Recommended Posts

Publicado

Aqui vos deixo algumas fotos do meu novo projecto ;)

Fauna:

6 cypris mpulungu (1M+2F - adultos+1M juvenil+2 indefinidos)

8 Tropheus bemba

1 casal de caudopunctatus

4 sumbu´s (mas apenas vai ficar 1 casal)

7 multis (3M+4F)

1 paracypris alevim (irão entrar mais 4 - 2M+2F adultos)

Geral

100_1258.jpg

A colonia de multifasciatus (ainda juvenil)

multis1.jpg

Os cyprischromis mpulungu

Cypris1.jpg

Caudopunctatus

punk1.jpg

Sumbu

100_1298.jpg

Os tropheus bemba

tropheus.jpg

Espero que gostem ;)

Abraço

Nelson Mangana

• Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Simplesmente fantástico, muitos parabéns! ;)

Vai dando notícias sobre a evolução do teu projecto.

um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Publicado:

Boas.

Bem, já te disse que o aquario está muito bem conseguido, tanto que os residentes estão alojaram-se nos sitios certos...

agora vais mesmo ter que mexer no centro para a entrada dos novos meninos :)

banner_forum1.png
Publicado:
...agora vais mesmo ter que mexer no centro para a entrada dos novos meninos :-D

Boas Pedro!

Sim de facto a zona rochosa central tera de sofrer uma pequena alteração, isto é, ira levar mais uma ou duas rochas de forma a torna-la mais alta, uma vez que ira ser habitada pelos tropheus e futuros paracypris, mas claro ainda nao vai ser para ja uma vez que os paracypris so irão entar em Dezembro, como bem sabes :D :-D :-D

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Como ja nao dava noticias ha algum tempo, aqui deixo umas noticias relativamente aos sumbu´s.

Pelos comportamento e aparencias parecem ser 2M e 2F.

O meu espanto e que um dos machos reclama as duas femeas para ele, uma esta na zona das conchas com ele( lado esquerdo do aquario), a outra vive nas conchas dos multis com eles sem dar guerra(lado direito)

Então passa o dia a percorrer o aquario todo para marcar a sua presença e dando o seu ar de graça as duas.

A que vive com ele esta sempre a tremer para ele e a entrar na concha na esperança de..., a outra nao lhe liga muito, mas também nao o despacha.

Entretanto o outro macho esta sempre a tentar roubar-lhe a que vive nas conchas da zona dele, mas assim que ele ve, toca a levantar as barbatanas e a dar porrada nele, tipo:

- Menino essas duas donzelas ja tem dono

Ja tinha lido relatos de machos de algumas especies com esse comportamento, mas sumbu´s desconhecia

Agora a minha questão e qual das donzelas vou "despachar "( e o macho sobrante) ou se será que devo aguardar e ver qual delas "gosta" mais dele e vice-versa

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:
Como ja nao dava noticias ha algum tempo, aqui deixo umas noticias relativamente aos sumbu´s.

Pelos comportamento e aparencias parecem ser 2M e 2F.

O meu espanto e que um dos machos reclama as duas femeas para ele, uma esta na zona das conchas com ele( lado esquerdo do aquario), a outra vive nas conchas dos multis com eles sem dar guerra(lado direito)

Então passa o dia a percorrer o aquario todo para marcar a sua presença e dando o seu ar de graça as duas.

A que vive com ele esta sempre a tremer para ele e a entrar na concha na esperança de..., a outra nao lhe liga muito, mas também nao o despacha.

Entretanto o outro macho esta sempre a tentar roubar-lhe a que vive nas conchas da zona dele, mas assim que ele ve, toca a levantar as barbatanas e a dar porrada nele, tipo:

- Menino essas duas donzelas ja tem dono

Ja tinha lido relatos de machos de algumas especies com esse comportamento, mas sumbu´s desconhecia

Agora a minha questão e qual das donzelas vou "despachar "( e o macho sobrante) ou se será que devo aguardar e ver qual delas "gosta" mais dele e vice-versa

Nelson, penso que ainda é um pouco cedo para dividir os sumbu's, deixa passar mais algum tempo para veres a evolução dos mesmos.

Chama-lhe parvo, o gajo é um garanlhão do caraças...

banner_forum1.png
Publicado:

8)

achei muito bonito seu aquario em breve estarei colocando fotos do meu um abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

Novidade poucas :D

Depois de realizar uma pequena alteração no layout, ja a pensar nos Paracypris e uma vez que a zona central teria de ser mais rochosa e mais alta, aqui deixo umas fotos da alteração.

Entretanto os sumbu´s excedentes vão sair o mais rapidamente possivel, uma vez que ja se formou um casal e começa a haver muita guerra com o macho e a femea, os tropheus andam com muitas danças ;) e houve o suicidio de uma femea cypris, que decidiu saltar fora do aquario durante a noite :shock:

Por agora é tudo :D

Geral

100_1503.jpg

Central

100_1504.jpg

Lateral

100_1506.jpg

Espero que gostem ;)

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Boas Nelson

Está muito bom esse tanga madeirense.

