Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, uma ajudinha de quem tem e conhece as "Neritinas", comprei duas no sábado à tarde, pú-las no meu mini plantado de 30L que tá em crescimento, o qual é fertilizado diáriamente com 1 ml de K, 0.5 ml de PO4, 0.6 ml de Micros e 0.1 ml de Fe dia sim dia não. Quando as pus à tarde no Aqua, encantadas da vida logo começaram as esfrega aos vidros, à noite quando xeguei a casa uma estava de costas no areão, acendi a luz por um bocado e logo se agarrou ao vidro, pensei ser de tarem as escuras, domingo demanhã lá estavam as duas de costas e estiveram assim todo o dia, uma ainda me parece viva, mas a outra ñ! Que será que aconteceu? Os parâmetros são: PH - 7.0, NO3 - 5 ppm, PO4 - 0.5 ppm, NH3 - 0 ppm, NO2 - 0 ppm.

Será que me podem ajudar?

Abraço e obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Boas,

Qual é a temperatura a que está o aquário?

A mim aconteceu-me algo mais estranho ainda. Tive neritinas durante meses e estiveram sempre bem, puseram centenas de ovos e de há uma semana para cá começaram a morrer. Hoje dei com a última a sair do aquário e aproveitei e dei-a logo nesse instante para ver se ela se safava. Antes do verão tinha dezenas de planorbis no aquário e de um momento para o outro morreram todos. A unica explicação que encontrei para todos os invertebbrados terem morrido, foi a temperatura elevada por longos períodos.

Se alguem souber mais alguma coisa também gostava que me dissessem.

Cumprimentos

Publicado:
Boas,

Qual é a temperatura a que está o aquário?

A mim aconteceu-me algo mais estranho ainda. Tive neritinas durante meses e estiveram sempre bem, puseram centenas de ovos e de há uma semana para cá começaram a morrer. Hoje dei com a última a sair do aquário e aproveitei e dei-a logo nesse instante para ver se ela se safava. Antes do verão tinha dezenas de planorbis no aquário e de um momento para o outro morreram todos. A unica explicação que encontrei para todos os invertebbrados terem morrido, foi a temperatura elevada por longos períodos.

Se alguem souber mais alguma coisa também gostava que me dissessem.

Cumprimentos

Boas, a temperatura do Aqua tá a 26 Graus, ñ percebo o q aconteceu, na loja onde as comprei estavam algumas deitadas também noo fundo do Aqua, mqas por sinal o sr da loja apanhou-me 2 que estavam coladas nos vidros. Quando as pus no Aqua e minha casa tomei todas as medidas de aclimatização com se um peixe se tratasse, acabaram por ser elas a sairem do saco, em poucas horas ficaram assim...neste momento parece que inda mexem, mas quase nem se nota...será que é alguma fase de adaptação?

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:
Boas, a temperatura do Aqua tá a 26 Graus, ñ percebo o q aconteceu, na loja onde as comprei estavam algumas deitadas também noo fundo do Aqua, mqas por sinal o sr da loja apanhou-me 2 que estavam coladas nos vidros. Quando as pus no Aqua e minha casa tomei todas as medidas de aclimatização com se um peixe se tratasse, acabaram por ser elas a sairem do saco, em poucas horas ficaram assim...neste momento parece que inda mexem, mas quase nem se nota...será que é alguma fase de adaptação?

Abraço

eu tive um problema semelhante. No meu caso, era excesso de fertilização. O "1 ml" não quer dizer nada, pois pode ter uma concentração altissima. Para dar um exemplo, o meu PO4 está feito com 0,5 ppm's para o 200 litros, o que quer dizer que se usar deste fertilizante, no 20 litros aumenta 5 ppm. Era disso.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
eu tive um problema semelhante. No meu caso, era excesso de fertilização. O "1 ml" não quer dizer nada, pois pode ter uma concentração altissima. Para dar um exemplo, o meu PO4 está feito com 0,5 ppm's para o 200 litros, o que quer dizer que se usar deste fertilizante, no 20 litros aumenta 5 ppm. Era disso.

Tudo muito certo o que disseste, 1 ml não quer dizer nada! Como ñ tenho teste de K ñ sei qual o valor da concentração de K em 30L, mas o resto dos valores dos principais parâmetros (nomeadamente macronutrientes) estão escritos no post inicial!

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Só me esqueci de mencionar que uso fertilizantes liquidos da HA e oriento-me pelas dosagens aconselhadas por eles...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Tenho estado a acompanhar até agora e só uma delas subiu ao vidro, mas ñ tem o mesmo comportamento nem cor que tinha quando as pus no Aqua no Sábado, tem o corpo escuro e ñ se vê a boca a raspar o vidro. A outra Neritina apesar de viva continua estática por cima da Akadama :)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado: (editado)

Hoje fiquei mais tranquilo, já as vi todo o dia agarradas aos vidros, apesar de as achar muito escuras, mas parecem masi activas e já se vê as boquinhas delas a escovarem os vidros :) por via das dúvidas fiz uma TPA de 10L e moderei a doseamento de fertilizantes...

Cumprimentos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Pude constatar 1 coisa.

Já há algum tempo que as tenho vindo a observar grandes quantidades delas. Cheguei a uma simples razão: "Conheço" Neritinas vivas à mais de 2 anos, com saúde e recomendam-se... Mas meus amigos, uma neritina "de costas" é morte certa!

SEMPRE que virem as vossas de costas, virem-nas! Senão garanto-vos que morrem! Elas não conseguem-se virar!

Cumprimentos, espero ter ajudado!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
Pude constatar 1 coisa.

Já há algum tempo que as tenho vindo a observar grandes quantidades delas. Cheguei a uma simples razão: "Conheço" Neritinas vivas à mais de 2 anos, com saúde e recomendam-se... Mas meus amigos, uma neritina "de costas" é morte certa!

SEMPRE que virem as vossas de costas, virem-nas! Senão garanto-vos que morrem! Elas não conseguem-se virar!

Cumprimentos, espero ter ajudado!

Agradeço a tua dica, efectivamente nestes dias q as tenho acompanhado de perto, sempre q as via de costas virava-as ou encostava-as a um vidro e elas lá acabavam por trepar, mas como as via muitas vezes assim acabei por deixar e elas acabaram por se virar sozinhas...

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Não sei se isso é assim tão linear.

Eu quando as introduzo meto só para lá. Algumas caem de costas e já as vi (ninguem me contou) a virarem-se sozinhas. Não são como as ampulárias, mas viram-se. Demoram muito mais.

É como virar um camião e um ligeiro.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:
Não sei se isso é assim tão linear.

Eu quando as introduzo meto só para lá. Algumas caem de costas e já as vi (ninguem me contou) a virarem-se sozinhas. Não são como as ampulárias, mas viram-se. Demoram muito mais.

É como virar um camião e um ligeiro.

Idem, idem, aspas, aspas.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

ok, podem ter razão, uma neritina pode até virar-se... Mas já dizia o outro "Fia-te na virgem e não corras"...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"