Discos Com Posturas Semanais


pduran

Recommended Posts

Vivam

 

Tenho um aqua com 300l, plantado e com alguns troncos, e um casal de discos a colocar ovos todas as semanas.

Tem um filtro Eheim de 600l/h no canto oposto onde costumam colocar os ovos (um termostato desactivado).

 

Faço tpa's de 50l uma vez por semana, com água de iguais caracteristicas.

O PH ronda os 7 (o teste não é muito preciso!!!) e a temperatura é de 30º

 

Acontece que os ovitos não passam dos 2 dias pois ficam com fungos. Os pais são muito cuidadosos a retirar os ovos brancos (não fecundados) e estão dia e noite a ventilar os outros que ficam com cor mais escura mas que acabam por fungar.

 

Que posso fazer? Azul de metileno (onde se compra?) na água da proxima vez? Mais tpa's?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam

 

Tenho um aqua com 300l, plantado e com alguns troncos, e um casal de discos a colocar ovos todas as semanas.

Tem um filtro Eheim de 600l/h no canto oposto onde costumam colocar os ovos (um termostato desactivado).

 

Faço tpa's de 50l uma vez por semana, com água de iguais caracteristicas.

O PH ronda os 7 (o teste não é muito preciso!!!) e a temperatura é de 30º

 

Acontece que os ovitos não passam dos 2 dias pois ficam com fungos. Os pais são muito cuidadosos a retirar os ovos brancos (não fecundados) e estão dia e noite a ventilar os outros que ficam com cor mais escura mas que acabam por fungar.

 

Que posso fazer? Azul de metileno (onde se compra?) na água da proxima vez? Mais tpa's?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Paulo

 

Boas

 

Tenta uzar o azul de metileno, após a postura (cerca de 2 horas depois).

Também se pode dar o caso de não ser casal, ou tens a certeza que são?

 

O azul de metileno, compra na Farmácia, normalmente não êm, mas encomendam.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam

 

Tenho um aqua com 300l, plantado e com alguns troncos, e um casal de discos a colocar ovos todas as semanas.

Tem um filtro Eheim de 600l/h no canto oposto onde costumam colocar os ovos (um termostato desactivado).

 

Faço tpa's de 50l uma vez por semana, com água de iguais caracteristicas.

O PH ronda os 7 (o teste não é muito preciso!!!) e a temperatura é de 30º

 

Acontece que os ovitos não passam dos 2 dias pois ficam com fungos. Os pais são muito cuidadosos a retirar os ovos brancos (não fecundados) e estão dia e noite a ventilar os outros que ficam com cor mais escura mas que acabam por fungar.

 

Que posso fazer? Azul de metileno (onde se compra?) na água da proxima vez? Mais tpa's?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Paulo

 

 

Podes acreditar no Manuel ele nao falha tenho aqui a prova.

gallery_11790_47_297537.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas

 

Creio serem mesmo um casal pois a femea coloca os ovos e imediatamente o macho os fecunda (pelo menos percorre a zona onde foram colocados os ovos, de alto a baixo como se o estivesse a fazer). Será possivel duas femeas terem semelhante comportamento?

 

Em relação a separar os peixes não me é possivel de momento e não devo colocar azul de metileno por causa das plantas e bacterias... creio ter chegado a um beco sem saida, ou com poucas... :(

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas

 

Creio serem mesmo um casal pois a femea coloca os ovos e imediatamente o macho os fecunda (pelo menos percorre a zona onde foram colocados os ovos, de alto a baixo como se o estivesse a fazer). Será possivel duas femeas terem semelhante comportamento?

 

Em relação a separar os peixes não me é possivel de momento e não devo colocar azul de metileno por causa das plantas e bacterias... creio ter chegado a um beco sem saida, ou com poucas... :(

 

Paulo

 

olá , observa o apendice , se forem iguais paciência pode até estar a por mais ovos , se forem diferentes , Bingo , agora se não vingam e fungam o macho pode andar numa fase estéril , podes ter dureza a mais na água e fura os ovos, podes arranjar folhas de amendoeira da india que tem o mesmo efeito que o metileno e sem quimicos ,e não estragas o ciclo do teu filtro , podes separá-los e tê-los num aqua só pra eles como diz o DUARTE E observa a próxima, o metileno é apenas um método . Para não fungarem , mas tens de ter as condições ideais , o Duarte usa dureza alta e tem bons resultados , mas ele é casca dura :) .um abraço.

 

 

p.s. lol, apenas uma brincadeira ao Duarte , mas existem muitos métodos quanto á taxa de fecundação e sucesso de eclosão , ele tem as dele ;) e como se protege os ovos de fungos.

 

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Paulo

 

De facto se queres que as posturas singrem deves colocar o Casal num áqua só para eles, preferêncialmente, só vidro, termostato e filtro (eu uso de esponja).

Quanto ao Azul de Matileno prejudicar as bactérias do Filtro, acho que não tem esse efeito, pelo menos não na totalidade, sempre usei, e nunca senti qulquer tipo de problema, pelo contrário se não uso fungam muito mais ovos, tudo depende da percentgem de sucesso que se quer ter.

 

Quanto ao facto de poderem ser duas fêmeas, é possivél, tambem já me aconteseu ter um "casal" e ver a fêmea a por os ovos, o "macho"passando de seguida a "fecundar", só que passados uns dias vi o dito "macho" a desovar.

 

Vai dando noticias.

 

Boa Sorte

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais obrigado pelas vossas respostas

 

Em relação ao apendice, creio que se referem ao local por onde saiem os ovos... se é isto apenas reparei que no da "femea" ele é bastante maior (deve ter cerca de 3mm quando estava a colocar os ovos) do que no "macho", que não me pareceu ser maior que 1mm!

A que mais poderei/deverei estar atento?

 

Até hoje apenas "envelheço" a água das TPAs (50l / semana) e controlo o PH. será mesmo fundamental testar a dureza para efeitos de criação? Ou será mais uns € que vou largar para comprar o teste e depois de pouco serve?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o Duarte usa dureza alta e tem bons resultados , mas ele é casca dura ;) .um abraço.

 

Eu não uso dureza alta senão ficavam todos fungados ;)

 

Um dos segredos é a água, MUITA água, e rotinas certas todos os dias e... cada um inventa as suas coisas :P:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais obrigado pelas vossas respostas

 

Em relação ao apendice, creio que se referem ao local por onde saiem os ovos... se é isto apenas reparei que no da "femea" ele é bastante maior (deve ter cerca de 3mm quando estava a colocar os ovos) do que no "macho", que não me pareceu ser maior que 1mm!

A que mais poderei/deverei estar atento?

 

Até hoje apenas "envelheço" a água das TPAs (50l / semana) e controlo o PH. será mesmo fundamental testar a dureza para efeitos de criação? Ou será mais uns € que vou largar para comprar o teste e depois de pouco serve?

 

Obrigado

 

Ok, a fêmea é em forma tubular disforme , depende da fêmea :P , e o do macho conica a acabar em bico , mais pequena... depende do macho mas é isso sim , parabéns :P tens casal agora vamos ver se o gaju tá com a pica necessária ;).um abraço.

 

p.s. A dureza é importante sim.... mesmo para cuidar deles , o que poupas em testes não compensa , e muita água as TPA´s que fazes não chegam. isso tb compensa os tratamentos muito mais caros que uns litritos de água por semana. para condicionar um casal eu começo com 30% 2x ao dia , e aumento para 50%. Se já for "conhecido" meu 50% 2x ao dia , e espero de preferência "sentado" , hehe .

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais