Recommended Posts

Publicado

Saudações,

 

bem, eu deparo-me com um problema no meu aqua que penso ser um problema de todos.

Tenho aqua 120*40*60 Ciclideos Tanganika, com fundo de areia. A areia está constantemente suja dos detritos dos peixes, e não me parece que dê demasiado comer aos peixes. Toda esta situação leva a que periodicamente (eu faço-o normalmente semanalmente) eu tenha de fazer uma aspiração ao aqua e aproveito isso para fazer também uma TPA.

A minha questão é esta! quanto maior aspiração mais stress vou provocar aos peixes logo mais sujeitos estarão a doenças certo! Ora se eu não for apanhando os seus dejectos através desta aspiração isso contribui para a degradação da qualidade da água e consequentemente também para o aumento da probabilidade de contraírem doenças certo!

A juntar a tudo isto ainda temos uma TPA que é feita quando os valores de PH,GH,KH, Amonia, Nitritos e Nitratos estão estaveis.

 

Julgo que tem de existir aqui algum bom senso... mas como? será conveniente continuar a aspirar semanalmente a areia ou apenas o fazer quando os níveis da água começarem a ficar toxicos?

 

É uma dúvida que já surgiu noutros tópicos mas para mim continua a ser uma dúvida!

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Olá,

 

Se os peixes não tiverem habituados às TPA ou aspiração do areão podem de facto ficar stressados.

No entanto, depois dos mesmo se habituarem não vais ter qualquer tipo de problemas.

 

Vejo isso pelos meus discos. Antes escondiam-se num canto quando fazia as TPA's ou aspirava o fundo etc. Agora, andam lá como se nada fosse. Uma TPA para eles é perfeitamente normal. Aspirar o fundo até se torna engraçado. Andam sempre de volta do aspirador a "bicar" o tubo paa ver se apanham alguma areia/detritos que lá passa.

Quando corto folhas às plantas andam sempre de volta da minha mão... sem qualquer tipo de problema. São peixes curiosos.

 

Se por acaso tiver algum mais recente, aí sim, esconde-se e isso... É normal.

 

Depois do peixe se habituar não se torna stressante para os mesmos, acho eu... :roll::evil:

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.