Dário Santos Publicado Outubro 2, 2007 Publicado Outubro 2, 2007 (editado) Boas! Estava a pensar investir num Kit CO2 de Botija, mas andei a investigar, e tenho acesso a algum material de um café.. Mas tenho muitas dúvidas!! Penso que seja simples, mas ainda não percebi como funciona um Sistema de CO2 de botija.. A unica coisa que sei(ou que penso que sei), é que preciso da botija (como é óbvio), na própria botija encaixam os manómetros, certo? São dois não é? Um mede a pressão (BAR, já agora podem me esplicar melhor o que é só para ter uma noção?) e a outra mede o quê? tive a ver e no manómetro tinha: kg/cm3(cubico) é isto? Depois, dos manometros, é só sair o "tubo" que vai ter ao difusor? É assim tão simples? Quais as botijas que servem? É que a que tenho disponivel, penso que era de cerjeja ou vinho, e deve levar uns 15litros!!! Acho enorme.. Devo tentar encontrar menor? É possivel com este tamanho? ´Supostamente depois pago é mais para encher, e fico com CO2 pá vida toda! lol XD Se houver aqui alguém que tenha feito o mesmo que eu quero fazer, e que consiga tirar fotos do esquema de montagem, era muito bom! Peço desculpa pela quantidade de perguntas, mas tenho muitas dúvidas, que não consegui esclarecer aqui pelo fórum.. Obrigado a todos os que me responderem!! Um grande abraço! Editado Outubro 8, 2007 por dfilp Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
cfatelo Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 (editado) Boas! Estava a pensar investir num Kit CO2 de Botija, mas andei a investigar, e tenho acesso a algum material de um café.. Mas tenho muitas dúvidas!! Penso que seja simples, mas ainda não percebi como funciona um Sistema de CO2 de botija.. A unica coisa que sei(ou que penso que sei), é que preciso da botija (como é óbvio), na própria botija encaixam os manómetros, certo? São dois não é? Um mede a pressão (BAR, já agora podem me esplicar melhor o que é só para ter uma noção?) e a outra mede o quê? tive a ver e no manómetro tinha: kg/cm3(cubico) é isto? Depois, dos manometros, é só sair o "tubo" que vai ter ao difusor? É assim tão simples? Quais as botijas que servem? É que a que tenho disponivel, penso que era de cerjeja ou vinho, e deve levar uns 15litros!!! Acho enorme.. Devo tentar encontrar menor? É possivel com este tamanho? ´Supostamente depois pago é mais para encher, e fico com CO2 pá vida toda! lol XD Se houver aqui alguém que tenha feito o mesmo que eu quero fazer, e que consiga tirar fotos do esquema de montagem, era muito bom! Peço desculpa pela quantidade de perguntas, mas tenho muitas dúvidas, que não consegui esclarecer aqui pelo fórum.. Obrigado a todos os que me responderem!! Um grande abraço! Oi Dário. Relativamente aos manómetros, o primeiro dá-te a pressão dentro da botija, e o segundo a pressão de saída. Convinha além destes manómetros adicionares uma válvula de agulha que serve para um ajuste fino. É que dizem que apenas com os manómetros não se consegue regular o caudal exactamente, mas tb há quem tenha só os manómetros. Além disto, opcionalmente podes meter tb uma válvula solenóide, que não é mais que uma válvula que abre ou fecha consoante receba ou não corrente. Isto é útil para desligares a injecção de CO2 de noite. Ligas aquilo a um vulgar temporizador (o das luzes serve, e sincroniza ao mesmo tempo) e já está. Ligares isto a uma pedra difusora não é muito eficiente. Há reactores que te permitem dissolver melhor o CO2. cumps, Carlos Editado Outubro 2, 2007 por cfatelo Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Dário Santos Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 (editado) Bem, parece que não prócurei muito bem.. Encontrei aqui a resposta a algumas perguntas, nomeadamente sobre as ligações.. Oi Dário. Relativamente aos manómetros, o primeiro dá-te a pressão dentro da botija, e o segundo a pressão de saída. Convinha além destes manómetros adicionares uma válvula de agulha que serve para um ajuste fino. É que dizem que apenas com os manómetros não se consegue regular o caudal exactamente, mas tb há quem tenha só os manómetros. Além disto, opcionalmente podes meter tb uma válvula solenóide, que não é mais que uma válvula que abre ou fecha consoante receba ou não corrente. Isto é útil para desligares a injecção de CO2 de noite. Ligas aquilo a um vulgar temporizador (o das luzes serve, e sincroniza ao mesmo tempo) e já está. Ligares isto a uma pedra difusora não é muito eficiente. Há reactores que te permitem dissolver melhor o CO2. cumps, Carlos Uma das dúvidas com que fiquei do tópico que vi, foi a utilidade dos manómetros, e mesmo com o que disseste, não estou completamente esclarecido.. Indicão a pressão dentro e á saída da botija, mas servem só para observação/controlo certo? Se virmos que a pressão está muito alta, temos de deixar saír mais CO2, se for muito baixa, quer dizer que está a acabar e é necessário recarregar.. É assim, ou já estou a inventar de mais? Em relação á valvula de agulha, também já estive a ver que é importante, e amanha vou tentar ver se aqueles manómetros têm-na incluida.. E sim, também tenciono colocar a tal valvula selenóide, para ligar ao temporizador, mas essa vou mesmo ter de a comprar.. Quando disse difusor, referia-me áqueles de vidro.. realmente, ractores é a palavra correcta Obrigado pelas ajudas Carlos! Cumps. Editado Outubro 2, 2007 por dfilp Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
