Recommended Posts

Publicado (editado)

Bem eu comecei agora o hobby de aquariofilista e decidi ir apanhar uns baldes de areia a porto covo mas o que acontece é que a areia é tão fina que já há dois dias que continua a pairar no aqua e não asenta ainda por cima com as bombas ligadas aquilo é um turbilhão. Alguma ideia para a areia assentar ou assim ? :)

Editado por cancer
Publicado:

Se essa areia é para um aquário de água salgada, acho que devias primeiro pesquisar um pouco, pois existe uma grande dúvida se a areia poderá ser ou não utilizada em aquários de recife, visto "largar" sílica, o que segundo algumas opiniões, poderá ser prejudicial para o ecosistema que tentamos manter no aquário... o ideal é usar mesmo areia ou areão de coral... mas isso é só a minha opinião...

Areia fina da praia, fica bem é em aquário de ciclídeos... :multi:

Publicado:

Pois...é o que o zaad disse!

Se estás a montar um reef, esquece essa areia, pois vais ter problemas de algas e mais outros!

O melhor é mesmo comprares areão de coral moidõ e não muito fino, senão tens problemas como os que referiste!

Publicado:

Estou a tentar recriar o ecossistema da nossa costa não um reef desculpem não ter especificado. axam se ajuda se deitar sobre a areia uma camada de areia coralina?

Publicado:

Basta lavares bem essa areia ou então colocares um pouco de areia mais grossa por cima...

Já agora ajudava saber o SETUP do akua, até pode ser que estejas a usar umas bombas sobredimensionadas para o teu aquário

• 4 semanas depois...
Publicado:
Bem eu comecei agora o hobby de aquariofilista e decidi ir apanhar uns baldes de areia a porto covo mas o que acontece é que a areia é tão fina que já há dois dias que continua a pairar no aqua e não asenta ainda por cima com as bombas ligadas aquilo é um turbilhão. Alguma ideia para a areia assentar ou assim ? :(

;) Olá, cancer.

Deixa-me começar por dizer-te que, já puseste o pé na argola.

Mesmo que estejas a tentar recriar um biótopo da nossa costa, o melhor é sempre areia com granulometria média, tens de existir fluxo rico em Oxigénio entre grãos. Irás perceber a importância deste tópico mais tarde.

Se montaste à pouco tempo ainda estás a tempo de voltar a trás e eventualmente fazer bem feito.

Aconselho-te a retirar toda a areia e pôr uma mais grossa.

:idea:

Parte bocados de wetrocha da praia e fazes o mehor substracto possível.

Assegura-te de que existe uma boa corrente de fluxo coerênte em todo o biótopo.

Não te esqueças da reposição da água, sempre água doce e nunca da torneira.

Atenção à temperatura da água. À nossa latitude as águas são mais frias do que em latitudes de recife.

Confere com regularidade os parâmetros básicos da água.

Boa sorte.

:Fade-color Oz33