Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal!

Preciso de comprar o sistema de iluminação para um futuro salgado com 100x45x50

E tenho uma dúvida em relãção à temperatura da lampada de HQI 150W (esta potência chega...certo?):

- 10000K + PC actínicas

- 14000K

- 20000K

Qual será a melhor opção?

Eu vi as 14000K ligadas e já têm uma cor azulada.... não seram as de 20000K muito azuis?

Obrigado!

João

Publicado:

As opiniões aqui variam e já têm muito a ver com o gosto de cada um.

O fluxo (intensidade?) luminoso é maior, ou pelo menos parece, em lâmpadas com temperatura de cor mais baixa.

Segundo parece, obtém-se um maior crescimento dos corais, em detrimento da cor, com temperaturas de cor mais baixas sendo ideal na casa dos 6500K.

As lampadas de 20000K segundo os relatos disponiveis, fazem com que os corais cresçam mais devagar mas com cores mais vistosas.

O equilibrio entre cor e crescimento poderá ser obtido com temperaturas de cor dos 10000K aos 14000K sendo estas últimas ideais para quem não quer usar actínicas embora seja possível usar com actinicas também.

Mesmo assim a diferença entre 10000K e 14000K já é significativa sendo a última um pouco mais azulada que a primeira.

Não te esqueças que a temperatura de cor da lampada que compres (e a potencia emitida) também depende do tipo de balastro utilizado. Aqui é contraproducente poupar. Deve comprar-se o balastro adequado à lampada em questão.

Há uns tempos tive um balastro para lampadas de 250W que na realidade fazia com que estas trabalhassem a 190W!!!! Era barato pois claro mas neste caso o barato não compensa. Além disso fazia com que a lampada emitisse uma quantidade muito maior de UV (foi-me dito pelo próprio fabricante).

Caso tenhas dúvidas em relação ao melhor balastro para a lâmpada que comprares, contacta o membro ramirezi. Tem os balastros utilizados e recomendados pelo principal (ou um dos) fabricante de lâmpadas HQI para aquários e não só. A marca tem um nome esquesito, Vauchom Shossom (não é assim que se escreve de certeza :wink: ) mas são utilizados por algumas das mais conhecidas marcas de projectores para aquários.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Obrigado pela resposta!

Então será o seguinte... caso eu não queira colocar actínicas a melhor opção seria uma de 14000K ou 20000K (neste caso com um crescimento + lento dos corais)...certo?

Outra coisa....Conheces o material que o ramirezi vende???o que achas dos projectores Alaska do ramirezi.... dão um bom rendimento?

João

Publicado:

Tive a falar com o ramirezi e ele tem as seguintes lampadas:

- Sylvanya 150w/AQUARC 10000 kelvins

- Radium 150w/AQUA 6500 kelvins

- Radium 150w/BLUE 20000 kelvins

Conhecem alguma????

Ele diz tb que o projector não tem filtro UV, mas q a lampada da Sylvanya emite menos 60% de radiação UV!

É necessário por um filtro UV???

Dessas 3 qual acham melhor????

João

Publicado:

É importantissimo que o projector tenha protecção UV !! Aliás é prejudicial á nossa vista !!

Se não tem protecção UV deves comprar uma lampada que tenha esse protecção de modo a que não tenhas problemas!!

Tem cuidado com isso pois é importante!! ;)

Abraço...

Publicado:

Tem muito cuidado com isso, além de ser perigoso para a nossa vista também o é para a pele.

Eu nunca compraria um projector acerca do qual o fabricante não garantísse a filtragem UV do vidro de protecção.

Tal como o Marco disse há lâmpadas que já trazem essa protecção incorporada como é o caso das Osram e salvo erro uns modelos das Venture.

As Osram não têm temperatura de cor "interessante" para os nossos aquários por isso se o teu projector não tiver protecção UV o conselho que te dou é que compres as venture de 11200K (acho que é este o valor).