cfatelo Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 Bem, parece que não prócurei muito bem.. Encontrei aqui a resposta a algumas perguntas, nomeadamente sobre as ligações..Uma das dúvidas com que fiquei do tópico que vi, foi a utilidade dos manómetros, e mesmo com o que disseste, não estou completamente esclarecido.. Indicão a pressão dentro e á saída da botija, mas servem só para observação/controlo certo? Se virmos que a pressão está muito alta, temos de deixar saír mais CO2, se for muito baixa, quer dizer que está a acabar e é necessário recarregar.. É assim, ou já estou a inventar de mais? Sim, servem para o controlo da pressão. O primeiro indica-te a quantidade de CO2 ainda existente através da pressão. Quando chega ao vermelho é altura de recarregar . O segundo indica-te a pressão à saída, ou seja, quanto mais pressão à saída mais bolhas irão sair. Aí tentas regular para que o caudal de CO2 seja o que tu queres, p.ex. 1 bolha/segundo. Por teres uma grande pressão no primeiro manómetro não significa que tenhas de deixar sair mais CO2, apenas te indica que a botija está cheia. A quantidade regulas no segundo manómetro e convém que seja constante. Em relação á valvula de agulha, também já estive a ver que é importante, e amanha vou tentar ver se aqueles manotros têm.. Não têm, garantido. E sim, também tenciono colocar a tal valvula selenóide, para ligar ao temporizador, mas essa vou mesmo ter de a comprar.. Esta é opcional, mas sempre poupas CO2 com ela. Além disso, evitas a adição de CO2 durante o período nocturno, altura em que as plantas deixam de fazer fotossíntese e produzem também CO2. Quando disse difusor, referia-me áqueles de vidro.. realmente, ractores é a palavra correcta Também podes fazer/comprar reactores para acoplares à saída do filtro. Para mim estes são os mais eficientes. Obrigado pelas ajudas Carlos!Cumps. De nada cumps, Carlos. Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Dário Santos Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 Bem, parece que fiquei esclarecido, menos em duas coisas: - Onde arranjo, e quall o preço das valvulas de agulha? - Esses reactores não conheço.. Tens algum link que mostre um? Mais uma vez obrigado! Cumps. Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
cfatelo Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 Bem, parece que fiquei esclarecido, menos em duas coisas: - Onde arranjo, e quall o preço das valvulas de agulha? - Esses reactores não conheço.. Tens algum link que mostre um? Mais uma vez obrigado! Cumps. As válvulas de agulha podes arranjar em alguns sites, o da aquaristic acho que tem, Em lojas físicas não sei, mas há-de haver por aí... Preço depende, mas conta aí com uns 50eur. Quanto aos reactores: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=reactor http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=reactor http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&hl=reactor cumps, Carlos Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
Dário Santos Publicado: Outubro 8, 2007 Autor Publicado: Outubro 8, 2007 Boas pessoal! Tenho dois manometros aqui por casa, um duplo: Permite ligar a mesma botija a 2 difusores/reactores de CO2. e um normal: A minha duvida é esta: Para que serve isto? Esta selado com um fio metalico, por isso pareceme ser qualquer coisa de segurança.. Mas pelo menos no manomtero normal, dá para retirar, pois é um peça que faz a ligação da botija ate ao manometro, propriamente dito.. tirando esta peça, a peça da torneira enrrosca directamente no manometro.. Esta peça é util? Essencial? Dispensavel? Obrigado por eventuais respostas Cumps. Citar Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
