Diogo HC Matias Publicado Setembro 28, 2007 Publicado Setembro 28, 2007 Boas! Achei que devia dar um ar mais natural ao meu aquario e como tenho bastante espaço sem nenhuma decoração e também já decidi retirar algumas coisas para dar lugar a outras optei por tratar um tronco. Para tal fui ao limoeiro do meu avô que como não é uma arvore resinosa creio dar-se bem dentro do aquario. Como cortei uma tranca ainda verde tive de a secar e vim aqui ao forum ver se existia alguma tecnica para a secar mais rapido... Li coisas como micro ondas e forno, mas como o meu micro ondas é demasiado pequeno para o tronco (deve ter uns 30 cm) pu-lo no forno com muito cuidado durante cerca de uma hora a trabalhar a força toda e dps deixei-o la mais uma hora enquanto o forno arrefecia. Será que ele já está seco depois deste tratamento? LOL Se ainda não tá seco com o calor por que passou acho que so vou ter tronco daqui a um ano Passos seguintes? Lavar com água com lixivia(cloro) para "matar" as restantes partes que poderiam apodrecer e várias lavagens com água em ebulição e sal? Algum conselho ou estou a fazer bem? Cumprimentos aquariofilicos! Citar
JoaoRibeiro Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 Boas, deixo aqui um texto de um user deste site, que penso que tirará as duvidas e que inclusivé já foi usado noutro tópico sobre tratar troncos. Explica bem o processo todo desde a escolha e a secagem (pelo qual já passaste) até ao tratamento. "Nada como experimentares Apanhas as raizes que gostas, deixas secar bem, depois de bem secas metes dentro de água com um peso em cima para afundar, vais fazendo várias trocas de água. Ferves e tentas limpar tudo o que te pareça que se vá soltar do tronco mais tarde. Voltas a colocar dentro de água e a fazer trocas de água durante +/-3 semanas. Retiras novamente para ferver e voltas a afundar, mas desta vez colocas em água salgada durante +/- 2 semanas. Depois voltas a ferver e lavas bem em água doce. Se durante este processo todo não se tiver começado a desfazer ou a ganhar bolor, fazes um teste. Tiras um pouco do tronco e colocas num aquário pequeno com água do aquário onde queres meter o tronco e um peixe. Sei que não se deve fazer testes em animais, mas é mais facil de ajudar um peixe que todos os habitantes do aquário, caso o tronco liberte alguma substância toxica. Tenta ver que arvores ou arbustos estão perto do buraco." - texto de João Abóbora Espero que o João Abóbora não se importe de o ter citado Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
Diogo HC Matias Publicado: Setembro 28, 2007 Autor Publicado: Setembro 28, 2007 Boas, deixo aqui um texto de um user deste site, que penso que tirará as duvidas e que inclusivé já foi usado noutro tópico sobre tratar troncos. Explica bem o processo todo desde a escolha e a secagem (pelo qual já passaste) até ao tratamento. "Nada como experimentares Apanhas as raizes que gostas, deixas secar bem, depois de bem secas metes dentro de água com um peso em cima para afundar, vais fazendo várias trocas de água. Ferves e tentas limpar tudo o que te pareça que se vá soltar do tronco mais tarde. Voltas a colocar dentro de água e a fazer trocas de água durante +/-3 semanas. Retiras novamente para ferver e voltas a afundar, mas desta vez colocas em água salgada durante +/- 2 semanas. Depois voltas a ferver e lavas bem em água doce. Se durante este processo todo não se tiver começado a desfazer ou a ganhar bolor, fazes um teste. Tiras um pouco do tronco e colocas num aquário pequeno com água do aquário onde queres meter o tronco e um peixe. Sei que não se deve fazer testes em animais, mas é mais facil de ajudar um peixe que todos os habitantes do aquário, caso o tronco liberte alguma substância toxica. Tenta ver que arvores ou arbustos estão perto do buraco." - texto de João Abóbora Espero que o João Abóbora não se importe de o ter citado Pois... portanto o ideal era msm dar-lhe umas valentes semanas de água salgadinha. O problema é que daqui a essas semaninhas começo a não ter tempo pra fazer o tratamento dele convinentemente (faculdade não perdoa), e portanto tava a tentar acelarar um bocadinho o processo! Mas a parte do teste pareceu-me interessante. Mais um tempinho e vai um pedaço directamente para a minha beteira. Fartei-me de ler comentarios pelo forum sobre águas castanhas, mas o meu tronco não deixa nada castanho. Nos primeiros dias deixava sim um agradavel cheirinho a limão! Ih Ih Outra pergunta: a casca da arvore tem de ser arrancada? É que não sei se estão a ver o que é um limoeiro mas se arrancarmos a casca daquilo fica um bocado sem graça... Mas com casca fica com muito aspecto de raiz de planta amazonica! Citar