Não te deixes iludir pelo que algumas caixas de lâmpadas têm escrito no exterior em relação ao UV. Verifica sempre se a própria lâmpada tem escrito no vidro algum aviso do tipo UV-Stop ou qualquer coisa desse género. Só estas são "protegidas".

Uma das minhas lâmpadas não tem protecção UV embora na caixa venha essa indicação. Porquê? Porque usam a mesma caixa para lâmpadas com protecção e lâmpadas sem protecção. As que de facto têm protecção trazem essa indicação gravada na própria lâmpada.

Na minha opinião a iluminação é um dos equipamentos mais descurados em Portugal e aquele em que não se devia recorrer a soluções caseiras pelo menos quando se trata de HQI sem protecção UV.

Normalmente e com o propósito de se gastar menos dinheiro, muitos recorrem a simples vidros temperados para proteger as lâmpadas e como não vêm efeitos adversos imediatos nos animais que mantém, concluem que a sua utilização é segura.

Por um vidro normal temperado) ainda passa bastante radiação UV a que nós e as nossas familias ficamos sujeitos diariamente. Quando andamos na rua e na praia já levamos com doses superiores ao que deviamos. Em casa continuamos a agressão.

Não se esqueçam que algumas doenças (graves) de pele e olhos, são provocadas por agressões que recebemos continuamente ao longo dos anos ou por outras que se passaram muitos anos antes da doença se manifestar. Os efeitos resultam da acumulação....

Penso que neste campo não se deve poupar mas sim jogar pelo seguro adquirindo projectores com protecção apropriada como é o caso dos comercializados pelas marcas de aquariofilia (aquamedic, geiseman, aquaconnect, etc...) com estes de certeza que o risco é muuuuito menor.

Deixo só um conselho para quem tem filhos pequenos que gostam de estar muito tempo seguido a olhar para o aquário; comprem um acrilico de protecção para filtrar os UV (ainda passam alguns!!!).

Há um tipo de acrilico em Portugal, o Lexan da GE que filtra praticamente 100% dessa radiação. Se tivesse um bebé, sentir-me-ia muito mais descansado quando o pusesse a mirar o aquário para o distrair das birras ;) se tivesse este acrilico entre os seus olhos sensíveis e o vidro do aquário.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Eu nunca compraria um projector acerca do qual o fabricante não garantísse a filtragem UV do vidro de protecção. (...)

Na minha opinião a iluminação é um dos equipamentos mais descurados em Portugal e aquele em que não se devia recorrer a soluções caseiras pelo menos quando se trata de HQI sem protecção UV.  

Normalmente e com o propósito de se gastar menos dinheiro, muitos recorrem a simples vidros temperados para proteger as lâmpadas e como não vêm efeitos adversos imediatos nos animais que mantém, concluem que a sua utilização é segura.  

Por um vidro normal temperado) ainda passa bastante radiação UV a que nós e as nossas familias ficamos sujeitos diariamente.

Como todos sabem os raios UV estão divididos em três classes : os raios UV-A, os menos perigosos e até certa medida essenciais a todos os seres vivos, os UV-B, perigosos, capazes de causar queimaduras e por exposição prolongada até cancro na pele, e os UV-C, mortais, os mesmos que são usados nos esterilizadores UV.

Posto isto é necessário aqui esclarecer algumas coisas sobre absorção e transmissão de raios UV, já que me parece haver aqui pessoas mal informadas.

Alguém sabe por acaso que tipo de “vidro” é usado nas calhas da Giersemann????

Sabem qual é a quantidade de raios UV absorvida por um vidro de soda cálcica temperado com a espessura de 5mm???

Este vidro “normal” absorve 27% de raios UV-A e 97% de raios UV-B.

O “vidro” usado pela Giersemann absorve 15% de raios UV-A de 35% de raios UV-B.

Será por esta razão que a AB-Aqualine usa nas suas calhas o vidro temperado “normal” de 5mm e não outro qualquer? Será que a AB-Aqualine sabe tão bem quanto eu que este vidro é suficiente para filtrar a quantidade excessiva de raios UV emitidas por uma lâmpada HQI sem filtro UV!?

