Recommended Posts

Publicado (editado)

boas,

Tenhu um aqua de 200L há 9 meses e antes de ontem reparei que um escalar nao comia.. ontem reparei que a barbatana caudal dele estava a ficar toda rasgada e com "riscos" vermelhos e que outro escalar nao comia também mas que o corpo estava normal... Hoje o primeiro escalar nao come, está com a barbatana pior, a ficar sem cor no corpo, e está sempre em cima a respirar; o outro escalar continua sem comer mas o corpo nao apresenta maselas; uma coridora marmore morreu!

Que se está a passar? como devo agir?

pH=7.5

nitritos e amónia=0

nitratos=20/40mg/L

kH=5

- valores estáveis há muito tempo

não houve nenhuma TPA recente... apenas reposição de àgua devido a evaporação (água vinda directamente da torneira para o aqua, com o mesmo pH e kH); a àgua que costume usar nas TPAS também vem directamente da torneira e não uzo anti-cloro... ligo a bomba de ar... aponto a mangueira para o vidro e precciono a ponta da mangueira (de modo a fazer aquelas bolhinhas) para fazer sair o cloro mais depressa... como sei que muita gente faz assim... eu também o faço há muito mês e nunca tive problemas....

Nota: os peixes que parecem com problemas e o que já morreu já estão no aqua há muito tempo

Obrigado

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Publicado:

Boas

Vê as respostas que deram ao "Marinho". Em principio deverás ter lá as respostas.

Eu estou com os mesmos problemas com os meus escalares que em dois dias morreram 2 e tenho um terceiro em vias de quinar tambem. Deixaram de comer e dois dias depois foram-se. Hoje um dos vivos deitou pelas fezes um parasita. Parecia um cabelo com +- 6/7 cm. Faz o tratamento com o Flagyl como está dada a explicação ao "Marinho"

Boa sorte