Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá.

Gostava que me dessem umas opiniões à cerca destes caracois:

p9210002fa4.jpg

p9210003lc3.jpg

Qual é a raça/espécie? Comem muito? Reproduzem-se muito depressa? Ficam muito grandes?

É que estava a pensar comprar dois para o meu aquário de 30 litros. bigsmile

Gosto muito do aspecto deles e agradecia uma opinião mais profissional.

Cumprimentos... 8)

Editado por ruipower
assinatura5je0.jpg
  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Ninguém sabe nada destes caracóis? :?

assinatura5je0.jpg
Publicado:

Pomacea Bridgesi.Tive nascimentos à pouco tempo destes caracois. Eles precisam de muito espaço,para 30L podes ter 1 ou um casal no maximo,embora seja pouco espaço para eles...Ao contrário das Caniculata,as Bridgesi não tocam nas plantas,comem só as folhas mortas e gostam de verduras meio cozidas,pastilhas de fundo e restos de comida.Têm pulmões,precisam de oxigénio para respirar.

Com condições boas procriam,colocando cachos de ovos fora de água,agarrados à tampa ou no rebordo do aqua.

A água precisa de um minimo de calcio para a concha,eu comecei a por Decalcit que comprei na farmacia, não altera o PH.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
A mim parece-me uma ampularia ou caracol maçã... para um aquario de 30litros acho que muito depressa vais deixar de ter espaço para elas... esses bichos na natureza chegam aos 15cm...

wow isso é muito grande.

Obrigado.

Pomacea Bridgesi.Tive nascimentos à pouco tempo destes caracois. Eles precisam de muito espaço,para 30L podes ter 1 ou um casal no maximo,embora seja pouco espaço para eles...Ao contrário das Caniculata,as Bridgesi não tocam nas plantas,comem só as folhas mortas e gostam de verduras meio cozidas,pastilhas de fundo e restos de comida.Têm pulmões,precisam de oxigénio para respirar.

Com condições boas procriam,colocando cachos de ovos fora de água,agarrados à tampa ou no rebordo do aqua.

A água precisa de um minimo de calcio para a concha,eu comecei a por Decalcit que comprei na farmacia, não altera o PH.

zogli tu és um dicionário, man.

Grande guia sobre este caracol, muito obrigado mais uma vez tens sido uma grande ajuda na construção do meu aqua.

assinatura5je0.jpg
Publicado: (editado)
que comprei na farmacia, não altera o PH.

qual a proporçao que utilizas?

Comprei um boião na farmácia,lá dentro vem uma colher. A colher cheia é para 600L,eu ponho um pouquinho no fundo da colher.O aqua em que tenho as ampulárias tem 100L e comecei a dar esta dose de 15 em 15 dias. Amanhã vou ver se compro o teste de calcio.

Este produto é bom pois também tem vitamina D3. Agora também ponho um pouco nos aquas com camarões.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

Pomacea Bridgesi , mas para trinta litros é capaz de ser muito apertado , eu tenho no meu aqua dos Escalares e só tenho a dizer bem , tudo o que fica no chão fica limpo.

Agora ainda que bem que o zogli deu a indicação do calcio porque acho que as minhas estão a precisar e vou comprar o Decalcit.

Boas

Qual é o teste?

Boas Josegarcia! Estás a perguntar a marca ou o tipo de reagente/composto utilizado para medir a quantidade de calcio no aqua? Na loja ao pé de minha casa tem lá uma serie de testes individuais,Ferro,Calcio,etc. É um bocado carote penso eu,mas também é daquelas coisas que um tipo compra e dá para muito tempo. É mais para regular qual a quantidade de Decalcit necessária para ter sempre calcio suficiente para a tropa de ampularias que me está a 'invadir' o quartel-general! :(

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
Boas Josegarcia! Estás a perguntar a marca ou o tipo de reagente/composto utilizado para medir a quantidade de calcio no aqua? Na loja ao pé de minha casa tem lá uma serie de testes individuais,Ferro,Calcio,etc. É um bocado carote penso eu,mas também é daquelas coisas que um tipo compra e dá para muito tempo. É mais para regular qual a quantidade de Decalcit necessária para ter sempre calcio suficiente para a tropa de ampularias que me está a 'invadir' o quartel-general! :(

Pois o que precisava de saber é qual o teste ,porque acho que as minhas ampulárias andam a sofrer da falta de calcio ,as maiores já morreram sem razão apararente , e presumo que seja relacionado com a falta de calcio na agua.

