Recommended Posts

Publicado

Tenho um filtro externo TurboJet 3568 e noto um barulho parecido com o barulho que se houve quando um filtro se encontra a trabalhar a seco. Este barulho é suave, mas consegue-se ouvir e acaba por ser incomodativo.

Já tirei a cabeça e a peça que permite remover a turbina. Verifiquei folgas, sujidade nessas áreas e encontra-se tudo bem. Inclusivé com a cabeça fora esse barulho não surge.

Pode ser porventura algo mal encaixado (caixas da matérias filtrantes) que com a própria vibração do motor esteja a fazer esse barulho???????

Publicado:

Eu no meu FLUVAL 205 ao principio também tinha assim algo parecido, e quando fui a ver era ar que estava dentro do filtro. Retirei o ar todo e o zumbido desapareceu completamente. Agora está mesmo muito silencioso , até porque tem mesmo que ser pois tenho o meu aquário no quarto .

assinatura.gif

Publicado:
experimenta abanar o filtro, normalmente dps de o limpar quando se liga fazem sempre mais ruido devido ao ar dentro da cabeça... eu costumo abanar para retirar o ar!!

Também foi a forma que encontrei para tirar todos os barulhos do filtro.

Basta um pouco de ar lá dentro para o filtro não ser silencioso, mas abanando um pouco o ar vai saindo e acaba por ficar bem ferrado e sem barulhos.

Tronco.jpg
Publicado:

Segui as vossas instruções e de facto existia ar dentro do filtro, pois colocando água dentro do mesmo através da zona própria (género de rosca) e agitando o filtro, ainda consegui meter mais água. Após isso o barulho continuou e abanei o filtro (só faltou meter o filtro dentro da máquina da roupa para ficar bem abanado), mas o barulho continua.

Mais uma vez refiro que o que dá a entendes é a turbina a bater nalgum sitio, mas já funcionei com ele a seco e não se ouve barulho nenhum.

Próximo passo: remover por completo as materias filtrantes e trabalhar com ele sem as matérias e respectivos cestos.

Cumps,

Ivo

Publicado:

verifica a folga entre a turbina e o veio que passa dentro dela, n pode haver a mais pequena folga, tem de passar mesmo justo, as vezes o interior da turbina desgasta-se com o tempo e vai provocar imenso barulho, ja me aconteceu isso em tempos com um 2217 que tive ha uns anos

Publicado:
verifica a folga entre a turbina e o veio que passa dentro dela, n pode haver a mais pequena folga, tem de passar mesmo justo, as vezes o interior da turbina desgasta-se com o tempo e vai provocar imenso barulho, ja me aconteceu isso em tempos com um 2217 que tive ha uns anos

Desde já obrigado pela ajuda. Estive agora a verificar o veio como magneto e está tudo conforme manda a regra, sem folgas, testei e o barulho continua.

Procedimento seguinte: Utilização do filtro sem matérias filtrantes tal como tinha referido no post anterior, barulho inexistente. Muito melhor assim, logo não pode ser um problema ao nível da cabeça (mais descansado).

Voltei a olhar para a cabeça e pensei que com os cestos das matérias filtrantes faz barulho, logo só pode ser qualquer coisa a bater nesses cestos. Na cabeça existe uma peça que faz a prisão do veio e tem encaixe de baioneta, só podia ser isto. Posicionei essa mesma peça, mas de forma diferente (bem encaixada claro) e neste momento até parece que nem aquário tenho.

Desculpem o testamento, mas quando resolvemos algo que irrita e não é pouco, vale a pena transmitir.

Obrigado a todos pela ajuda dada.

Cumps,

Ivo

Publicado: (editado)
Desde já obrigado pela ajuda. Estive agora a verificar o veio como magneto e está tudo conforme manda a regra, sem folgas, testei e o barulho continua.

Procedimento seguinte: Utilização do filtro sem matérias filtrantes tal como tinha referido no post anterior, barulho inexistente. Muito melhor assim, logo não pode ser um problema ao nível da cabeça (mais descansado).