Luis carrilho Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 Oi Dário. Relativamente aos manómetros, o primeiro dá-te a pressão dentro da botija, e o segundo a pressão de saída. Convinha além destes manómetros adicionares uma válvula de agulha que serve para um ajuste fino. É que dizem que apenas com os manómetros não se consegue regular o caudal exactamente, mas tb há quem tenha só os manómetros. Além disto, opcionalmente podes meter tb uma válvula solenóide, que não é mais que uma válvula que abre ou fecha consoante receba ou não corrente. Isto é útil para desligares a injecção de CO2 de noite. Ligas aquilo a um vulgar temporizador (o das luzes serve, e sincroniza ao mesmo tempo) e já está. Ligares isto a uma pedra difusora não é muito eficiente. Há reactores que te permitem dissolver melhor o CO2. cumps, Carlos Ó Fatélo (tens a do "Rodrigues" paga ),ele póde ainda fazer melhor,faz como eu,tenho a botija de CO2 ligada á valvula solenoide,esta por sua vez está ligada a um medidor controlador de PH que por sua vez está ligado a um temporizador,resultado,durante o dia o CO2 mantem o nivel de PH desejado e regulado no medidor/controlador e niveis de CO2 que sejam aceitaveis,de noite o temporizador desliga tudo e a agua aumenta o teor de O2 dissolvido pelo movimento superficial da agua causado pela saida do filtro,simples e sem stresses. Citar
AGA Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 (...) tenho a botija de CO2 ligada á valvula solenoide,esta por sua vez está ligada a um medidor controlador de PH que por sua vez está ligado a um temporizador,resultado,durante o dia o CO2 mantem o nivel de PH desejado e regulado no medidor/controlador e niveis de CO2 que sejam aceitaveis,de noite o temporizador desliga tudo e a agua aumenta o teor de O2 dissolvido pelo movimento superficial da agua causado pela saida do filtro,simples e sem stresses. Boas. Eu não tenho um sistema tão sofisticado, ou seja, não tenho controlador de pH. No entanto, gostava de esclarecer uma dúvida: se tens a solenóide ligada ao controlador de pH porque tens um temporizador a desligar tudo à noite? Não seria melhor deixar o próprio controlador desligar/ ligar de acordo com o pH? Se for o controlador a fazer o trabalho "é certo" que não vais ter variações de pH, mesmo à noite... Já que tens o controlador de pH porque só o deixas controlar durante o dia? (o meu sistema desliga com temporizador, mas já me tenho questionado se o CO2 não vai diminuindo mais do que eu quero... apesar de não existir fotssíntese de noite, claro). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
AGA Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 Bem, parece que não prócurei muito bem.. Encontrei aqui a resposta a algumas perguntas, nomeadamente sobre as ligações..Uma das dúvidas com que fiquei do tópico que vi, foi a utilidade dos manómetros, e mesmo com o que disseste, não estou completamente esclarecido.. Indicão a pressão dentro e á saída da botija, mas servem só para observação/controlo certo? Se virmos que a pressão está muito alta, temos de deixar saír mais CO2, se for muito baixa, quer dizer que está a acabar e é necessário recarregar.. É assim, ou já estou a inventar de mais? Em relação á valvula de agulha, também já estive a ver que é importante, e amanha vou tentar ver se aqueles manómetros têm-na incluida.. E sim, também tenciono colocar a tal valvula selenóide, para ligar ao temporizador, mas essa vou mesmo ter de a comprar.. Quando disse difusor, referia-me áqueles de vidro.. realmente, ractores é a palavra correcta Obrigado pelas ajudas Carlos! Cumps. O manómetro da botija dá para controlar se ela está a necessitar de recarga em breve... enquanto tem CO2 líquido, a pressão mantém-se +- constante (varia ligeiramente com a temperatura). Assim que começa a baixar... está a acabar... O outro manómetro é a pressão de "trabalho". Como a pressão da garrafa é grande, por questões de segurança e não só, há um redutor de pressão, depois do redutor há um novo manómetro para que se saiba a que pressão está a sair o CO2. Se reparares a escala do 2º manómetro é muito mais curta. Para difundir para o aquário as pressões recomendadas são inferiores a 1 bar. O meu fabricante recomenda em torno dos 0,3. Já vi num post um membro que "calibrou" aquilo a 0,5 e disse que estava bem. Quanto à válvula de agulha... duvido que isso tenha. Se consegures um fluxo adequado com a torneira (válvula) normal, tudo bem, mas com a de agulha é certamente mais fácil (eu sempre tive de agulha, mas acho que há pessoal que consegue com a outra... muitas horas a tentar?). Os difusores de vidro são mesmo difusores (não confundir com as pedras difusoras). Há outro sistema que funciona com reactores, mas o processo é diferente da difusão. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