Pois é , o famoso filtro UV que as marcas de aquariofilia dizem usar nas suas calhas não é, na maioria das vezes, mais que um vidro temperado de soda cálcica de 5mm.

Mas agora mete-se a questão : porque é que não é usado outro tipo de material como por exemplo, o Lexan ou o AtoHaus UF-3, que é sabido ser capaz de absorver mais que 99% de raios UV-B !?

Pela simples razão que a utilização este filtro implicaria a perda da eficácia luminosa da lâmpada entre10 e 20%, e a maioria das marcas de aquariofilia não está interessada nisso. Apenas a Corallife e a Hamilton usam nos seus projectores o material acrílico conhecido como Ato-haus UF-3.

Este é um daqueles assuntos capazes de encher 50 vezes a torre do tombo com opiniões e tratados sobre a matéria.

Depois há uma outra grande questão: os raios UV-A e UV-B todos os dias entram na atmosfera terrestre e penetram nos rios e nos mares…e ao longo de milhares de anos, os corais por exemplo, aprenderam a lidar com a situação. Criaram as suas próprias defesas a aprenderam a utilizá-los a seu bel-prazer. Uns conseguiram aprender a viver em zonas com grande intensidade de raios UV, e outros até conseguiram aprender a viver sem eles.

A questão que se mete nos nossos aquários é que não existe nenhum estudo conciso sobre a quantidade de raios UV emitidos pelas “HQI” e a sua absorção pela coluna de água, até porque cada caso é um caso. A emissão de menos ou mais quantidade de raios UV por uma “HQI” está tão dependente de tantos factores que até mete medo: tipo de gás utilizado no enchimento da ampola, tipo de vidro utilizado na construção da lâmpada, qualidade da reactância, ignitor e condensador utilizado no projector, tipo de reflector usado, qualidade do suporte usado no projector, posição de funcionamento da lâmpada e do projector, vidro do projector, cor do vidro do projector…já para não falar dos factores externos que têm a haver com o aquário de cada um.

Pior ainda é que a emissão de raios UV pode ser diferente mesmo entre duas lâmpadas iguaizinhas!!

O que vos posso assegurar é que não existe nenhuma “HQI” mesmo com filtro UV incorporado que seja capaz de neutralizar completamente a emissão de raios UV. Também posso dizer-vos que as primeiras 200 horas de acendimento correspondem ao período de maior emissão de raios UV-A e UV-B.

Tenho a vantagem de estar em contacto diário com os maiores fabricantes de lâmpadas e projectores do mundo, e portanto tenho conhecimento de causa quando falo sobre iluminação. Eu nunca aconselharia a utilização de um projector e de uma lâmpada sem filtro de protecção se não soubesse do que é que estou a falar.

É necessário dizer aqui que estamos a falar de lâmpadas de iodetos metálicos “HQI-TS” com casquilho Rx7s e Rx7s-24. As lâmpadas de iodetos metálicos “HQI-T” com casquilho E40,“HQI-E”,“HQL” e “HWL” com casquilho E27 e E40 não necessitam de nenhum vidro especial porque o vidro que as envolve é suficiente para filtrar a radiação UV.

O que eu acho importante dizer aqui é que NUNCA deve qualquer lâmpada “HQI-TS” trabalhar sem vidro de protecção! Isto é básico!!!...

As únicas lâmpadas de iodetos metálicos que podem trabalhar sem vidro de protecção são as “HQI-T”,“HQI-E”, e “HQL” até 250w.

Como sabem o termo HQI é uma marca registada da Osram, e não a designação usada para referir as lâmpadas do mesmo tipo de outros fabricantes. Para não fazer confusão é que usei essa designação como termo geral para falar sobre as lâmpadas de iodetos metálicos neste texto.

Um abraço,

Rui Alves

Ele diz tb que o projector não tem filtro UV, mas q a lampada da Sylvanya emite menos 60% de radiação UV! (...)

Outra coisa....Conheces o material que o ramirezi vende???o que achas dos projectores Alaska do ramirezi.... dão um bom rendimento?

