Recommended Posts

Publicado

Ola! Gostava de saber se ta por ai algum perito em cichlasoma nigrofasciatum para mim um dos ciclideos mais cativantes mas que e pouco falado. ha ai alguem que possa diser mais alguma coisa sobre este esquecido?

Publicado:

Não é nada esquecido :( há por aí muita gente que os mantém. Mas como geralmente não dão grandes complicações é normal que não estejam sempre a falar deles :(

Dá uma olhada neste site. Tens aí montes de comentários de quem os mantem/manteve.

Já agora que querias saber?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Ola! Gostava de saber se ta por ai algum perito em cichlasoma nigrofasciatum para mim um dos ciclideos mais cativantes mas que e pouco falado. ha ai alguem que possa diser mais alguma coisa sobre este esquecido?

Eu tenho um casal num dos meus aquas ,mas o que procuras saber mais propriamente ?

Publicado:

Boas,

Já tive à muitos anos (quase logo no inicio da minha iniciação neste mundo da aquariofilia).

Tudo começou por ser uns filhotes que me deram...(já não me lembro quantos, mas eram poucos. 4 max)

O que fiz? bem, como eram pequenos e devido à falta de experiencia, acabei por colocar num aquário comunitário (cerca de 100L reais) que tinha na altura com peixes bem maiores do que eles.

Eles começaram a se desenvolver e iniciaram o acasalamento. Tal foi que começaram a matar tudo o que não lhes agradava (incluir um lagarto que infelizmente caiu para o lado errado do aquário e um plecostomos bem maior do que eles. Deste último só deixaram a carapaça).

Enfim, resumindo, passado pouco tempo só restavam nicros no meu aquário e criavam que nem ratos de laboratório. A população chegou a ser tanta que começaram literalmente a matar-se uns aos outros de forma a que o número de individuos fosse o ideial para o aquário.

Portanto, da minha experiência, decoração... esquece. Cavam buracos para criarem e estão sempre a mudar. Ou seja, todos os dias tens uma decoração nova. E são terrívelmente territoriais (aliás, como ciclidios que são). No entanto, muito fáceis de manter e facílimo de criar.

Quando decidi por termino a esta aventura, comecei por querer vende-los... depois trocar por material de aquariofilia... depois dar!.... E nada!... Nenhuma loja na região de Almada e arredores (incluir algumas de Lisboa) os queriam.

Onde ficaram? Num lago rochoso de um centro comercial de Almada perto do Cinema Academia.

O que foi bom? Ver as primeiras "crias" a nascer - acordar de manhã, olhar para o aquário e ver uma nuvem de alevins a nadarem bem perto dos pais... Fantástico! Depois? Tornou-se banal e terrível o cenário de ataque entre eles.

Eventualmente a minha experiência tenha sido coisa rara, pois já os vi em aquários de exposição e aparentemente sem problemas. Eventualmente o aquário fosse pequeno (80x40x40)... não sei...

Um abraço,

Trindade

António Trindade

• 11 meses depois...
Publicado:

tenho também um casal num aquario, no meu quarto, que queres mesmo saber??

Gonçalo Abreu

Publicado:

é preciso ter muito cuidado quando se quer terestes peixes, eu mantive em tempos um casal de nigros rosa(neste momento estao com um colega meu), e digo que so deve ter este casal quem tiver como os escoar, pois chega-se a um ponto que nao sabemos o que fazer a tantas crias e chagamos ao ponto de os darmos a outros peixes de maior porte. infelizmenteosmeu casal de oscares nao gosta de caçar....

para decoraçao, podes ter areia, pedras de xisto e troncos......eventualmente uns fetos e uma anubias, mas isso ja depende do temperamento dos proprios peixes

bannerShrimpscaping.jpg