Evaporação


Jorge Veloso

Recommended Posts

Boas,

 

Durante a ciclagem do aquário, o que é melhor para corrigir a evaporação, acrescentar ou Tpa?

Cumprimentos.

 

já agora, alguém pode me informar de alguns exemplos (nomes de especies) de peixes de águas macias e duras?

obg.

 

Acrescentar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi o meu aqua ainda está a ciclar e de vez em quando tenho de ir acrescentando água (pois está destapado e evapora muito depressa). :?

 

é o mesmo que me acontece a min, só que no outro dia, não sabia o que fazer e decidi fazer uma pequena tpa em vez de acrescentar, para a próxima já sei, acrescento.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentar.O meu por estar sem tampa saltou-me 1 espada fora não sei bem como o fez pois tem uma transversal com 6cm e estava uns3 ou 4cm abaixo o nivel da água por causa de andar a acabar o filtro DIY mas aqua sem tampa,não obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentar.O meu por estar sem tampa saltou-me 1 espada fora não sei bem como o fez pois tem uma transversal com 6cm e estava uns3 ou 4cm abaixo o nivel da água por causa de andar a acabar o filtro DIY mas aqua sem tampa,não obrigado.

 

Se mantiveres peixes mais sensíveis aconselho que quando acrescentares água (que se vai devido á evaporação) que acrescentes água destilada ou de osmose inversa.

Pois caso contrário e ao fim de algum tempo a água do aqua pode ter concentrações prejudiciais de alguns metais pesados ou componentes indesejados que venham na água da rede... (pois aquando da evaporação só a água no seu estado puro evapora e não os compostos nela dissolvidos).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se mantiveres peixes mais sensíveis aconselho que quando acrescentares água (que se vai devido á evaporação) que acrescentes água destilada ou de osmose inversa.

Pois caso contrário e ao fim de algum tempo a água do aqua pode ter concentrações prejudiciais de alguns metais pesados ou componentes indesejados que venham na água da rede... (pois aquando da evaporação só a água no seu estado puro evapora e não os compostos nela dissolvidos).

 

Abraço

 

E se for a do garrafão só para compensar a evaporação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se for a do garrafão só para compensar a evaporação?

 

Por exemplo se for para manter viviparos podes meter da torneira ou do garrafao que em principio não há problema... Agora se forem discus ou qualquer outro peixe um pouco mais exigente convem ser mesmo com água destilada ou de osmose.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo se for para manter viviparos podes meter da torneira ou do garrafao que em principio não há problema... Agora se forem discus ou qualquer outro peixe um pouco mais exigente convem ser mesmo com água destilada ou de osmose.

 

Abraço

 

Obrigado, vou ter isso em conta! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, vou ter isso em conta! :smile2:

 

QUantos litros de água tem o aquario? e Quantos litros evaporação tens por semana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUantos litros de água tem o aquario? e Quantos litros evaporação tens por semana?

 

Boas,

 

Devo ter 130lt, o aquário têm 80x40x50 (138lt anuciado)

 

 

Quanto à quantidade evaporada não tenho bem a certeza, o aqua fez ontem a 1ªsemana, baixou à volta uns 1,5~2cm, como não tinha bem certeza do que fazer, tirei-lhe 15lt e repus o nivel, mas já está a baixar...

a minha casa é quente e a água está sempre a 29, quanto muito desce para os 28.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devo ter 130lt, o aquário têm 80x40x50 (138lt anuciado)

Quanto à quantidade evaporada não tenho bem a certeza, o aqua fez ontem a 1ªsemana, baixou à volta uns 1,5~2cm, como não tinha bem certeza do que fazer, tirei-lhe 15lt e repus o nivel, mas já está a baixar...

a minha casa é quente e a água está sempre a 29, quanto muito desce para os 28.

 

Cumprimentos.

 

Boas!

