Recommended Posts

Publicado: (editado)
Boas

como o topico diz eu tenho uma ampularia devoradora, que me anda a comer as folhas novas das plantas.

o que é que faço?

cump.

Olá.

Sem foto é complicado identificar a ampulária que tens, mas possivelmente será uma Pomacea Caniculata.

A soluçao é retirá-la para outro aquário onde existam apenas plantas de folha rija ( embora não tenha experiencia para garantir que não lhe tocam), ou para um aquário sem plantas.

Editado por Paulo Castanheira
Publicado:

Boas,

A primeira coisa que podes fazer é verificar ou confirmar onde a compraste se é mesmo uma pomacea brigedsi (tinha aqui um link, a ver se logo o coloco). Se for, podes colocar por exemplo 1 ou 2 rodelas de batata, ou alface meio escaldada,... e deixas lá estar 2 dias. Tem atenção depois sobretudo aos nitratos.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

boas

a que tenho é uma Pomacea bridgesi ao prencipio ela não atacava as plantas mas agora a Limnophila sessiliflora e a Hygrophila polysperma nas folhas novas é que sofrem.

tenho um nano com alevins de guppy não ha problema de coloca-la la?

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
Boas,

A primeira coisa que podes fazer é verificar ou confirmar onde a compraste se é mesmo uma pomacea brigedsi (tinha aqui um link, a ver se logo o coloco). Se for, podes colocar por exemplo 1 ou 2 rodelas de batata, ou alface meio escaldada,... e deixas lá estar 2 dias. Tem atenção depois sobretudo aos nitratos.

elas comem a alface escaldada (em agua quente)??

cumps luis

Abraço

Publicado:

Boas,

Já tive o mesmo problema e tive que a dar, a minha Hygrophila Polysperma e a Bacopa Australis ficaram dizimadas... Arranja antes neritinas natalensis :D

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Publicado:
Boas,

Já tive o mesmo problema e tive que a dar, a minha Hygrophila Polysperma e a Bacopa Australis ficaram dizimadas... Arranja antes neritinas natalensis

não se alimentam de plantas tambem?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Nem as Neritinas nem as Pomacea Bridgesi comem folhas novas.Só se tiverem muita fome. Dás regularmente legumas meio cozidos,tipo nabo,batata,cenoura,espinafre,etc? As Caniculata sim,devoram tudo o que é planta.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Acabei mesmo agora de dar as minhas pomaceas exactamente por causa disso.

E dava-lhes alface.

Por isso dei-as, com grande pena, pois enquanto tinha algas e folhas mortas, elas nao tocavam nas plantas, fizeram alta limpeza às green spot.

As anubias ficaram limpas.

Ultimamente, só comiam folhas novas. ;)

Vou tentar as neritinas...

Cumprimentos

Publicado:
Nem as Neritinas nem as Pomacea Bridgesi comem folhas novas.Só se tiverem muita fome. Dás regularmente legumas meio cozidos,tipo nabo,batata,cenoura,espinafre,etc? As Caniculata sim,devoram tudo o que é planta.

Então as minhas passavam fome......

Publicado:

Eu ainda hoje dei um bocado de couve cozido à minha Pomacea Bridgesi, foi logo lá come-la. ;)

assinatura5je0.jpg
Publicado: (editado)
enquanto tinha algas e folhas mortas, elas nao tocavam nas plantas, fizeram alta limpeza às green spot.

As anubias ficaram limpas.

pois o meu problema é o mesmo, assim que acabou pumba!!!! folhas novas para a barriga!!

a loja de onde ela veio no aqua que estava, não tinha nada para comer e estavam lá pelo menos 20 ampularias.

Editado por NMCL

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:
pois o meu problema é o mesmo, assim que acabou pumba!!!! folhas novas para a barriga!!

a loja de onde ela veio no aqua que estava, não tinha nada para comer e estavam lá pelo menos 20 ampularias.

Pois...infelizmente é o prato do dia.Como são caracois e devem comprar ao preço da chuva,muitas lojas simplesmente metem os caracois e não lhes dão de comer. Comem o que sobra dos peixes e pronto.Mas é insuficiente para uma ampularia se manter com saude.O mais normal é vermos as cascas vazias no fundo dos aqua das lojas. Tenho 4 ampularias grandes e não sei quantas bebes,ponho uma cenoura meio cozida e devoram-na.2 x por semana legumes têm de estar incluidos na dieta.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:
Pois...infelizmente é o prato do dia.Como são caracois e devem comprar ao preço da chuva,muitas lojas simplesmente metem os caracois e não lhes dão de comer. Comem o que sobra dos peixes e pronto.Mas é insuficiente para uma ampularia se manter com saude.O mais normal é vermos as cascas vazias no fundo dos aqua das lojas. Tenho 4 ampularias grandes e não sei quantas bebes,ponho uma cenoura meio cozida e devoram-na.2 x por semana legumes têm de estar incluidos na dieta.

obrigado pela ajuda zogli e resto do pessoal.

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Podias dar-me a receita dessa cenoura? É com casca ou sem casca?

assinatura5je0.jpg
Publicado:
Podias dar-me a receita dessa cenoura? É com casca ou sem casca?

Sim,eu também raspo ligeiramente a casca da cenoura,embora possas dar também com a casca,que é onde está muita vitamina. Cuidado não dês muito cozida senão desfaz-se na água e suja muito. Quando conseguires espetar um garfo na cenoura está boa. O nabo também dou só um entalão,e também dou espinafre,batata,etc.

Os legumes devem estar no max. 2 dias na água,senão começam a apodrecer.

Zog Li

Publicado:
Sim,eu também raspo ligeiramente a casca da cenoura,embora possas dar também com a casca,que é onde está muita vitamina. Cuidado não dês muito cozida senão desfaz-se na água e suja muito. Quando conseguires espetar um garfo na cenoura está boa. O nabo também dou só um entalão,e também dou espinafre,batata,etc.

Os legumes devem estar no max. 2 dias na água,senão começam a apodrecer.

Muito obrigado. :)

assinatura5je0.jpg