Recommended Posts

Publicado

Eu tenho 2 aquários com Reds, mas agora queria saber se existe outra espécie de camarões com a qual os reds não se cruzarão, para evitar cruzamentos anómalos e para preservar as espécies.

Agradeço toda a ajuda.

Cumprimentos.

Publicado:

Mas queres camarões sensivelmente do mesmo tamanho? É que senão tens as cardinias japonicas.

De qualquer das formas neste tópico há informação sobre os camarões e penso que deve dar para ter algumas ideias

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=31340

Cumprimentos

João Ribeiro

Publicado:
Mas queres camarões sensivelmente do mesmo tamanho? É que senão tens as cardinias japonicas.

De qualquer das formas neste tópico há informação sobre os camarões e penso que deve dar para ter algumas ideias

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=31340

Cumprimentos

João Ribeiro

Só haverá problemas de cruzamentos indesejados se os outros camarões forem da família Neocaridina?

Se forem da família Caridina não há esse risco?

Publicado:
Só haverá problemas de cruzamentos indesejados se os outros camarões forem da família Neocaridina?

Exactamente.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá.

Exactamente! Além disso, mais facilmente Neocaridinas cruzam entre si do que Caridinas cruzam entre si. Neocaridinas com Caridinas não há problema de cruzamentos indesejados.

Publicado:

Obrigado a todos os que ajudaram nesta dúvida que eu tinha.

Como gosto bastante de reds agora queria enveredar por outro tipo. Vamos a ver se consigo alguém que esteja a vender algum dos caridina.

Publicado: (editado)

Olá.

Regra geral e sem conhecimento/experiencia diria que nao devem misturar neocaridinas com outros neocaridinas, e algumas especies de caridinas.

Olá.

Exactamente! Além disso, mais facilmente Neocaridinas cruzam entre si do que Caridinas cruzam entre si. Neocaridinas com Caridinas não há problema de cruzamentos indesejados.

Sem dúvida que é mais fácil o crusamento entre neocaridinas que entre caridinas.

No entanto estou em crer que entre alguns neocaridinas tambem não há crusamentos... ou então e devido ao pouco conhecimento deste grupo estão a ser catalogados/introduzidos no mercado neocaridinas que não o são ;) .

Editado por Paulo Castanheira
Publicado:
No entanto estou em crer que entre alguns neocaridinas tambem não há crusamentos... ou então e devido ao pouco conhecimento deste grupo estão a ser catalogados/introduzidos no mercado neocaridinas que não o são ;) .

Porque dizes isso?

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Porque dizes isso?

Por observação e experiencia própria, ou seja tenho no mesmo aquario duas especies de neocaridinas ha cerca de 5 meses e até ao momento não há hibridos, ou seja ambas as populações continuam distintas uma da outra.

Aliando isto ao facto de se conhecer muito pouco o grupo das neocaridinas, leva-me às hipoteses que expus acima.

Publicado:

Olá Paulo.

O Género Neocaridina está bem estudado, havendo inclusivé artigos ( só conheço em alemão) que distingue Neocaridinas de Caridinas.

O que acontece é que, mesmo Exportadores de renome Internacional, como a Aquarium Glaser ( senão me engano, foi de onde vieram os teus!?) podem classificar mal algumas espécies, sendo mais vulgar, invertebrados. Se tiveres acesso à lista de importação da Aquarium Glaser, disponibilizada pela Naturline, vais ver que praticamente todos os camarões de ordem Superior são " corridos" a Neocaridina.

Como exemplos tens:

- Neocaridina sp. Crystal Red > Errado

- Neocaridina sp. Black and White > Errado

- Neocaridina sp. Tiger > Errado

- Neocaridina sp. Green > em dúvida, embora o único camarão que conheça, correctamente identificado, que apresenta coloração verde ( intensidade variada, conforme o meio ambiente e ausência/presença de stress) e o passa às gerações, é o Caridina cf. babaulti " Green"

Não posso afirmar com certeza que o que tu tens com Red Cherry é do Género Caridina, até porque ainda não vi fotos dos teus, mas tenho as minhas dúvidas que se tratem realmente de Neocaridinas. :P

Se pudesses colocar duas fotos dos teus, com uma a apanhar o corpo todo e outra a apanhar a zona da cabeça, de preferência focadas, pode ser que se consiga chegar a uma conclusão.

