Recommended Posts

Boas pessoal! é o seguinte:

 

Vi um tronco engraçado na natureza, que não sei de que arvore é e resolvi traze-lo para casa para o por num dos meus aquarios. Agora o que é que tenho que fazer para tratar o tronco? Tenho que o ferver? descascar?

 

Obrigado

Editado por sbiri
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, por favor não ajudem tanto, LOLOL :-D !!!

 

Afinal já sei de que arvore é, é de Oliveira, da para utilizar nos aquarios?

 

Obrigado!!!

 

Boas

 

Deve haver centenas de respostas ;) mas acho que o principal é colocares o tronco num balde (apenas utilizado para TPA´s :) ) , e vais vendo o desenrolar dos acontecimentos .

Existem varias teorias , ferve-lo , agua com sal , etc etc , mas penso que o melhor é testares o tronco bastante tempo num balde e so depois de veres que nao existe algum problema , coloca-lo no aquario .

No entanto o tronco deve estar bem seco , se nao estiver coloca-o primeiro a secar

 

Um abraço

 

Rogério Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, por favor não ajudem tanto, LOLOL :-D !!!

 

Afinal já sei de que arvore é, é de Oliveira, da para utilizar nos aquarios?

 

Obrigado!!!

 

 

Pessoal, não pesquisem tanto, isso dá trabalho! :D

 

Há varias formas de tratamento. Como o membro carvalhor já disse, podes fervê-lo e deixá-lo mergulhado durante 2 semanas e também podes utilizar sal na água. Entretanto, durante esses 15 dias dás-lhe mais uma ou outra fervidela e fazes uma limpeza, retirando partes que poderão ferir os peixes.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, por favor não ajudem tanto, LOLOL :-D !!!

 

pá desculpa lá ninguém te ter respondido no espaço de 12 horas... não foi por mal LOLOL :D !!!

 

se pesquisares aqui no fórum vais encontrar vários tópicos aqui no fórum, se não souberes pesquisar é muito simples, tens ali o botaõzinho "Procura" ali em cima e escreves lá, por exemplo "+tronco +tratamento"

 

eu para os meus troncos liito-me a deixá-los de molho uns tempos e depois fervo umas duas ou três vezes, até agora não tive problemas

mas de qualquer forma vê aqui http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php que tens lá várias formas de tratar os troncos

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL :( Obrigado a todos pelas respostas prontas e rápidas! Mas .... incompletas!

O que eu queria saber mesmo era se pelo facto de o tronco ser de Oliveira não há problema nenhum em o pôr no aqua? Já vi (pesquisei) aqui no forum e já vi que se pode introduzir em aqua madeira como o sobreiro, a videira, etc... e não se pode meter madeiras resinosas. Agora não sei aonde se enquadra a oliveira.

 

Obrigado.

 

P.S. - Desculpem-me a insistência mas é que eu gosto mesmo do tronco que encontrei e tenho musgo de java de "molho" à espera de ser amarrado ao dito tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL :( Obrigado a todos pelas respostas prontas e rápidas! Mas .... incompletas!

O que eu queria saber mesmo era se pelo facto de o tronco ser de Oliveira não há problema nenhum em o pôr no aqua? Já vi (pesquisei) aqui no forum e já vi que se pode introduzir em aqua madeira como o sobreiro, a videira, etc... e não se pode meter madeiras resinosas. Agora não sei aonde se enquadra a oliveira.

 

Obrigado.

 

P.S. - Desculpem-me a insistência mas é que eu gosto mesmo do tronco que encontrei e tenho musgo de java de "molho" à espera de ser amarrado ao dito tronco.

 

incompletas? és exigente :grab:

pelo que sei a oliveira enquadra-se nas madeiras não resinosas, julgo que não há problema nenhum em usares um tronco de oliveira. mas é sempre melhor esperares por mais uma opinião

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei existem algumas plantas que são apenas venosas em algumas partes. Algumas são apenas venenosas nos ramos jovens, outras nas raizes, nas folhas e nos troncos. Assim fica dificil dar respostas concretas. Por exemplo, o famoso loendreiro, (Nerium oleander) que nasce espontaneamente junto das linhas de agua do nosso pais, é das coisas mais venenosas que existe, no entanto teimam em coloca-lo em arruamentos, parques de recreio e jardins infantis. A ingestão de 3 folhinhas daquele arbusto são suficientes para matar uma pessoa, ainda que seja bastante amargo. Antigamente, os miudos até costumavam usa-lo para envenenar a agua dos lagos e apanharem os peixinhos todos que vinham ao de cima, bastava deixar alguns ramos de molho durante uns minutos. (bem não façam isto, é apenas um exemplo de como certas plantas são venenosas).