JoaoRibeiro Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 A questão de remover a casca é para evitar apodrecimentos e\ou pedaços de casca que mais tarde se separem. Penso que é um risco, mas também há casos com casca que se deram bem... tens é de ver como está a reagir o tronco. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
Diogo HC Matias Publicado: Setembro 28, 2007 Autor Publicado: Setembro 28, 2007 ok obrigado pelos esclarecimentos ... é que tb já li que so era necessário arrancar a casca caso ela se desprendesse dps no aquario... e o tipo de casca do limoeiro é muito dificil de "arrancar"! por isso se ela aguentar bem os tratamentos vai pra dentro do aquario com casca! Citar
JoaoRibeiro Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 Tens sempre a hipótese de a arrancar depois se vires que te está a dar problemas! Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
ptorres98 Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 isto pelas minhas contas dá um mes de tratamento ñ é um pouco exagerado o ferver ñ vai retirar todas as substancias toxicas?? como se ferve um tronco ou raiz que ñ cabe numa panela!! LOL ideias aceitao-se!! Boas, deixo aqui um texto de um user deste site, que penso que tirará as duvidas e que inclusivé já foi usado noutro tópico sobre tratar troncos. Explica bem o processo todo desde a escolha e a secagem (pelo qual já passaste) até ao tratamento. "Nada como experimentares Apanhas as raizes que gostas, deixas secar bem, depois de bem secas metes dentro de água com um peso em cima para afundar, vais fazendo várias trocas de água. Ferves e tentas limpar tudo o que te pareça que se vá soltar do tronco mais tarde. Voltas a colocar dentro de água e a fazer trocas de água durante +/-3 semanas. Retiras novamente para ferver e voltas a afundar, mas desta vez colocas em água salgada durante +/- 2 semanas. Depois voltas a ferver e lavas bem em água doce. Se durante este processo todo não se tiver começado a desfazer ou a ganhar bolor, fazes um teste. Tiras um pouco do tronco e colocas num aquário pequeno com água do aquário onde queres meter o tronco e um peixe. Sei que não se deve fazer testes em animais, mas é mais facil de ajudar um peixe que todos os habitantes do aquário, caso o tronco liberte alguma substância toxica. Tenta ver que arvores ou arbustos estão perto do buraco." - texto de João Abóbora Espero que o João Abóbora não se importe de o ter citado Citar
Jorge Oliveira Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Para ser aquariofilista é preciso muita paciência ou as coisas começam a correr mal para ferver um tronco que não caiba na panela é ir fervendo ás partes,rodando-o na panela ou então meter na banheira ou então ir fervendo água e metendo por cima do tronco.Penso que são as ideias mais usuais por cá. Citar O meu feedback
Nuno M. Lopes Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 boas isso vai dar chá de limão em vez de aquario cuidado com esse tronco. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 10, 2007 Autor Publicado: Outubro 10, 2007 Ainda nao acho k o tronco esteja perto de estar pronto... Agora vou deixa-lo algum tempo dentro de um poço... já levou tratamentos com água e sal e lixivia (para os Cl), mas acho k ainda ta mto "verdinho" pra ser compativel com peixes k nao gostem desse "cha de limao" ou seja: nenhuns! Citar
Marta Silva Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 (editado) isto pelas minhas contas dá um mes de tratamento ñ é um pouco exageradoo ferver ñ vai retirar todas as substancias toxicas?? como se ferve um tronco ou raiz que ñ cabe numa panela!! LOL ideias aceitao-se!! não porque as substâncias tóxicas vão se libertando aos poucos. mas tens é de ir com calma, o tronco deve estar totalmente seco antes de começares com o tratamento, pelo que eu percebi apanhaste um tronco ainda verde e puseste no forno não foi? nunca tinha ouvido falar dessa técnica do forno mas sinceramente não sei se resulta assim tão bem. alguém há de te esclarecer melhor que eu outra coisa, é que embora o tronco do limoeiro não seja