Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a fazer os preparativos para o meu primeiro nano-salgado :roll:

Depois de lêr, lêr, lêr neste forum e outros... continuo com algumas (resmas) de duvidas....

Primeiro o que tenho, dois aquarios pequenos, de 60-30-30 (um pode funcionar como sump para aumentar a quantidade de agua) e mais nada :twisted:

O que desejo, um aquario pequeno para vêr como me aguento com salgado, mas sem gastar resmas de €€€€

Em principio estava a pensar num aquario com algumas rochas vivas (não gosto dele atulhado) um coral ou dois, dos faceis e um casal de palhaços, ou outros igualmente pequenos e faceis (alem de bonitos). :P

Eventualmente alguma equipa de limpeza.

As duvidas:

Qual a quantidade de luz necessaria ? duas T5 são suficientes? (corais pouco exigentes) Actinia!?!

Escumador? é mesmo necessario ou desejavel? qual aconselham?!

Que raio posso pôr na sump? já vi que poem das mais diversas coisas por la...... :roll:

Agua, do mar ou sempre com sal (proprio) adicionado? Osmose reversa é mesmo imprescindivel?

Que testes são necessarios?

PH-Amonia-Nitratos-Nitritos-Salinidade-Alkalinidade!?!? todos, outros?!

Não tenho pressa em colocar os animais no aquario, prefiro fazer como deve ser e so depois colocar seres vivos no aquario....

Desde já o meu muito obrigado.

Proteja o ambiente, imprima só se fôr mesmo necessário

Publicado:
Boas,

Estou a fazer os preparativos para o meu primeiro nano-salgado :roll:

Depois de lêr, lêr, lêr neste forum e outros... continuo com algumas (resmas) de duvidas....

Primeiro o que tenho, dois aquarios pequenos, de 60-30-30 (um pode funcionar como sump para aumentar a quantidade de agua) e mais nada :twisted:

O que desejo, um aquario pequeno para vêr como me aguento com salgado, mas sem gastar resmas de €€€€

Em principio estava a pensar num aquario com algumas rochas vivas (não gosto dele atulhado) um coral ou dois, dos faceis e um casal de palhaços, ou outros igualmente pequenos e faceis (alem de bonitos). :P

Eventualmente alguma equipa de limpeza.

As duvidas:

Qual a quantidade de luz necessaria ? duas T5 são suficientes? (corais pouco exigentes) Actinia!?!

Escumador? é mesmo necessario ou desejavel? qual aconselham?!

Que raio posso pôr na sump? já vi que poem das mais diversas coisas por la...... :roll:

Agua, do mar ou sempre com sal (proprio) adicionado? Osmose reversa é mesmo imprescindivel?

Que testes são necessarios?

PH-Amonia-Nitratos-Nitritos-Salinidade-Alkalinidade!?!? todos, outros?!

Não tenho pressa em colocar os animais no aquario, prefiro fazer como deve ser e so depois colocar seres vivos no aquario....

Desde já o meu muito obrigado.

Boas

2 t5 devem ser sufucientes para corais moles. Se forem 3 ainda melhor.

Escumador, é desejavel. Podes não usar, mas é desejavel.

Na sump podes por o escumador, bomba de retorno, termostatos, reactor de kalk, etc.

Agua ou do mar ou sal, tu escolhes!

Osmose tb não é imprescindivel, mas será sempre desejavel. Evita muitos problemas com algas. Tambem depende da tua agua da torneira.

testes... salinidade sem duvida. Kh e calcio tb podem fazer jeito mais para a frente.

abraço

Publicado:

Obrigado pelas dicas Luis,

Vou então procurar um escumador que seja suficiente. Já agora, alguma sugestão?!

Outra coisa, a bomba de retorno, alguma indicação?

Já que falo em bombas, uma power head tambem é necessaria, para corais, certo? mesmo os moles e isso....verdade?

Uma outra pergunta, quando não temos o aquario furado, e eu nao queria furar pois fica muito pouco espaço interior, como funciona a alternativa, só com overflow?

uma ultima pegunta, pelo que sei, os salgados não usam tampa. Como evitam que os animais saltem borda fora? e com as bombas (power head) não corre o risco de sair agua?!

O meu obrigado desde ja,

Luiz

Publicado:
Obrigado pelas dicas Luis,

Vou então procurar um escumador que seja suficiente. Já agora, alguma sugestão?!

Outra coisa, a bomba de retorno, alguma indicação?

Já que falo em bombas, uma power head tambem é necessaria, para corais, certo? mesmo os moles e isso....verdade?

Uma outra pergunta, quando não temos o aquario furado, e eu nao queria furar pois fica muito pouco espaço interior, como funciona a alternativa, só com overflow?

uma ultima pegunta, pelo que sei, os salgados não usam tampa. Como evitam que os animais saltem borda fora? e com as bombas (power head) não corre o risco de sair agua?!

O meu obrigado desde ja,

Luiz

boas

bomba de retorno, de 1500lts +- chega

tens de ter bombas de circulação dentro do aquario para manter pelo menos 20x a circulação do aqua.

Quanto a tampa, epa no caso do meu tenho travessas francesas, mas sem duvida estamos sempre no risco.

Publicado:

És mesmo rapido no gatilho, Luis ;) Muito obrigado pelas respostas,

Vou agora fazer uma pesquisa no mercado e vou colocando o desenvolvimento da poça salgada :-D

um abraço

Luiz