Desova Dos Meus Discus


marujo

Recommended Posts

boas pessoal

ao fim de mês e meio, no cubo, os meus discus resolveram fazer uma postura.

a minha dúvida é se devo continuar com as TPA,s logo a seguir á desova.

reparei que durante a limpeza de fundo a femea se assustou e começou a comer os ovos, será que é só para os guardar e voltar a colocar no cone? para segurança e para ter certeza que é casal coloquei uma rede em volta do cone.

outra dúvida é quanto á percentagem de azul de metileno, tenho a diluição de 10g por litro e pus no aqua de 120litros 10 ml. fiz bem? depois das TPAs devo meter mais?

agradecia resposta rápida pois já começam a ficar meia duzia de ovos fungados, sei que podem estar estéreis.

um abraço

joaquim marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

ao fim de mês e meio, no cubo, os meus discus resolveram fazer uma postura.

a minha dúvida é se devo continuar com as TPA,s logo a seguir á desova.

reparei que durante a limpeza de fundo a femea se assustou e começou a comer os ovos, será que é só para os guardar e voltar a colocar no cone? Não será concertezapara segurança e para ter certeza que é casal coloquei uma rede em volta do cone.

outra dúvida é quanto á percentagem de azul de metileno, tenho a diluição de 10g por litro e pus no aqua de 120litros 10 ml. fiz bem? 18 ml seria o correctodepois das TPAs devo meter mais?esquece as TPAS e limpa só...não alimentes

agradecia resposta rápida pois já começam a ficar meia duzia de ovos fungados, sei que podem estar estéreis.

um abraço

joaquim marques

 

Atenção que estas dosagens de A. M. não podem entrar em contacto com filtros

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que estas dosagens de A. M. não podem entrar em contacto com filtros

 

João como é que fazes isso?

 

Eu também tenho um filtro de esponja e não vejo como conseguir colocar A.M. sem prejudicar o filtro.

 

Será que podes dizer aqui ao pessoal como se deve fazer, sempre aprendemos qualquer coisinha mais, é que eu também tou nesta fase e boas ajudas são sempre bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...retirando o filtro...para dentro de um balde com agua do aqua.

JPM

 

Já agora durante quanto tempo é que fica o filtro fora de água? Ou seja quanto tempo é que dura o AM na água, e é seguro voltar a colocar o filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite pessoal

só agora recuperei o meu PC, por isso não foi possivel informar que os sacaninhas foram mais espertos, pois conseguiram entrar na rede e comer todos os ovinhos. Fico á espera que nova postura apareça por estes dias. Então agora tenho que limpar todo o A.M? ou já perdeu o efeito como no flagil por exemplo? É claro que estou a fazer TPAs de manhã e á noite de 20 a 30%.

um abraço pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olá pessoal

mais uma postura visualizada por mim, ontem, á hora de almoço. Um espectáculo digno de se ver. A fémea a colocar os ovos no cone parece uma máquina de costura.Incrivel. depois vem o macho por trás e faz o ponto invisivel.

para ficar mais entusiasmado, á noite ao inspecionar o comunitário deparo-me com dois discus a guardar uma quantidade de ovos. Como aqui sei que não há hipótese nenhuma de sucesso aspirei os ovos para um tuparuere, coloquei uma pedra difusora lá dentro e meti num aqua. Agora resta a paciencia, já agora quantas horas para a eclosão? se houver claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

marujo

 

os ovos demoram 3 dias a eclodir, depois são mais 3 dias (mais ou menos) para os peixinhos começarem a nadar de volta dos pais

 

mas como tiraste os ovos do cone ou do local onde a femea os pos e separaste-os dos pais, não sei se consegues safar algum, eu nunca utilizei essa tacnica lol por isso não sei se é viável mas, acho pouco provavel, pois nos primeiros dias os alevins alimentam-se somente do muco produzido pelos pais na altura da criação

Editado por miguel angelo 2

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal

os ovos que coloquei no tuparuere já eclodiram. peço ajuda aos mais entendidos, junto com o casal que está no cubo? Os ovos do cubo ainda não eclodiram deve ser Sábado isto se for casal porque ainda não está confirmado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como ja te tinha dito anteriormente nunca utilizei essa tecnica de incubar os ovos fora do aqua dos pais por isso nao sou a pessoa mais indicada para te dizer ao certo o que deves fazer, mas como também ja te tinha dito depois na eclosão dos ovos demoram mais ou menos 3 dias para começarem a nadar e nessa altura as suas primeiras alimentações vão ser o muco dos próprios pais, por isso era bom que os alevins estivessem ao pé dos pais mas como os retiraste dos mesmos não sei se eles não vão achar que eles são paparoca mas tenta (num comunitário não vale a pena claro, tens de passar o casal para um aqua á parte e só aí é que colocas os filhos com os pais lol)

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel criar sem os Pais, mas isso fazem os asiáticos e é muito complicado pois é à base de gema de ovo e muita água.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

olá pessoal

o alevins foram comidos.

até agora tenho estado caladinho não vá o diabo rezar alguma praga. quero dizer que já tenho alguns disquinhos agarrados aos pais isto já á dois dias.

queria saber quanto tempo os mantenho com os pais.

noutro cubo tambem nasceram alguns, outros fungaram. desovaram no termostato. os ovos que estavam na zona da resistencia fungaram todos. os que estavam daí para cima nasceram. não são muitos mas estou contentissimo. para um iniciado na matéria já é uma vitória. os experts na matéria que se pronunciem.

um abraço

joaquim marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais