[dúvida] Bomba De Ar Num Plantado


Recommended Posts

Boas.

 

No tópico do meu aquário foi-me indicado que uma bomba de ar com duas pedras difusoras é prejudicial porque retira o CO2 e pouco oxigénio gera.

 

Sem querer por em causa a opinião do user em questão mas mais alguém partilha desta opinião?

 

É que estou na duvida sobre se hei de retirar ou não a bomba de ar especialmente por causa da circulação da água.

 

O meu aquário tem 80 litros úteis e o filtro interno uma capacidade de 500l\hora.

 

Será suficiente?

 

Muito obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

No tópico do meu aquário foi-me indicado que uma bomba de ar com duas pedras difusoras é prejudicial porque retira o CO2 e pouco oxigénio gera.

 

Sem querer por em causa a opinião do user em questão mas mais alguém partilha desta opinião?

 

É que estou na duvida sobre se hei de retirar ou não a bomba de ar especialmente por causa da circulação da água.

 

O meu aquário tem 80 litros úteis e o filtro interno uma capacidade de 500l\hora.

 

Será suficiente?

 

Muito obrigado desde já.

 

ola

eu utilizo CO2 caseiro e está sempre a bombar mas durante o dia a minha bomba de oxigenio está programada para ligar de ver em quando para restabelecer o oxigénio e durante toda a noite está ligada.

se nao colocasse a bomba de oxigenio a trabalhar os peixes morriam todos.

ja cometi o erro de nao ligar a bomba de ar e os resultados foram castroficos.

espero ter ajudado ::D:

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

eu utilizo CO2 caseiro e está sempre a bombar mas durante o dia a minha bomba de oxigenio está programada para ligar de ver em quando para restabelecer o oxigénio e durante toda a noite está ligada.

se nao colocasse a bomba de oxigenio a trabalhar os peixes morriam todos.

ja cometi o erro de nao ligar a bomba de ar e os resultados foram castroficos.

espero ter ajudado ::D:

cumprimentos

Então das três uma,ou tens demasiado peixes,ou tens muito poucas plantas ou estás a injectar demasido CO2,ou ainda as plantas não estão a "funcionar" como deve ser..

Eu tenho a injecção de CO2 ligada ao controlador de PH e está ligada 24h por dia e apesar de saber que tenho niveis baixos de O2,nunca tive qq problema com os peixes e nunca usei qq pedra difusora,a unica coisa que faço é aumentar a circulação á superficie durante a noite,de dia com as plantas a largarem O2 que nem umas brutas é completamente desnecessario injectar O2,que mais não faz que expulsar o CO2 que é precioso e não esquecer que ao passo que o O2 é de graça o CO2 paga-se.

Agora é preciso ter em mente que tem de haver um equilibrio entre,nr. de peixes/quantidade de plantas/e quantidade de CO2 injectado.

Fui eu o user que dei a opinião e reafirmo,injectar O2 com pedras difusoras durante o dia num aqua que se pretende plantado é uma parvoice,agora "cada cabeça sua sentença".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, se estou a perceber bem, para abdicar de uma bomba de ar tenho de me certificar que tenho plantas suficientes para fornecer oxigenio aos peixes. Caso contrário morrem os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, se estou a perceber bem, para abdicar de uma bomba de ar tenho de me certificar que tenho plantas suficientes para fornecer oxigenio aos peixes. Caso contrário morrem os peixes.

Eu respondo-te assim,se tu de momento nem sequer CO2 injectas,já tens algumas plantas e pelo que vejo,poucos peixes e pequenos,de onde é que tiraste a ideia de que o O2 produzido por essas plantas durante o dia(quando as luzes estão ligadas...ok?!)não chega para os peixes??

Fica descansado que se realmente não chegar,vais dár logo por isso,os peixes começam a vir á superficie a tentar respirar e ofegantes,agora dai a morrerem intantaneamente...é filme.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tirei a ideia, simplesmente como planeei mal o aquário ao inicio e tive de o reestruturar agora estou a tentar jogar pelo seguro. Daí a minha dúvida. Não estou a por em questão o que me disseste, apenas não quero correr riscos de matar peixes!

 

Basicamente como fiz asneira ao inicio agora ando inseguro sobre mudanças no aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas com uma boa circulação de agua na superficie (flauta do outlet uns milimetros acima do nivel da agua) consegues criar sempre O2 juntamente com a fotosintese das plantas, e quando as luzes se apagam a tua flora começa a consumir O2 logo tens a fauna e a flora a consumir simultaneamente O2... por isso eu apenas uso bomba de ar somente quando as luzes se apagam visto q o seu consumo aumenta...

 

Enquanto tens as luzes ligadas, como disse uma agitaçao de agua na superficie e as plantas transformarem CO2 em O2... em principio nao ira ser necessário bomba de ar!!

 

Como a injecção de CO2 deve ser minimamente controlada nao deves ter qq tipo de problemas... mas vai tomando atenção se notares mt os peixes com dificuldades em respirar e a passarem mt tempo ao de cimo da agua... isso são sintomas de falta de O2 no aqua!!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora isso então já é uma alteração diferente porque a flauta da saída do filtro encontra-se neste momento submersa. Assim sendo é uma questão de baixar um pouco o nível da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora isso então já é uma alteração diferente porque a flauta da saída do filtro encontra-se neste momento submersa. Assim sendo é uma questão de baixar um pouco o nível da água.

 

Ou isso ou puxar a flauta para cima...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou isso ou puxar a flauta para cima...

 

Isso não dá porque é fixa, é um filtro interno colocado numa caixa fixa no aquário.

 

Mas também como só está submersa por uns milimetros é um acerto menor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.