Recommended Posts

Publicado

Boas

Ia começar a fazer um filtro externo com aquelas caixas dos telemoveis (acrilico) já li alguns posts sobre os filtros mas continuo com uma duvida

Duvida1: Quais as materias a usar para filtrar a agua

Ou seja ia criar dentro do filtro uma especie de labirinto em que a agua passava por todas as materias

Duvida 2: Posso colocar uma lampada uv por cima do filtro?

cumprimentos

Tdetone

Publicado:

Olá.

Tópico mudado para o Sub-Fórum correcto.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Matéria filtrante será constituida por duas "etapas", a 1ª será a Mecânica, que vai tirar a porcaria da água, seguidamente metes um pouco de lã para a limpar o que falta. Como 2ª etapa colocas uma material para a colónia de bactérias (Por exemplo, na Eheim o material onde fica alojada a colónia de bactérias é o Substract Pro).

Quanto ao colocar uma lâmpada UV por cima do filtro... Nem pensar! (a não ser que a luz do UV não se veja...)

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
Quanto ao colocar uma lâmpada UV por cima do filtro... Nem pensar! (a não ser que a luz do UV não se veja...)

Caso contrário matavas tudo quanto é bactérias úteis ao bom funcionamento do aquário.Uma lâmpada UV tem de estar depois da água já ter passado pelo filtro,ou seja antes de entrar no aquário.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

TDtone, eu uso a lã, e dentro dela uso purigen da seachem, ele deixa minha agua muito cristalina, compensa retirar o cxarvão ativo e coloca-lo no lugar.

Se seu filtro tiver um com espaço , experiemente colocar também cerâmicas, de boa qualidade como o siporax ou matrix, aqui no Brasil isto é muito comum.

ola pessoal. tenho duvidas, 1º onde posso comprar essa tal lã, e que tipo de lã estamos a falar?? depois é referente ás bacterias tb. onde fica essa zona das bacterias?? eu tb estou a pensar construir um aqua (cubo), mas filtros pensei em comprar um desses mais fracos. mas vejo que também se mete a tal lã, certo?

depois que tipo de lampada poderei comprar e pôr no cubo? como faxo os apoios alguem me ajuda??

abraco.

Editado por decao_46

boas

ainda nao tive grande tempo para continuar o projecto mas a minha ideia é fazer em acrilico um filtro com +/- 45x30x25 contituido por varias divisorias

1ª e 2ª divisoria serao para filtragens mecanicas a 3ª e quarta filtragens biologicas na 4ª levará o reactor de co2 na 5ª aquecer e na 6º a lampada uv esta ultima divisoria será completamente fechada para que os raios nao sejam prejudiciais

assim que possa coloco uma imagem com o desenho que estou a fazer

cumprimentos

Tdetone

Editado por tdetone
Publicado:

Agora a moda são os UV's, até apra quem ainda pouquissimo sabe disto.

Um dia destes alguem se queima e depois é uma treta.

DEIXEM-SE DE UV'S, SE NÃO TIVEREM EXPERIÊNCIA. O UV MATA. TUDO, MESMO PESSOAS, mas mais devagar, com cancro. CEGA!

No outro dia houve praí um a dizer que olhou para a lampada para ver se estava boa, porque não via a luz... :|

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

DEIXEM-SE DE UV'S, SE NÃO TIVEREM EXPERIÊNCIA. O UV MATA. TUDO, MESMO PESSOAS, mas mais devagar, com cancro. CEGA!

No outro dia houve praí um a dizer que olhou para a lampada para ver se estava boa, porque não via a luz...

num sei se com esse topico te estas a referir a minha experiencia no forum ou a minha experiencia de trabalho com uvs ,mas para que saibas tenho bastante experiencia neste tipo de coisas trabalho numa empresa em que fazemos maquinas especias por medida e quando digo fazemos faço parte da equipa que "pensa" no conjunto todo da maquina desde electricidade mecanica pneumática etc.Acho que posso dar uma boa ajuda a este forum no que se refere a conceitos de montagem e coisas do genero, como me podem dar a mim uma ajuda no que se refer aos aqarios.

Quanto a deixar-me de uvs só o vou aplicar pq os entidos deste forum dizem que é bom para o aquario portanto acho que bemvindas sao as criticas construtivas

cumprimentos

Tdezeb

Editado por tdetone
Publicado:

Estava a falar de todo o pessoal que agora viu escrito por aqui que os uv's são a melhor coisa desde a roda. Em certas situações, até pode ser, mas é perigoso.

É preciso avisar as pessoas disto. Pelo menos é essa a minha opinião.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Estava a falar de todo o pessoal que agora viu escrito por aqui que os uv's são a melhor coisa desde a roda. Em certas situações, até pode ser, mas é perigoso.

É preciso avisar as pessoas disto. Pelo menos é essa a minha opinião.

Acho que não é necessário exagerares. Os UV's são uma GRANDE ajuda para um aquário, e para um aquariofilista que tenha, por exemplo, peixes de grande qualidade ou raríssimos, o uso de UV é algo importante, serve para descanso para que um dia não chegue a casa e tenha um acidente.

O teu tipo de comentários poderia ir de encontro aos DIY, em que aí sim, brinca-se de certa forma com os filtros UV's. As marcas que comercializam filtros UV's submetem-nas a testes e cumprem normas de segurança Europeias, logo não estamos a brincar com ninguém.

Saindo do offtopic, tdetone, o uso de um UV para nano aquários não é necessário, pois estamos a falar de um ecossistema bastante pequeno, e onde é fácil, caso haja algum problema, fazeres trocas de água rápidas e eficazes!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Eu nunca tive nenhuma UV,até porque dá-me mais gozo,depois de um ataque de algas ter passado,de olhar para o aqua e saber que mesmo estando cheio de bactérias e algas microscópicas escondidas eu consegui derrota-las! É esse tentar derrotar as algas e manter o aqua impecavel que quanto a mim é o espirito da coisa.Também nunca tive um ataque de algas extremo,que tivesse de desmontar tudo,mas mesmo que tivesse tido,acho que continuava por optar não usar UV.

No futuro quando houver nanomáquinas a fazer a manutenção do aquário,a deixa-lo num brinquinho,o gozo todo da aquariofilia acabou...

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

No outro dia houve praí um a dizer que olhou para a lampada para ver se estava boa, porque não via a luz... :unsure:

Que exagero!!!!!

Os UV´s nem conseguem matar as bactérias se elas não passarem "devagarinho"... já para não falar de organismos mais complexos que não chegam a morrer...

Falas de uma lampada UV de "meia dúzia de Watts", como se ela fosse um laser... Não me alongando no off-topic, não é por estarmos expostos uns segundos aquelas lâmpadas que vamos ficar cegos. Aliás, maior deve ser a probabilidade de se apanhar um choque eléctrico.

Se ele não via a luz é porque ela estava apagada... as lâmpadas UV não emitem só UV! (a não ser que já tenham criado alguma - a preços comportáveis - que o faça, posso estar desactualizado)

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!