Pomacanthus imperator (com pintas)

Recommended Posts

Publicado

Boas!!

Será que alguém me podia ajudar? Eu tenho um Pomacanthus imperator, há uma semana. De ontem para hoje ganhou duas pintas do tamanho da cabeça de uma alfinete na sua barbatana direita.

Eu já tive Oodinium, no meu aquário e costumo curar com OdiCont da BioPlast.

A minha pergunta é se este peixe tem a mesma doença e preciso de a curar de outra forma? Ou simplesmente deixo estar?

Um abraço e obrigada por toda a ajuda, que me possam dar!!!

Publicado:
Será que alguém me podia ajudar? Eu tenho um Pomacanthus imperator, há uma semana. De ontem para hoje ganhou duas pintas do tamanho da cabeça de uma alfinete na sua barbatana direita.

Viva Oliveira,

Não dá para colocar uma foto?

Em princípio, se são duas pintas brancas será o Cryptocaryon, pois o Odínio parece que o corpo fica coberto de uma película aveludada às pintinhas, mas nada como ver uma foto do peixe :roll: .

Cumps.

Rui Bessa

Publicado:

Viva Oliveira

Provavelmente é Cryptocarium . Se tiveres um aquário equilibrado com boa circulação , uma boa qualidade de água ( amonia e nitritos a zero e nitratos abaixo de 40 mg/ litro para peixes excepto borboletas para os quais devem estar mais baixos, e potencial redox acima de 300 mv ), espaço ( para um imperador adulto o minímo devem ser 450 lt), não tiveres mais anjos grandes e se o peixe estiver a comer não precisas de fazer nada; as pintas desapareceram assim que o peixe recuperar da quebra transitoria de imunidade . Se o peixe deixar de comer ,se respirar com dificuldade ou se as pintas alastrarem e sobretudo se aparecerem manchas brancas formadas por pequenos pontos tens que tratar, o mais depressa possível, com um produto á base de cobre mantendo uma concentração constante de 0,15 a no max 0,20 mg / lt durante 2 semanas .

O ideal seria fazê-lo num aquário à parte( obrigatorio se tiveres invertebrados ) para não dares cabo dos invertebrados e da rocha viva .

Se o ictio e o oodinuium forem recorrentes no teu aquário ,deverás repensar o teu "set up " e sobretudo evitares especies territoriais, para as quais poderás não ter um volume de água suficiente .

Os anjos grandes são peixes fascinantes mas para serem mantidos a longo prazo necessitam de muito espaço,uma filtração natural à base de uma grande quantidade de rocha viva e de uma nutrição adequada ( comida congelada com esponjas - SFBB food for angels and butterflyes-, misis e krill enriquecidos com vitaminas , nori ,e uma comida liofilizada à base de várias algas marinhas - reefgel- )

Cump.

Rui