de madeira resinosa julgo que já li algures aqui no fórum alguém dizer que os citrinos acumulavam substancias nos troncos que poderiam ser menos boas para os peixes, mas isso não sei, acho que li por aí depois de teres o tronco seco é que inicias o tratamento. se quiseres várias formas de os tratar tens aqui este site: http://www.aquahobby.com/articles/b_tratamento_troncos.php aquilo que eu costumo fazer é por de molho bastante tempo e ferver umas 2 ou 3 vezes, até agora nunca tive problemas mas lendo as tuas respostas fiquei intrigada... para que é que usaste a lixivia? para os Cl? estás te a referir ao cloro? qual cloro? não é o da água pois não? e lembra-te que a pressa é inimiga da perfeição (seca o tronco! :-D) Editado Outubro 11, 2007 por marta_silva Citar
ptorres98 Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 (editado) isto é um pouco de experiencia com secagem de madeiras!! bem sem duvida que podes secar o tronco no forno!!! mas ñ so uma hora como fiseste!! teria de lá ficar pelo menos de 1 dia para o outro!! mas ñ a uma temperatura muito alta e de preferencia um forno eletrico com ventilação para ir secando o ar dentro do forno!! a medio gaz pois se o tronco for um pouco mais grosso apenas "cozes-te" o exteriour!!! a seca em fornos de madeira madeira para mobiliario! ela fica em fornos expeciais mesmo durante 1 a 2 semanas!! mas no pino do verão 1 mez ao sol faz o mesmo resultado!! claro madeiras resinozas para mobiliario em secagem natural pode demorar mesmo anos!! uma exmplo o sobreiro geralmente é cortado no inico do verao para ser utilizado em lareiras so no inverno!! claro que no tratamento ñ te posso ajudar embora esteja a fazer uma experiencia com uma raiz de abeto (embora já me tenham dito que era venenoso!!) já tá há 1 semana dentro de agua com sal e cloro, vou fazer a primeira muda amanha!! mas so acho que ele ficara pronto lá para o fim do mes... mas eu posso te ir dizendo como ele esta a ficar!! no fianl vou fazer uma experiencia com 1 peixe num tanque há parte... acabei de montar o aquario e echo que ñ o vou usar... ainda ñ sei!!! Editado Outubro 11, 2007 por ptorres98 Citar
BrunoFerreira Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 (editado) Boas, como alguém disse e muito bem, cuidado com esse tronco, pode ñ ser no imediato mas vais correr o risco de ele te libertar substâncias nocivas para o aqua... podes controlar e ñ notar isso devido aos tpa´s, mas se por acaso falhares por algum tempo tens um desgosto... leva o tratamento durante mais tempo e a "cozedura" por um dia inteiro parece uma boa medida... cumps Editado Outubro 11, 2007 por BrunoFerreira Citar http://ramirezi.xpto.net/index.html
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 11, 2007 Autor Publicado: Outubro 11, 2007 Exacto pessoal... depois de ler umas coisinhas apercebi-me claramente de que isto com rapidez nao vai la... Respondendo a algumas questões: o tronco é fino (máximo de 3-4 cm na zona mais grossa), portanto a "cozedura" deve ter permitido secar o equivalente a umas boas semanas ao sol, ou ate meses ao sol de outono (apesar de ele tb ter passado mais uns dias ao sol em cima de uma chapa [o que aumenta a temperatura] nestes dias mais quentes que vieram recentemente). Mas talvez o volte a colocar no forno durante um periodo mais longo como me sugerem! O cloro, li algures que é um optimo meio de se acelarar o processo pelo qual acabamos por "matar" tudo o que ainda é vivo no tronco. Isso inclui parasitas, fungos, larvas, e partes ainda vivas da propria planta! De que outro modo nos iriamos livrar de todas estas "pestes" que iam acabar por diminuir o tempo de vida do tronco?? E onde ir buscar cloro na dispensa ca de casa: lixivia! Claro que depois deste tipo de tratamento, o tempo que o tronco tem de passar "de molho" é aumentado... mas acho k fui iluminado e ganhei a virtude da paciencia Quanto às substancias nocivas... vou testar com um betta que tenho à parte. Se ele se aguentar bem durante uns tempos passo entao a colocar o tronco no principal. Mas não prevejo que faça isto recentemente... agora com a faculdade o tempo a dedicar aos meus amigos de barbatanas passou a escassear bastante, logo vai ficar para quando tiver uma folga Obrigado pelas ajudas e sugestoes! Citar