Bem pelos vistos não acreditas no que te digo. Isso até compreendo porque não me conheces de lado nenhum. Mas se calhar o problema é meu, que tenho a mania de vender material a preços ridículos. Se os vendesses para ganhar dinheiro, se calhar já tinhas outra opinião e escusavas de vir prá aqui perguntar se estou a falar verdade ou não, e se o projector x é bom ou é mau.

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Publicado:
Posto isto é necessário aqui esclarecer algumas coisas sobre absorção e transmissão de raios UV, já que me parece haver aqui pessoas mal informadas.

Bem, é óbvio que te estás a referir a mim como mal informado e até admito que sou nalgumas áreas mas não naquilo a que te referes.

Em primeiro lugar, e por achar que na tua mensagem não ficou claro, embora tu de certeza o saibas, os raios UV-A são também eles perigosos uma vez que também provocam queimaduras. Isto convém frisar bem, não vá alguém pensar que está completamente livre de perigo ao usar como filtro num projector, um vidro que deixe passar uma quantidade significativa de UV-A. Claro que não posso nem sei quantificar o perigo que corre, quem todos os dias está exposto a um projector que deixa passar alguma quantidade de UV-A. 10%, 25%... a partir de que quantidade é perigoso? E o tempo de exposição também entra na equação não é? Pois, são muitas dúvidas e poucas respostas. Concerteza que uma pequena exposição não deve ser prejudicial mas como se quantifica uma pequena exposição?

Aquilo que sei e que repito é que os UV-A também provocam lesões, e com base nessa informação prefiro equipamentos homologados de marcas conhecidas que me inspiram confiança e nas quais acredito quando elas próprias me garantem que é completamente seguro usar os seus projectores do que um projector feito em casa com um vidro normal temperado. Vou explicar isto com mais pormenor.

Antes disso só mais uma coisa:

Sabem qual é a quantidade de raios UV absorvida por um vidro de soda cálcica temperado com a espessura de 5mm???  

Este vidro “normal” absorve 27% de raios UV-A e 97% de raios UV-B.  

O “vidro” usado pela Giersemann absorve 15% de raios UV-A de 35% de raios UV-B.

Eu estava à espera do tal esclarecimento de algumas coisas sobre absorção e transmissão de raios UV como tu disseste, mas afinal apenas indicaste os resultados do famoso artigo do Dana Riddle:

http://www.masla.com/reef/uvlighting.html

Os resultados colocados pelo ramirezi estão na última tabela (Table five).

Este artigo é muito bom mas tem um pequeno grande erro no qual te apoiaste (sem intenção como é óbvio) para demonstrar que as calhas Geisemann ainda emitem mais UV etc.

Antes de comprar os meus projectores Giesemann pesquisei e recolhi opiniões sobre esta marca durante muito tempo (meses) até optar por ela. Sabia os valores referentes à Giesemann desse artigo de cor e salteado e durante muito tempo pensei que nunca compraria Giesemann por esses mesmos valores. No processo de pesquisa, troquei vários emails sobre o assunto UV com a Gieseman, Aquaconnect e BLV, e cheguei à conclusão (poderá ser errada) que estes valores não estavam correctos no presente.

Eu sei!! Não é o tal "vidro" como o Dana Riddle refere pois esse era um acrílico amarelado e envelhecido mas sim um vidro mesmo vidro, transparente e não amarelado. Esse do artigo do Dana Riddle é um acrilico antigo que a Giesemann já não usa e era o suficiente para não ter comprado os meus projectores. Equipava os projectores fabricados nos anos 90. Agora já não. A própria Giesemann pode confirmar isto. Os meus projectores trazem mesmo vidro e não acrílico. Foi uma das primeiras coisas que vi ao abrir as caixas só para me certificar que não tinha sido enganado.

Sendo assim, os actuais projectores da Giesemann são equipados com vidros que absorvem 15% de raios UV-A de 35% de raios UV-B como o artigo diz, ou melhor, como tu dizes? Resposta: Os antigos sim mas agora não.