Só uma sugestão porque não pões as pedras do mesmo tipo ao centro do aquario , acho que não ficam muuito bem as pedras que têm nesta altura ,mas são gostos yikes

Abraço

Publicado:

Oi Nelson,

então eu a pensar que esse macho sumbu tinha alguns traços de árabe, já a afiambrar-se para angariar o máximo de fêmeas possível :smilecolros:

O aqua está 5 estrelas, adoro o layout, as espécies e a evolução tem sido excelente.

Mais uma vez parabéns e vai dando novidades :silly:

Abraço,

APC #195

Meu Blog

Publicado:
Está muito bom esse tanga madeirense.

Só uma sugestão porque não pões as pedras do mesmo tipo ao centro do aquario , acho que não ficam muuito bem as pedras que têm nesta altura ,mas são gostos

Boas José

Se entendi bem, o que me queres dizer é porque é que não ponho todas as pedras iguais as centrais, ou é então, porque é que não ponho menos altura no centro?

Oi Nelson,

então eu a pensar que esse macho sumbu tinha alguns traços de árabe, já a afiambrar-se para angariar o máximo de fêmeas possível 8)

O aqua está 5 estrelas, adoro o layout, as espécies e a evolução tem sido excelente.

Mais uma vez parabéns e vai dando novidades :lol:

Abraço,

Oh grande Marco

Relativamente ao macho sumbu e as duas femeas, teve de ser, alias eu so pretendia 1 casal e os sobrantes ja os tinha prometido. Quanto a femea que foi embora, ela estava mais interessada no macho que ficou, mas o macho que estava a mais, estava a ficar encostado num canto a levar porrada dos outros.

Alem de que a femea que saiu, estava instalada numa das conchas da colonia dos multis e de la nao saía.

Com os 4 sumbu´s, não consegui fixar os casal de caudopunctatus onde pretendo, pois era la que o outro macho vivia.

Custou muito ve-los partir, pois poderia ser que conseguisse um trio de sumbu´s, mas enfim...

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Boas Nelson,

Isso está muito bom, mas concordo com o José Garcia... também sou adepto de rochas "mais iguais" fica com um ar mais "Nature" :D

Para onde foram os teus punks?

Abraço,

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:
Boas Nelson,

Isso está muito bom, mas concordo com o José Garcia... também sou adepto de rochas "mais iguais" fica com um ar mais "Nature" :lol:

Para onde foram os teus punks?

Abraço,

João Nuno Cruz

Boas João!

Quanto as rochas eu também gostaria mais de ter só escuras e todas iguais, mas preciso de rochas calcarias e a escuras sao vulcanicas(de ca) e logo inertes. Mas quando essas rochas ganharem algas juntamente com as mais claras, acho que o contraste pedras/plantas irá beneficiar os peixes (salientar as cores).

Quanto aos caudopunctatus, esses deverão ir habitar o lado direito do aquario, pelo menos espero :D

Abraço

Nelson Mangana

• 2 semanas depois...
Publicado:

Como numa aquario, o nosso objectivo (layout) é tentar aproximar o mais possivel ao habita dos peixes. E digo isso porque eles quando nao gostam, reclamam.

Com os meus assim foi, alguns nao demonstravam o comportamente que lhes conhecia, entao resolvi mudar e esperar pela reacção deles cabecadura

Neste momento o layout e este, e pelo comportamente deles, era isso que eles procuravam e claro eu cabecadura

aquarionovo.jpg

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:

Boas.

Sim senhor, ganda pinta, agora esse novo layout...

quando os meus peixitos ai cairem até ficam malucos

apenas um reparo, eu acho que o aquario levava um

pouco mais de areia.

banner_forum1.png
Publicado:
Boas.

Sim senhor, ganda pinta, agora esse novo layout...

quando os meus peixitos ai cairem até ficam malucos

apenas um reparo, eu acho que o aquario levava um

pouco mais de areia.

:D :D :D

Quanto a areia, tens razão, mas como tenho tido, desconfio que sejam ciano, tenho aspirado a areia e alguma nao volta. Mas de facto tens razão, mas se reparares e na parte central/direita onde ha menos areia e é onde tem aparecido o "verde". Mas um dia destes vou ali a praia e trago mais uns quilitos :P

Quanto ao teus/meus peixitos, espero que venham a gostar da nova casa :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt='help' />

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:
Mas aí há areia branca?!!?!!?

Boas!

Branca, branca, nao, mas temos ca uma praia que tem areia da figueira da foz de um lado e areia do sahara.

Branca so na maxmat, hehe

Abraço

Nelson Mangana

Publicado:
Boas!

Branca, branca, nao, mas temos ca uma praia que tem areia da figueira da foz de um lado e areia do sahara.

Branca so na maxmat, hehe

:D Tens de começar a engarrafar essa areia em frasquinhos pequenos e enviar pro pessoal :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':(' />

Muito bom esse layout!

Abraço,

APC #195

Meu Blog

Publicado:
:lol: Tens de começar a engarrafar essa areia em frasquinhos pequenos e enviar pro pessoal :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':(' />

Muito bom esse layout!

Abraço,

Qual da areia, Figueira ou sahara?

Abraço

Nelson Mangana

Publicado: (editado)
Qual da areia, Figueira ou sahara?

A do Sahara, é muito mais à frente e... africana bigsmile

Editado por Marco Monteiro

APC #195

Meu Blog