Marta Silva Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 O cloro, li algures que é um optimo meio de se acelarar o processo pelo qual acabamos por "matar" tudo o que ainda é vivo no tronco. Isso inclui parasitas, fungos, larvas, e partes ainda vivas da propria planta! De que outro modo nos iriamos livrar de todas estas "pestes" que iam acabar por diminuir o tempo de vida do tronco?? E onde ir buscar cloro na dispensa ca de casa: lixivia! Claro que depois deste tipo de tratamento, o tempo que o tronco tem de passar "de molho" é aumentado... mas acho k fui iluminado e ganhei a virtude da paciencia :-D Eu não percebo nada de substâncias quimicas mas a lixivia não pode ser tóxica para os peixes? o cloro iria acabar por se evaporar mas não sei se o mesmo acontece com a lixivia... os peixinhos podem não vir a gostar muito disso. mas como já te disse substâncias químicas não é comigo... Citar
BrunoFerreira Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Boas, a lixívia é tóxica para os peixes... agora pode ser utilizada para desinfectar e limpar tanto aquários como decorações, como mesmo areia de rio, agora tudo depende da quantidade q utilizas e essa tem sempre q ser diluida em água, depois desse tipo de limpeza o q quer q tenha sido limpo tem q ser colocado de molho por uns dias em água doce com uma forte areação, muitas mudanças de água e a utilização de produtos como o aquatan... e já ñ falo nas diferentes lixivías q se podem encontrar no mercado, q isso iria dar muito pano para mangas... ñ uso nem aconselho esse tipo de limpeza... mas há quem tenha feito sem ter tido problemas... Cumps Citar http://ramirezi.xpto.net/index.html
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 A quantidade que usei foi uma tampinha de lixivia (deve ter uns 50 ml por ai, talvez um pco menos) para um alguidar cheio (cerca de 10 L) ou seja, é so msm um cheirinho de lixivia. Exactamente para não haver uma "intoxicaçao" definitiva do tronco. É provavel que seja uma tecnica arriscada, mas ja que é o primeiro tronco que estou a secar, queria experimentar algumas coisas. Logo se verá se corre bem ou não! Se correr mal sp foi qq coisa que aprendi! Já tenho outro tronco para secar tb, mas esse vai ser com muita calma msm, pk pelo tamanho e forma dele tem de ser para um aquario bem maior que o k tenho agora. Logo há que esperar pelos brindes natalicios ! Citar
Diogo HC Matias Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 A quantidade que usei foi uma tampinha de lixivia (deve ter uns 50 ml por ai, talvez um pco menos) para um alguidar cheio (cerca de 10 L) ou seja, é so msm um cheirinho de lixivia. Exactamente para não haver uma "intoxicaçao" definitiva do tronco. É provavel que seja uma tecnica arriscada, mas ja que é o primeiro tronco que estou a secar, queria experimentar algumas coisas. Logo se verá se corre bem ou não! Se correr mal sp foi qq coisa que aprendi! Já tenho outro tronco para secar tb, mas esse vai ser com muita calma msm, pk pelo tamanho e forma dele tem de ser para um aquario bem maior que o k tenho agora. Logo há que esperar pelos brindes natalicios ! Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Pode ser que isto esclareça algumas dúvidas: * Tratamento com cloro ativado 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água; 2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido; 3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro. Tempo requerido de tratamento: 18 dias * Tratamento com sal grosso 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água; 2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias * Tratamento com imersão em água da rede de distribuição 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira); 2. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias * Tratamento com imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo; 2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar; 3. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias * Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas; 2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas; 3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2; 4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias Citar