Será por esta razão que a AB-Aqualine usa nas suas calhas o vidro temperado “normal” de 5mm e não outro qualquer? Será que a AB-Aqualine sabe tão bem quanto eu que este vidro é suficiente para filtrar a quantidade excessiva de raios UV emitidas por uma lâmpada HQI sem filtro UV!?  

Pois é , o famoso filtro UV que as marcas de aquariofilia dizem usar nas suas calhas não é, na maioria das vezes, mais que um vidro temperado de soda cálcica de 5mm.

Como disse atrás a Giesemann garante que não é assim, que o vidro usado é mesmo próprio para filtrar UV. A Aquaconnect até vai mais longe, garantiram-me o mesmo e disseram-me até que a legislação na Alemanha em relação a esse assunto é muito explícita e que a fiscalização é apertada. Não é permitido usar projectores sem esse tipo de protecção.

De facto não contactei a AB-Aqualine mas parto do princípio que respeitam a lei Alemã mas admito que possam não fazê-lo. Hoje em dia nunca se sabe.

Posto isto, só me resta dizer que prefiro acreditar nessas famosas marcas e pensar que estou seguro, do que inventar uma calha em casa equipando-a com um vidro "normal" temperado ficando sempre com o receio de estar a prejudicar a minha saúde e a da minha família. Posso até estar errado e tal como dizes não há estudos que indiquem até que ponto a quantidade de UV que não é absorvida pelos vidros normais é prejudicial. Prefiro não arriscar, ou melhor, pensar que não estou a arriscar. Se calhar até estou enganado, a sério!

Em relação ao uso do Lexan e outros acrilicos (tirando os que indico em baixo) directamente nos projectores, tal não é viável pois não resistem ao calor gerado pelas lâmpadas de iodetos. Era bom pois é fácil arranjar Lexan em Portugal além de como dizes e o artigo também, absorve 99% da radiação UV.

Durante uns tempos ainda pensei eu próprio montar um projector e arranjar vidro de protecção UV. Não encontrei AtoHaus UF-3 mas sim Atogas Plexiglass G UF-3, UF-4 e MC UF-5. A designação UF significa Ultraviolet Filter e desconfio que seja o mesmo produto.

O fabricante refere que tanto o UF-3 como o MC UF-5 absorvem 98% de toda a radiação UV mas também uma percentagem de radiação visível. O UF-4 deixa passar mais radiação UV (ligeiramente) mas é desenvolvido especificamente para uso com lâmpadas de vapor de mercúrio, por isso conclúo (se calhar erradamente) que também pode ser usado nos iodetos metálicos.

Ainda tentei encontrar cá em Portugal estes produtos mas como depois soube que os preços no estrangeiro eram altos, e que concerteza teria que comprar uma placa inteira, acabei por desistir da ideia.

Ainda existe um filtro mesmo filtro em vidro que é o Optivex que pode ser mandado vir de Inglaterra por um preço exorbitante (deram-me orçamento!) e também o SCHOTT UVILEX 390-Z. Este último é excelente para usar em projectores e era possível arranjar isso cá em Portugal. Quando contactei os representantes da SCHOTT em Portugal, foi-me dito que teria que encomendar no mínimo 400cts de vidro mas depois com alguma pressão lá acederam a pedir uma amostra com a tamanho pretendido. O problema era o preço, perto de 50€ fora o transporte!!! Pus-me a fazer contas e mesmo que poupasse alguma, pouca coisa, nunca ía ficar plenamente satisfeito com o resultado final de um projector caseiro e no futuro acabava por querer comprar um a "sério".

É necessário dizer aqui que estamos a falar de lâmpadas de iodetos metálicos “HQI-TS” com casquilho Rx7s e Rx7s-24. As lâmpadas de iodetos metálicos “HQI-T” com casquilho E40,“HQI-E”,“HQL” e “HWL” com casquilho E27 e E40 não necessitam de nenhum vidro especial porque o vidro que as envolve é suficiente para filtrar a radiação UV.