Abraço,

André

Publicado:
- Neocaridina sp. Green > em dúvida, embora o único camarão que conheça, correctamente identificado, que apresenta coloração verde ( intensidade variada, conforme o meio ambiente e ausência/presença de stress) e o passa às gerações, é o Caridina cf. babaulti " Green"

De coloração Verde tens também o Dark Green Shrimp e o Green Shrimp,ambos neste site que coloco aqui em baixo são denominados por Caridina sp.

http://www.petshrimp.com/shrimpspecies.html

Zog Li

Publicado:
De coloração Verde tens também o Dark Green Shrimp e o Green Shrimp,ambos neste site que coloco aqui em baixo são denominados por Caridina sp.

http://www.petshrimp.com/shrimpspecies.html

Sim, estou a par desses camarões mas eu referi " correctamente identificados" ou seja, cientificamente estudados. Caridina sp. ou Neocaridina sp. é muito vago...

Olá André, já tinha reparado nos erros da lista da Aquarium Glaser ::D: .

...O que acontece é que, mesmo Exportadores de renome Internacional, como a Aquarium Glaser ( senão me engano, foi de onde vieram os teus!?) podem classificar mal algumas espécies, sendo mais vulgar, invertebrados. ...

Abraço,

André

Sim vieram da Aquarium Glaser e por ter reparado nesta falta de rigor ou conhecimento por parte do distribuidor respondi desta forma:

Olá.

... ou então e devido ao pouco conhecimento deste grupo estão a ser catalogados/introduzidos no mercado neocaridinas que não o são ;) .

Já abrindo a possibilidade de não serem neocaridinas.

No entanto os meus crescem muito depressa ao contrário do que li sobre os " babaulti" e morfologicamente parecem-me neocaridinas. Agradeço desde já a tua disponibilidade para me ajudares a identifica-los, pois quatro olhos vêm melhor que dois :) . Em relação às fotos vou tentar, mas vais ve-los pessoalmente.

A razão em ter afirmado que o grupo das neocaridinas ainda é pouco conhecido prende-se com o facto aparecerem disponiveis para a aquariofilia especies deste grupo com o termo "... sp. ..." o que é muito lato e tenho a ideia de que é um termo generalista e que a mesma ainda será identificada/classificada e receberá um nome cientifico.

Por exemplo:

-- "Neocaridina sp. Mandarine" que não encontro como especie mas já a vi à venda na Alemanha

No entanto e após ler o teu post concordo que casos de espécies nao identificadas serão pontuais, sendo que na sua esmagadora maioria tratam-se de má classificação/identificação por parte dos exportadores

Abraço,

Paulo.

Publicado:

Viva Paulo.

Estive a observar os teus camarões na Fil ( os poucos que ainda restavam :-D ) e parecem-me, de facto, pertencer ao Género Neocaridina. Podes-me falar um pouco mais acerca deles, como por exemplo:

- cor dos camarões recém-nascidos

- se todos os adultos são verdes ou se apresentam outra cor

- cor dos ovos

-se têm padrão

- se apresentam risca ao longo do dorso ( pareceu-me ver lá uma fêmea que apresentava risca...)

Reparei que as fêmeas apresentam uma coloração mais forte, ao passo que os machos uma coloração mais ténue/transparente, com um padrão de riscas verticais escuras.

Infelizmente, não os consegui observar ao pormenor porque estavam num aquário sem areão e sem luz por cima, o que não lhes realçou as cores/padrões para ter uma certeza.

Eu estou desconfiado que a espécie se trata de Neocaridina heteropoda, possivelmente apurados/selecionados para apresentarem cor verde. Se isto for verdade, eles cruzarão sem problemas com os red cherry ( pode não ter acontecido ainda mas não quer dizer que não aconteça). Sugiro-te que tires umas fotos, o mais focadas possíveis, e postá-las no fórum Shrimpnow.com ou então manda-me as respectivas que eu coloco lá. Há lá membros que já tiveram experiências com Neocaridina heteropoda, e pode ser que consigam identificar os teus camarões sem problemas.

Abraço