Godlike Publicado: Outubro 8, 2007 Publicado: Outubro 8, 2007 Boas pessoal!Tenho dois manometros aqui por casa, um duplo: Permite ligar a mesma botija a 2 difusores/reactores de CO2. e um normal: A minha duvida é esta: Para que serve isto? Esta selado com um fio metalico, por isso pareceme ser qualquer coisa de segurança.. Mas pelo menos no manomtero normal, dá para retirar, pois é um peça que faz a ligação da botija ate ao manometro, propriamente dito.. tirando esta peça, a peça da torneira enrrosca directamente no manometro.. Esta peça é util? Essencial? Dispensavel? Obrigado por eventuais respostas Cumps. Olha essa peça q referes em tirar... é 1 válvula de descarga... isso serve para evitar pressão excessiva.... passo a explicar imagina q abres isso ao max... logo vais ter pressao com fartura.... logo essa valvula serve para isso nao rebentar pois descarrega o excesso de pressão.. Citar Cumps
Luis carrilho Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 (editado) Boas. Eu não tenho um sistema tão sofisticado, ou seja, não tenho controlador de pH. No entanto, gostava de esclarecer uma dúvida: se tens a solenóide ligada ao controlador de pH porque tens um temporizador a desligar tudo à noite? Não seria melhor deixar o próprio controlador desligar/ ligar de acordo com o pH? Se for o controlador a fazer o trabalho "é certo" que não vais ter variações de pH, mesmo à noite... Já que tens o controlador de pH porque só o deixas controlar durante o dia? (o meu sistema desliga com temporizador, mas já me tenho questionado se o CO2 não vai diminuindo mais do que eu quero... apesar de não existir fotssíntese de noite, claro). Cumps Questão pertinente sem duvida ,bom o tópico é do dfilp,mas espero que ele não se importe de eu responder,de momento a unica razão para estar tudo a desligar á noite é por uma questão de poupar CO2 numa altura em que ele não é necessario,mas em principio vou alterar isso pq estou a chegar á conclusão que se gasta mais CO2 a recuperar o valor de PH que entretanto foi subindo durante a noite do que deixar 24 sobre 24h com a solenoide a abrir de vez em quando e a manter o valor de PH estavel. Outra razão pq ainda está tudo a desligar durante a noite é pq ainda não comprei um teste de O2 e tenho duvidas para que valores cairá no periodo nocturno,lembra-te que de dia mesmo havendo injecção de CO2,a fotossintese das plantas está a libertar O2,já durante a noite tudo dentro do aquario(peixes e plantas)está a consumir O2 e a libertar CO2 e se em cima disso continuar a haver injecção de CO2...os niveis de oxigenio podem cair bastante,por isso vou testar esses valores pra depois decidir melhor,mas é sem duvida um equilibrio delicado. Um abraço. Editado Outubro 9, 2007 por Luis carrilho Citar
cfatelo Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 (editado) Questão pertinente sem duvida ,bom o tópico é do dfilp,mas espero que ele não se importe de eu responder,de momento a unica razão para estar tudo a desligar á noite é por uma questão de poupar CO2 numa altura em que ele não é necessario,mas em principio vou alterar isso pq estou a chegar á conclusão que se gasta mais CO2 a recuperar o valor de PH que entretanto foi subindo durante a noite do que deixar 24 sobre 24h com a solenoide a abrir de vez em quando e a manter o valor de PH estavel.Outra razão pq ainda está tudo a desligar durante a noite é pq ainda não comprei um teste de O2 e tenho duvidas para que valores cairá no periodo nocturno,lembra-te que de dia mesmo havendo injecção de CO2,a fotossintese das plantas está a libertar O2,já durante a noite tudo dentro do aquario(peixes e plantas)está a consumir O2 e a libertar CO2 e se em cima disso continuar a haver injecção de CO2...os niveis de oxigenio podem cair bastante,por isso vou testar esses valores pra depois decidir melhor,mas é sem duvida um equilibrio delicado. Um abraço. Ó Rodrigues tu tens aí um sistema todo xpto, mas com um controlador de pH talvez seja útil deixar ligado mesmo de noite, mas é como dizes, desde que o O2 não desça a valores perigosos. E deixas de precisar da solenóide. Dário, quanto à questão que colocaste, já foi respondida, aquilo é uma válvula de emergência para evitar que haja pressão em demasia. abx, Carlos Editado Outubro 9, 2007 por cfatelo Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <--
FACS Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 (editado) Bem, parece que fiquei esclarecido, menos em duas coisas: - Onde arranjo, e quall o preço das valvulas de agulha? Mais uma vez obrigado! Cumps. Boas Em qualquer casa que comercializa produtos pneumáticos devem ter por exemplo:www.camozzi central.com/site/WF_Selezione_Guidata.aspx?ID_COUNT=selezione_guidata_automatiche&LN=1 o preço não deve exceder os 7,00€, na linguagem do ar comprimido são os reguladores de fluxo de ar para os componentes. Cumps Editado Outubro 9, 2007 por FACS Citar
Recommended Posts