 

Desculpa a pergunta: nesta altura do ano concerteza que não tens 28/29ºC dentro de casa. Então a questão é a seguinte: tens o termostato regulado para quantos graus? Aconselho 26ºC (salvo se forem Discus). Com 26ºC tens boas plantas e peixes perfeitamente adaptados. Outra questão: o termómetro está bom? Compara com um termómetro de precisão que saibas que está bom.

A evaporação faz-se em maior quantidade no Inverno e não no Verão. Com temperaturas baixas e com a água do aquário por exemplo a 26ºC, aí sim vai haver evaporação, mas quando a temperatura exterior é idêntica à do aquário a evaporação é mínima. OK? não sei se me fiz entender, mas se tiveres dúvidas diz.

 

Um abraço

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desculpa a pergunta: nesta altura do ano concerteza que não tens 28/29ºC dentro de casa. Então a questão é a seguinte: tens o termostato regulado para quantos graus? Aconselho 26ºC (salvo se forem Discus). Com 26ºC tens boas plantas e peixes perfeitamente adaptados. Outra questão: o termómetro está bom? Compara com um termómetro de precisão que saibas que está bom.

A evaporação faz-se em maior quantidade no Inverno e não no Verão. Com temperaturas baixas e com a água do aquário por exemplo a 26ºC, aí sim vai haver evaporação, mas quando a temperatura exterior é idêntica à do aquário a evaporação é mínima. OK? não sei se me fiz entender, mas se tiveres dúvidas diz.

 

Um abraço

 

Equanto não vier frio a sério, a minha casa está sempre a 26º~27º~28º, todas as divisões da casa têm janelas e estão viradas a sul e levam com sol practicamente o dia todo. O termómetro é um de precisão da JBL, já comprei outro da rena só para confirmar e dá o mesmo, quanto ao termostato está regulado para 25º...

outra coisa é que tenho as tampas do aquário sempre levantadas para não ajudar no aquecimento

 

No inicio fez-me confusão, mas já vi que é mesmo assim (99% de certeza)

 

Obrigado pela tua resposta, se tiveres alguma sugestão, força!

 

PS: já tenho dois garrafões com água reposar para compensar a evaporação...só tenho uma pequena dúvida, o acondicionador, nos garrafões, ou no aquários depois de deitar água?

 

Cumprimentos,

Editado por Jorge Veloso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Equanto não vier frio a sério, a minha casa está sempre a 26º~27º~28º, todas as divisões da casa têm janelas e estão viradas a sul e levam com sol practicamente o dia todo. O termómetro é um de precisão da JBL, já comprei outro da rena só para confirmar e dá o mesmo, quanto ao termostato está regulado para 25º...

outra coisa é que tenho as tampas do aquário sempre levantadas para não ajudar no aquecimento

 

No inicio fez-me confusão, mas já vi que é mesmo assim (99% de certeza)

 

Obrigado pela tua resposta, se tiveres alguma sugestão, força!

 

PS: já tenho dois garrafões com água reposar para compensar a evaporação...só tenho uma pequena dúvida, o acondicionador, nos garrafões, ou no aquários depois de deitar água?

 

Cumprimentos,

 

 

Boas!

 

Em nenhum. Eu sinceramente sou contra os quìmicos na água, a não ser em casos extremos.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Em nenhum. Eu sinceramente sou contra os quìmicos na água, a não ser em casos extremos.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

OK, mais uma opnião...houve alguém que disse aqui no forum o seguinte:

 

...cada caso é um caso, ou seja todos os aquários são diferentes, por isso o forum é tão rico em opniões divergentes, e no início não parece.

 

Obrigado e cumprimentos a todos :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem tenho meu aquario há pouco tempo 1 semana!!!

e logo no primeiro dia tive um prob... o termostato vinha mal regualdo de fabrica!! e eu ñ tinha entendido bem as instruçoes!! a agua chegou mesmo aos 32 graus....

pois bem tive de regular o termostato... vé se ñ acontece o mesmo com o teu!!! pois bem no meu é simples levanta-se uma patilha coloca-se na temperatura que esta a agua, baixa-se a patilha e coloca-se na temperatura desejada... mas isto varia de termostato para termostato..

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.