Voltei a olhar para a cabeça e pensei que com os cestos das matérias filtrantes faz barulho, logo só pode ser qualquer coisa a bater nesses cestos. Na cabeça existe uma peça que faz a prisão do veio e tem encaixe de baioneta, só podia ser isto. Posicionei essa mesma peça, mas de forma diferente (bem encaixada claro) e neste momento até parece que nem aquário tenho.

Desculpem o testamento, mas quando resolvemos algo que irrita e não é pouco, vale a pena transmitir.

Obrigado a todos pela ajuda dada.

Cumps,

Ivo

Boa tarde!

Tenho um filtro externo (Eheim 2213) e há alguns meses notei que estava a fazer um barulho, associado a uma diminuição considerável do caudal, que não era normal. Tal como o Ivo, inicialmente pensei que fosse algo relacionado com a mecânica do filtro... Mas não era. o problema estava nas mangueiras do filtro, que não eram substituídas (ou limpas) há muito tempo. Comprei uns metros de mangueira, e o filtro voltou a trabalhar normalmente. Já as tinha substituído 2 duas vezes, devido a diminuição do caudal, mas nunca tinha chegado ao ponto de fazer mais barulho durante o funcionamento. Por isso, a minha sugestão é no sentido de verificar as mangueiras...

Cumprimentos!

Editado por Nelson Nuno
Publicado:
Boa tarde!

Tenho um filtro externo (Eheim 2213) e há alguns meses notei que estava a fazer um barulho, associado a uma diminuição considerável do caudal, que não era normal. Tal como o Ivo, inicialmente pensei que fosse algo relacionado com a mecânica do filtro... Mas não era. o problema estava nas mangueiras do filtro, que não eram substituídas (ou limpas) há muito tempo. Comprei uns metros de mangueira, e o filtro voltou a trabalhar normalmente. Já as tinha substituído 2 duas vezes, devido a diminuição do caudal, mas nunca tinha chegado ao ponto de fazer mais barulho durante o funcionamento. Por isso, a minha sugestão é no sentido de verificar as mangueiras...

Cumprimentos!

Boas Nelson,

Penso que não existe necessidade de adquirires mangueiras novas pelo facto de elas se encontrarem com demasiados detritos agarrados nas paredes. De facto quando existem detrios nas mangueiras o esforço é superior, logo a sua limpeza é essencial para um bom funcionamento do sistema. Para estes casos uso um escovilhão com um cabo de 1.5m que limpa perfeitamente as mangueiras.

Cumps,

Ivo

Publicado: (editado)

Eu sei que não é necessário... mas das vezes que limpei as mangueiras originais do filtro, foi uma trabalheira e das últimas vezes que estava a perder caudal por causa das magueiras, optei por comprar... Também por uma questão de tempo. Como tenho "cortado" a outras despesas (que tenho tentado limitar ao mínimo possível) com a manutenção do aqua, deu para isso. Esperas que resolvas o problema do barulho.

Cumps.

Editado por Nelson Nuno
Publicado:
Eu sei que não é necessário... mas das vezes que limpei as mangueiras originais do filtro, foi uma trabalheira e das últimas vezes que estava a perder caudal por causa das magueiras, optei por comprar... Também por uma questão de tempo. Como tenho "cortado" a outras despesas (que tenho tentado limitar ao mínimo possível) com a manutenção do aqua, deu para isso. Esperas que resolvas o problema do barulho.

Cumps.

Felizmente o problema do barulho já foi resolvido tal como referido no post anterior à tua intervenção. De qualquer forma que esta nossa conversa tb sirva de aprendizagem para muitos mais que tenham o mesmo problema.

Aproveitando tb continuo com lista de problemas/barulhos que notei no meu filtro.

A flauta tem um determinado comprimento e reparei que uma das vezes decidi esconder um pouco mais a flauta e reduzi o seu tamanho (de 3 peças ficou com uma) e era um zumbido brutal. Cheguei à conclusão que se tens as peças todas deverás mesmo usar todas, mas claro, dependendo do caudal do filtro.

E falando nisso, acho que este FDS vou limpar as mangueiras.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!