Há quem refute terminantemente esta teoria de que o globo (envelope) em borossilicato que envolve as lampadas de casquilho E40 seja suficiente. De facto os corais não apresentam sequelas mas para nós pode (ou não) ser perigoso.

O mesmo artigo do Dana Ridlle tem um teste interessante a esses envelopes de algumas lâmpadas E40 e a conclusão é que de facto uma grande quantidade de UV passa pelo vidro que envolve essas lâmpadas (tabela 1 do artigo).

Como é óbvio esta generalização pode estar errada pois a fonte de UV que usaram é uma lâmpada que não usamos na aquariofilia e que provavelmente emite mais UV que as "nossas" mas de qualquer maneira o tal envelope deixa passar uma quantidade significativa de radiação UV.

Tenho a vantagem de estar em contacto diário com os maiores fabricantes de lâmpadas e projectores do mundo, e portanto tenho conhecimento de causa quando falo sobre iluminação. Eu nunca aconselharia a utilização de um projector e de uma lâmpada sem filtro de protecção se não soubesse do que é que estou a falar.

Quero deixar bem claro que não foi minha intenção nem acho que o fiz, insinuar que aconselhas ou comercializas equipamento sem protecção devida. Muita gente me fala de ti no messenger e me pergunta a opinião sobre o que vendes e a todos digo o mesmo: comprem, por esse preço e com aquela qualidade não se encontra em lado nenhum.

Eu próprio estou a pensar comprar-te (se me venderes depois disto) umas T5 actinicas como já te disse ou até umas Radium 20000K.

Fiquei foi com a ideia de que quiseste dizer que Giesemann, Aquaconnect, etc. oferecem menos protecção que outro projector com um vulgar vidro de janela temperado e com isso não concordo, pelo menos fui levado a acreditar (correctamente na minha opinião) que assim não é, como expliquei atrás.

Pode até ser que um vidro de janela temperado seja suficiente para nos protejer a nós, mas fico sempre sem saber até que ponto estamos a prejudicar a vista de uma criança que passa bastante tempo de olhos bem abertos em frente ao aquário, da nossa pele e olhos ao fim de anos de exposição, etc.. São estas dúvidas que me afligem e posso até, com os projectores de marca, correr o mesmo risco ou riscos maiores mas como disse penso que não e prefiro pensar assim, durmo mais descansado.

Alexandre

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Citação:  

Ele diz tb que o projector não tem filtro UV, mas q a lampada da Sylvanya emite menos 60% de radiação UV! (...)  

Bem pelos vistos não acreditas no que te digo. Isso até compreendo porque não me conheces de lado nenhum. Mas se calhar o problema é meu, que tenho a mania de vender material a preços ridículos. Se os vendesses para ganhar dinheiro, se calhar já tinhas outra opinião e escusavas de vir prá aqui perguntar se estou a falar verdade ou não, e se o projector x é bom ou é mau.

Epá não te chateies..... Para mim um dos principais objectivos deste Forum é podermos tirar duvidas... certo? ter opiniões de diferentes pessoas!

É claro que não te conheço de lado nenhum, e se tu dizes: isto é assim... eu tenho o direito de duvidar, ou qq outra coisa!

O meu único objectivo em colocar este tópico é apenas saber opiniões diferentes, de várias pessoas, sem descrédito daquilo que me disseste. Para uma pessoa que começa a ouvir tanta coisa sobre iluminação: isto é bom, aquilo é mau, mas aquilo é melhor.... torna-se um bocado confuso!

Espero que me tenha feito entender! :)

João

Publicado:
Como disse atrás a Giesemann garante que não é assim, que o vidro usado é mesmo próprio para filtrar UV. A Aquaconnect até vai mais longe, garantiram-me o mesmo e disseram-me até que a legislação na Alemanha em relação a esse assunto é muito explícita e que a fiscalização é apertada. Não é permitido usar projectores sem esse tipo de protecção.  

De facto não contactei a AB-Aqualine mas parto do princípio que respeitam a lei Alemã mas admito que possam não fazê-lo. Hoje em dia nunca se sabe.  

