâmpadas com 100W podem ter luminosidades diferentes.

Outra coisa importante é o IRC, que é a fidelidade com que a lâmpada produz os Kelvins (temperatura de cor) que se supõe ter. O IRC aparece numa escala de 0 a 100.O Sol tem um IRC de 100.O que queremos é uma lâmpada com o mais alto IRC possivel,90 é muito bom. Nos catalogos das empresas,as diferentes lâmpadas aparecem com uma numeração.Uma lâmpada com o nº 965 por ex. Tem o IRC de 9 e a cor é a 6500K. Para a aquariofilia um alto IRC é indispensavel.

ok zogli, em termos de informação isso é bom, percebi. Mas quais são as melhores?

Publicado:
São as que com um menor consumo consigam ter o nº maior de lumens e com melhor irc.

cumps,

Carlos

:smile2: andamos nisto... e essas são quais?

Publicado:
São as que com um menor consumo consigam ter o nº maior de lumens e com melhor irc.

cumps,

Carlos

Publicado: (editado)

hehe essa é a pergunta que vale milhões :multi:

Se calhar nem há resposta para ela, até porque pode variar de lâmpada para lâmpada, de fabricante para fabricante...

Mas em termos de eficiência, é fácil de fazer as contas. Verificas entre as lâmpadas que estás a pensar montar qual tem o melhor rácio potência/luminosidade, ou é como quem diz watts/lumens. A que tiver o melhor rácio será a mais eficiente. Se esse modelo tiver um irc alto, tens um campeão fight

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
hehe essa é a pergunta que vale milhões :)

Se calhar nem há resposta para ela, até porque pode variar de lâmpada para lâmpada, de fabricante para fabricante...

Mas em termos de eficiência, é fácil de fazer as contas. Verificas entre as lâmpadas que estás a pensar montar qual tem o melhor rácio potência/luminosidade, ou é como quem diz watts/lumens. A que tiver o melhor rácio será a mais eficiente. Se esse modelo tiver um irc alto, tens um campeão ;)

cumps,

Carlos

Sem dúvida. Por ex. as T8 têm muitos tipos de Kelvins mas rendem menos que as T5,que por sua vez são mais limitadas em termos de escolha variada de espectros,ou seja é mais dificil arranjar.

Recentemente fiz uma calha e coloquei uns casquilhos E-27.Agora vou comprar umas lâmpadas de 20w cada,IRC 9, 6500K,pois as que estão actualmente na calha são as que comprei na loja dos chineses,de 6400K,mas o IRC deve ser baixo,visto serem tão baratas.Mas as plantas estão à 1 mês e meio com elas e estão óptimas... Também estou a tentar arranjar lâmpadas E-27 com 8000K,para para juntar às de 6500K, mas até agora ainda não consegui.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!