Marta Silva Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 (editado) Pode ser que isto esclareça algumas dúvidas: * Tratamento com cloro ativado 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d'água; 2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido; 3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro. Tempo requerido de tratamento: 18 dias * Tratamento com sal grosso 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água; 2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias * Tratamento com imersão em água da rede de distribuição 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira); 2. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias * Tratamento com imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo; 2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar; 3. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias * Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas; 2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas; 3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2; 4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias isso foi retirado do site que eu mencionei mais acima (quando se copiam textos de outros sites convém sempre por a origem da citação) Editado Outubro 13, 2007 por marta_silva Citar
rchoças Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 Acho que a Marta não podia ser mais especifica, quando posta aqui toda um a série de métodos de tratamento para troncos, que se encontram no site aquahobby. Eu obtei há já algum tempo pelo método do sal grosso, sendo este o que me pareceu menos toxico para os peixes e restantes organismos. Embora, quando é referido 25 dias de tramento para o tronco ficar em boas condições, é apenas para não assustar, já que o meu levou alguns dois meses e meio a ficar pronto. Leva tempo, é preciso ter muita paciência e acima de tudo se se gostar realmente do tronco fazer tudo o mais seguro possivel, já que se errarmos e efectuarmos um tratamento errado e prejudicial para os peixes, muito dificilmente poderemos utilizar alguma vez num aquario. Cumps. Citar http://aquarium.webnode.com.pt
Marta Silva Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 (editado) Acho que a Marta não podia ser mais especifica, quando posta aqui toda um a série de métodos de tratamento para troncos, que se encontram no site aquahobby. não fui eu que postei, foi outro membro. eu apenas tinha dado o link para o site logo numa das primeiras respostas ao tópico. eu apenas fiz quote daquilo que o membro Joe2 disse para dizer que a informação tinha sido tirada daquele site, porque ele pos a informação sem referencia nenhuma e nestes casos devemos fazer uma citação do texto e por de onde a informação foi retirada para sabermos quem é o autor original. no entanto ele fez muito bem em por a informação aqui no tópico, só faltava a parte de indicar o site de onde foi retirado, mas isso são pormenores. tudo isto para dizer que não fui eu que postei aquilo Editado Outubro 13, 2007 por marta_silva Citar
ptorres98 Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 não fui eu que postei, foi outro membro. eu apenas tinha dado o link para o site logo numa das primeiras respostas ao tópico. eu apenas fiz quote daquilo que o membro Joe2 disse para dizer que a informação tinha sido tirada daquele site, porque ele pos a informação sem referencia nenhuma e nestes casos devemos fazer uma citação do texto e por de onde a informação foi retirada para sabermos quem é o autor original. no entanto ele fez muito bem em por a informação aqui no tópico, só faltava a parte de indicar o site de onde foi retirado, mas isso são pormenores. tudo isto para dizer que não fui eu que postei aquilo pois sem duvida colocar post's de outros sem o disser é mesmo mau!! é mesmo considerado crime!!! Citar
Nuno M. Lopes Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 como frizei atras noutro post, cuidado com esse tronco de limoeiro, isso é uma arvore aromatica e que liberta substancias para a agua, provavelmente mesmo depois de estar seco. eu se fosse a ti pensava duas vezes, esta é a minha opinião, os troncos utilizados e aquariofilia são troncos desidratados ou de plantas não resinosas ou aromaticas. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
Marta Silva Publicado: Outubro 13, 2007 Publicado: Outubro 13, 2007 pois sem duvida colocar post's de outros sem o disser é mesmo mau!! é mesmo considerado crime!!! também não é preciso exageramos tanto :arrow: as pessoas fazem as coisas com as melhores intenções, apenas com o intuito de ajudar, o facto de não ter sido colocada a fonte foi apenas um lapso, mais nada Citar
Recommended Posts