Recommended Posts

Publicado

Estou a fazer um aqua salgado, para corais e peixes, de 546 litros. Comecei pelo móvel.

A dúvida é a seguinte:

Como vou por uma sump e ainda não sei bem qual o esquema de filtragem que vou ter, queria saber se deixo alguma respiração na parte debaixo do móvel(por ex:respiradouros laterais), ou se pode ser fechado(apenas com buracos para tubagens e portas).

A minha ideia é que se puder fechá-lo, deixando apenas portas de acesso e buracos para tubagens, posso por lã de rocha entre as paredes do movel para reduzir ao mínimo o ruído.

Espero que me tenho feito entender...

Alguém me pode ajudar?

Estou a documentar tudo com fotos. No final (ainda demora) vou postar aqui no fórum.

Já li bastante sobre salgados e continuo com dúvidas sobre filtragem.

Existem vários tipos de filtragem e depois ainda se podem associar uns com outros, de maneira que não sei o que vou por na minha Sump, além de rocha viva. Também me podem ajudar neste sentido?

Obrigado

Miguel Costa

Publicado:

Utiliza a função pesquisar do forum, ok?! Terás lá toda a informação necessária em relação a como montar um aquário salgado. Metodos de filtragem, etc... 8)

Não custa nada, temos de poupar as mensagens porque senão o forum corre o risco de ficar sem espaço. :wink:

Por esta razão e porque já muitas vezes foi dito o mesmo a outros membros e parece não surtir efeito, não vou responder a nenhuma das tuas perguntas. Não leves a mal, mas vais ver que este forum já tem toda a informação necessária que precisas, está certo? :D :D :D

Em relação ao móvel, também estou a fazer o meu, podemos trocar ideias se quiseres ;)

A lã de rocha é realmente uma boa ideia, mas assim de repente estou a ver um inconveniente, para já, que é: O calor. A lã para alem de reduzir o som, como disseste, também mantem a temperatura e pode ser perigoso. A não ser que coloques respiradores, como disseste mas mesmo assim... :P

O que podes fazer é colocar umas ventoinhas de daquelas de PC dentro do móvel para "arejar" e arrefecer a temperatura. No verão pode ser problemática.

Em relação à questão do som, já vi vários sistemas com sump e tenho um, e ao que julgo saber o maior barulho está no próprio aquário e não propriamente na sump. A bomba de retorno não faz barulho nenhum (pelo menos as OR, não fazem) o que faz barulho é a água a entrar no passa-muros/coluna-seca/tubo de descarga.

Se ainda não compráste a bomba de retorno, o conselho que te posso dar é para teres o menor caudal possível na bomba de retorno. Eu tenho um aquário de 120l e como a bomba de retorno é de 3500l/H, o fluxo com que a água circula faz com que exista algum barulho (ar misturado com água). Por isso esta situação da bomba, conjugado com o maior(s) diâmtro(s) possível no(s) furo(s) do aquário´, é o melhor para reduzir o barulho ao máximo.

Resumindo, para reduzir barulho de origem, o melhor é:

- O menor caudal possível da bomba de retorno.

- O maior diâmetro possível do(s) furo(s).

Depois pode-se amenizar a coisa com um durso standpipe e coisas do género, mas se tiveres um grande caudal a circular, não é isso que te irá diminuir o barulho :)

Mas essa ideia da lã, para outros efeitos, não está nada mal pensada, não senhor ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Olá Miguel,

Deves manter a parte de baixo do móvel (cabine) – onde vai ficar a sump – arejada. O ar tem de circular caso contrário vais ter condensação e um ambiente extremamente húmido. Podes optar por um móvel sem parte de trás ou com grandes aberturas – funciona se não encostares o móvel completamente à parede.

Quanto à filtragem utiliza rocha viva e areia viva. Na sump podes colocar também rocha viva - tens é de ter o cuidado de remover de tempos a tempos os sedimentos que aí se acumulam. Na sump deves colocar também um bom escumador.

Num aquário de recife tens também de ter uma boa iluminação (HQI) e muita corrente (10.000l para o teu aquário).

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:
e muita corrente (10.000l para o teu aquário)
10.000? Eu colocaria mais para os 15.000. 10.000 litors/hora nem é
muita corrente
.

Estou à tempos para escrever um post sobre circulação, quando tiver um tempinho coloco-o aqui, depois debate-se lá este tema. :P

Publicado:

Bem, acho que vou pensar em fazer um misto de isolamento sonoro com ventiladores(buracos ou ripas de madeira separadas) na traseira do móvel. Afasto uns 10cm o móvel da parede e ainda meto na parede a todo o comprimento do móvel uma película fina de cortiça para amortecer um pouco o som que ainda sai, e evitar humidades na parede.

Que acham?

Quanto ao barulho da água, não é isso que me incomoda. O que eu tenho medo é do ruido desconfortável dos motores. Fica sempre um zumbido, por pouco que seja que nos dá cabo da cabeça. :wink:

Publicado:

Parece-me bem, mas como te disse, no meu caso pelo menos, não oiço barulho nenhum vindo da sump. Seja movimentação de água, seja qualquer outro equipamento.

Publicado:
Parece-me bem, mas como te disse, no meu caso pelo menos, não oiço barulho nenhum vindo da sump. Seja movimentação de água, seja qualquer outro equipamento.

O que tens da tua sump? podes descrever-me o teu sistema?

Obrigado

Publicado:

Olá Miguel,

Parece-me que vais ter muito trabalho para nada. As ventoinhas fazem mais barulho do que as bombas do aquário. Quanto à circulação de ar que a cabine deve ter basta deixares o móvel afastado 5 cm da parede e não colocares parte de trás, desta forma a humidade dissipa-se para o ar.

Como já foi dito a fonte causadora de maior ruído é tão simplesmente a água do aquário a escorrer para a sump.

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Ok, Obrigado a todos.

Se as bombas não se ouvem, como dizem, vou esquecer a parte da lã de rocha.

A água a correr gosto de ouvir. É relaxante.

Miguel