Posto isto, só me resta dizer que prefiro acreditar nessas famosas marcas e pensar que estou seguro, do que inventar uma calha em casa equipando-a com um vidro "normal" temperado ficando sempre com o receio de estar a prejudicar a minha saúde e a da minha família. Posso até estar errado e tal como dizes não há estudos que indiquem até que ponto a quantidade de UV que não é absorvida pelos vidros normais é prejudicial. Prefiro não arriscar, ou melhor, pensar que não estou a arriscar. Se calhar até estou enganado, a sério!  

Pois Alexandre acho que tens que concordar comigo pelo menos numa coisa...tu não sabes que quantidade de raios UV estão a ser absorvidos pelo vidro das tuas calhas Giesemann, pois não? E também não sabes que quantidade é que está a passar para o interior dos teus aquas...se ao menos tu , ou alguém soubesse que tipo de vidro é o usado pela Giesemann. E mesmo que soubesses seria possível saber até que ponto está a filtrar os raios UV-A, UV-B, ou até mesmo UV-C !??

Esta é que é a minha questão principal, que tu evidentemente percebeste.

Eu posso dizer que um vidro temperado de soda cálcica de 5mm filtra 27% de raios UV-A e 97 % de raios UV-B, ou se calhar não.

Tu podes dizer o mesmo do vidro das tuas calhas? É eficiente ?

Eu compreendo que tu confies “nas famosas marcas”. Eu também confio no que a Osram diz sobre o vidro de que é constituído o tubo exterior das HQI-T…mas tu disseste :

Há quem refute terminantemente esta teoria de que o globo (envelope) em borossilicato que envolve as lâmpadas de casquilho E40 seja suficiente. De facto os corais não apresentam sequelas mas para nós pode (ou não) ser perigoso.

Assim como tens TODO O DIREITO em duvidar de um dos mais antigos e prestigiado fabricante de lâmpadas, asseguro-me que tenha o mesmo direito de pôr em causa a eficiência de qualquer vidro de qualquer marca de projectores especializada ou não em aquariofilia.

Uma coisa é certa, há normas Europeias a cumprir (no nosso caso), e de certeza que tanto no caso dos projectores que vendo, como no caso da Giesemann, elas são cumpridas.

Também pensei numa coisa ( às vezes acontece-me)…eu faço muitos projectos de iluminação interior e exterior usando lâmpadas de iodetos metálicos de todos os tipos…usando os mesmos projectores que eu vendo aqui no fórum! Será que eu estou a fazer alguma coisa de mal ? Se calhar estou prá aí a encher o pessoal com raios nocivos e a prejudicar a saúde do próximo. Prefiro não pensar nisso, e pensar que quem os fabricou deve ter (espero eu!) a ideia do que anda a fazer.

Um abraço,

Rui Alves

LOJA ONLINE AQUAEDEN

LOJA FÍSICA AQUAEDEN

Publicado:
Epá não te chateies..... Para mim um dos principais objectivos deste Forum é podermos tirar duvidas... certo? ter opiniões de diferentes pessoas!  

É claro que não te conheço de lado nenhum, e se tu dizes: isto é assim... eu tenho o direito de duvidar, ou qq outra coisa!  

O meu único objectivo em colocar este tópico é apenas saber opiniões diferentes, de várias pessoas, sem descrédito daquilo que me disseste. Para uma pessoa que começa a ouvir tanta coisa sobre iluminação: isto é bom, aquilo é mau, mas aquilo é melhor.... torna-se um bocado confuso!  

Espero que me tenha feito entender!  

Entendi-te! Desculpa o mau feitio :) !

Um abraço,

Rui Alves

LOJA ONLINE AQUAEDEN

LOJA FÍSICA AQUAEDEN

• 5 semanas depois...
Publicado:

JDiogo comprei um projector Alaska ao ramirezi! O projector é espectacular e tb tenho um aquário de 1 metro. O Rui (ramirezi) é uma pessoa impecável e experiente, fartei-me de o chatear com duvidas e ele foi sempre atencioso!

Compra que não te arrependes!