Recommended Posts

Publicado

Boas.

Vou começar esta semana a por co2 no meu aquario e ja tive a ver as tabelas para depois poder ver se tem um novel bom de co2, para medir o co2 a unica maneira é comprar um teste, certo? Quanto as tabelas tem PH/KH mas os valores apresentados são os de ph, certo?

Aqui esta a tabela que consultei:

http://www.aquallun.com.br/nivelCO2.htm

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Viva,

Se reparares na tabela diz "Tabela de Concentração de CO2 (mg / Litro)", ou seja tens o Kh na coluna mais à esquerda e o Ph na linha mais acima. Intersectando os 2 valores vais obter a concentração de CO2.

Publicado:

Medes o Ph e o Kh, depois para saberes a quantidade de CO2 usas a tabela.

Publicado:

Mas quanta luz tens no teu aquário e qual o tamanho dele? Tens a certeza que deves meter CO2 no teu aquário ou queres somente exprimentar algo de que tens ouvido falar?

Pedro

PS: n te quero assustar nem ofender, são perguntas sérias.

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Publicado:

Boas.

O meu aquario tem 100L e tem 60W de luz, pus umas bolas de jbl enterrado no areao e deito fertelizante liquido a cada 15 dias, as planas em geral estão bem, nao crescem muito rapido, mas estao saudaveis a excepçao da cabomba que está sempre a largar folhinhas pelo aquario e fica horrivel, ela ta a ficar "careca" e muito alta, já esta no cimo da agua, e a ludwigia repens também de vez em quando vejo uma folha a "passear" pelo aquario, entao decidi experimentar o co2, visto ter uma luz razoavel e nutrientes também bons, pensei que estava faltando o co2, vou experimentar, se ver melhoras continuo, se aquilo estiver sempre igual nao sei que faça :)

Publicado:

Boas.

Ja fiz a mistela po co2 e passaram-se 3 horas+/- e ainda nenhuma bolha :wink:

Tou a desanimar, parece que tudo me corre mal... fogo!!!

Publicado:

Verifica se não tens alguma fuga na garrafa.

Publicado:

Boas.

Já verifiquei e nao tem fuga nenhuma, a mistura que fiz foi:

- 1,5L de agua

- 2 chávenas de açucar

- 1 colher de chá de fernipan

- 1 colher de chá de bicarbonato de sodio

Acho que vou me dedicar aos hamsters :wink:

Publicado:

acho que erraste na quantidade de fermipan.... :) (mistério resolvido :D )

Um abraço

Coimbra

Publicado:

Mas afinal que quantidade é?

Posso abrir a garrafa e acrescentar o que falta, ou terei que fazer uma nova mistura?

Publicado:

Olá!

Depende do posicionamento da pedra difusora, nao tenho bem a certeza.

Por exemplo a minha receita foi:

:) 2 colheres de cafe de bicabornato de sodio

:D 1 cubo de fermento de padeiro fresco

:wink: 500 gramas de açucar (nao te fies pelas chevanas, compras um pacote de 1Kg e colocas metade desse pacote na garrafa).

Ao primeiro saía bolhas com a pedra difusora no areão, passou 3 dias e já tive de subir mais para cima. Não sei se é isto que está a acontecer com a tua garrafa.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Viva,

Não há problema nenhum com a quantidade de Fermipan. A diferença é que sai menos ou mais CO2 conforme a quantidade de fermento, mas tem de sair sempre. Quase de certeza que é um problema de isolamento da garrafa. Como é que colaste o tubo à tampa?

Publicado:

Boas.

O tubo foi colado com aquela cola quente, está bem vedado e a garrafa nao tem fugas, daqui a pouco vou fazer uma nova mistura a ver o resultado e depois dou noticias :)

Publicado:

Olá gatinha!

Aconselho-te a não estares sempre a abrir e fechar a garrafa, porque assim nunca mais o gaz se forma :)

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas.

eu fiz de novo.

O co2 ja começou a bombar, mas os peixes axam piada aquilo e tentam "comer" as bolhs que saem, será que faz mal a eles?

Publicado:

olá!

não te preocupes com essa inclinação dos peixes para comerem bolhas.

eles vão aprender ás suas próprias custas.

os meus comiam bolhas, ficavam cheios de ar e nadavam desiquilibradamente.

agora já não o fazem.

Categoria: Humano.

Publicado:

Boas.

Aqui so encontro fertelizantes liquidos da jbl, nutrafin, water life, sera florena e tetra planta min, ja experimentei o da tetra e nao gostei, hoje comprei o da nutrafim e vamos ver como corre, mas o que eu queria mesmo era uma receita de um fertelizante caseiro, e onde comprar os "ingredientes", alguem disposto a me ajudar?

Publicado:

Boas.

Eu tou ficando lixada e bem lixada :roll:

Parece que tudo o que faço corre mal, o co2 tava a bombar fixe, sem querer a mangueira subiu um pouco e notei que saía mais bolhas entao baixei, quando baixe ja nao saía, e agora a noite sai uma bolha praí de 40 em 40 segundos na segunda garrafa e na pedra difusora nao sai nada :lol:

Estou a desanimar imenso.

Desta vez fiz a receita certinha nao sei o que correu mal.

Need helppppppppppppppppppp!!!!!!!!!!!!!!! :wink:

Publicado:

olá!

não desanimes, o CO2 caseiro é assim mesmo :wink:.

tu subiste a pedra, logo a pressão diminuíu, por isso é que saíram muitas bolhas, mas, mais atrde ou mais cedo, voltava ao mesmo.

revê a vedação, já utilizei essa cola, e pude verificar que se originam pequenas fracturas que deixam o CO2 escapar.

revê bem isso.

Categoria: Humano.