 

Sei também que o freixo é venenoso, e que a taxus bagata também, uma baga desta arvore mata um cavalo. Por isso cuidado ao escolherem os vossos troncos, pesquisem bem primeiro. Já li também que usam laranjeiras e limoeiros, não me parece que seja boa ideia, pois os citrinos acumulam certas substacias que nao me parecem ser la grande coisa para os peixes. mas...quem sou eu?

 

Quanto às resinosas, estas são os pinheiros, as chamaeciparis, a pseudotsuga, os ciprestes, os cedros, os pinheiros brancos, a ciptomeria do japão entre muitas outras. Façam umas pesquisas nos motores de busca e descartem todas as que se enquadrem nesta categoria.

 

eu também ando a nora com os troncos, esta tarde vou ver se acho a raiz quadrada para o meu aqua, videiras ao sol!!! la vou eu de inchada na mao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

incompletas? és exigente :D

pelo que sei a oliveira enquadra-se nas madeiras não resinosas, julgo que não há problema nenhum em usares um tronco de oliveira. mas é sempre melhor esperares por mais uma opinião

 

Olha Marta vou experimentar por o tronco no aqua se os peixes morrerem a culpa é tua! :-D

Pesquisei melhor aqui no forum e vi que o membro ruipower esta a fazer um tronco de Oliveira tendo eu, inclusive, colocado lá esta questão, Aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72370

Obrigado pela paciência, eu sei que sou um chato :-D

 

 

Pelo que sei existem algumas plantas que são apenas venosas em algumas partes. Algumas são apenas venenosas nos ramos jovens, outras nas raizes, nas folhas e nos troncos. Assim fica dificil dar respostas concretas. Por exemplo, o famoso loendreiro, (Nerium oleander) que nasce espontaneamente junto das linhas de agua do nosso pais, é das coisas mais venenosas que existe, no entanto teimam em coloca-lo em arruamentos, parques de recreio e jardins infantis. A ingestão de 3 folhinhas daquele arbusto são suficientes para matar uma pessoa, ainda que seja bastante amargo. Antigamente, os miudos até costumavam usa-lo para envenenar a agua dos lagos e apanharem os peixinhos todos que vinham ao de cima, bastava deixar alguns ramos de molho durante uns minutos. (bem não façam isto, é apenas um exemplo de como certas plantas são venenosas).

 

Sei também que o freixo é venenoso, e que a taxus bagata também, uma baga desta arvore mata um cavalo. Por isso cuidado ao escolherem os vossos troncos, pesquisem bem primeiro. Já li também que usam laranjeiras e limoeiros, não me parece que seja boa ideia, pois os citrinos acumulam certas substacias que nao me parecem ser la grande coisa para os peixes. mas...quem sou eu?

 

Quanto às resinosas, estas são os pinheiros, as chamaeciparis, a pseudotsuga, os ciprestes, os cedros, os pinheiros brancos, a ciptomeria do japão entre muitas outras. Façam umas pesquisas nos motores de busca e descartem todas as que se enquadrem nesta categoria.

 

eu também ando a nora com os troncos, esta tarde vou ver se acho a raiz quadrada para o meu aqua, videiras ao sol!!! la vou eu de inchada na mao!

 

Boas Ruy81 então, em princípio, posso por o tronco de Oliveira que não haverá problema nenhum, isto é, depois de bem fervido e desinfectado?

 

Acho que também vou mas é pegar na inchada e fazer umas vindimas sem ser as uvas mas aos troncos. :-D

 

Obrigado pela resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Uma vez que a enxada ja foi trabalhar á uns tempos, como vai o projecto do tronco? cabecadura

 

Eu tambem andei a cortar uns ramos de videira, mas queria saber se agora é preciso deixa-los secar ou se posso comecar a trata-los mesmo "verdes"?

Se alguem me puder ajudar o meu obrigado...

Ainda assim, eles aguardam "debaixo de agua" a resposta de alguem... :D

 

Abraço

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Uma vez que a enxada ja foi trabalhar á uns tempos, como vai o projecto do tronco? :arrow:

 

Eu tambem andei a cortar uns ramos de videira, mas queria saber se agora é preciso deixa-los secar ou se posso comecar a trata-los mesmo "verdes"?

Se alguem me puder ajudar o meu obrigado...

Ainda assim, eles aguardam "debaixo de agua" a resposta de alguem... :arrow:

 

Abraço

Não verdes não deves,mas se estão em água à muito tempo e os retiras da água para secar nunca mais afundam...Antes de se colocarem em água temos de ver se estão secos,se não estão metemos ao sol até secarem,quanto mais secos melhor! Verdes vão fungar-te o aqua todo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.