Existe no mercado calcio para se colocar nos aqua das tartarugas ,será que dá essas pedras?

Publicado:
Pois o que precisava de saber é qual o teste ,porque acho que as minhas ampulárias andam a sofrer da falta de calcio ,as maiores já morreram sem razão apararente , e presumo que seja relacionado com a falta de calcio na agua.

Existe no mercado calcio para se colocar nos aqua das tartarugas ,será que dá essas pedras?

Não metas essas pedras pois sobem-te o PH que é uma coisa parva! Utiliza o Decalcit,custa 5 Euros um boião com 100gr,ficas com calcio e vitamina para sempre,e não altera o Ph. Põe um pouco no fundo da colher que vem lá dentro dissolvido em água. Vais ver que resolves o problema num instante.

Zog Li

Publicado:
Não metas essas pedras pois sobem-te o PH que é uma coisa parva! Utiliza o Decalcit,custa 5 Euros um boião com 100gr,ficas com calcio e vitamina para sempre,e não altera o Ph. Põe um pouco no fundo da colher que vem lá dentro dissolvido em água. Vais ver que resolves o problema num instante.

Daqui a bocado quando sair do trabalho vou comprar e colocar no aqua.

Abraço

Publicado:

Quando passar numa farmácia tb vou comprar Decalcit e Sulfato de potássio para por no aqua.

O cálcio tb faz bem aos cherrys né?

Cumps. ::D:

assinatura5je0.jpg

Já comprei o Decalcit e um Caracol Maçã (Pomacea Bridgesi), mas tenho uma duvida.

O caracol tem bocados verdes tipo lodo ou talvez fungos, não sei bem, mas é o seguinte estas manchas vão desaparecer? Ou é preciso fazer alguma coisa?

O caracol ainda é muito jovem cerca de 2cm.

Sabem o que se passa?

Cumps... ;)

Editado por ruipower
assinatura5je0.jpg
Publicado:
Já comprei o Decalcit e um Caracol Maçã (Pomacea Bridgesi), mas tenho uma duvida.

O caracol tem bocados verdes tipo lodo ou talvez fungos, não sei bem, mas é o seguinte estas manchas vão desaparecer? Ou é preciso fazer alguma coisa?

O caracol ainda é muito jovem cerca de 2cm.

Sabem o que se passa?

Cumps... omg

Isso são algas que aparecem na casca,uns camarões limpavam-lhe isso tudo,não te preocupes.Compraste só um? Devias ter comprado um macho e uma fêmea para procriarem!

O Decalcit como tem calcio e vitamina D3 também faz bem aos camarões.

Zog Li

Ajudem-me lá sff...

Comprei um macã e passado 1 mês comprei outro. Eles andaram atracados um no outro durante uns dias e aqui elucidaram-me que era romance. Até aqui tudo bem.

1 million dollar question: como é que eu sei que são macho e fémea???

Não sou homofóbico pelo que não irei correr com eles se por acaso forem 2 machos. :(

Editado por Pato
Publicado:

Pensei que fossem emafroditas como os terrestre. :)

Por isso comprei um ao acaso. :unsure:

A partir de que idade/tamanho se conseguem diferenciar um do outro?

Cumps...

assinatura5je0.jpg
Publicado:
Pensei que fossem emafroditas como os terrestre. :)

Por isso comprei um ao acaso. :D

A partir de que idade/tamanho se conseguem diferenciar um do outro?

Cumps...

As Physas e os Melanoides são hermafroditas,os Planorbis Corneus e as Ampularias não.Os sexos diferenciam-se pelo formato da concha.E precisam de sexo,o macho e a fêmea têm orgãos reprodutores.

E pulmões também,as ampularias afogam-se,têm de vir respirar de tempos a tempos.

Zog Li

Publicado:
As Physas e os Melanoides são hermafroditas,os Planorbis Corneus e as Ampularias não.Os sexos diferenciam-se pelo formato da concha.E precisam de sexo,o macho e a fêmea têm orgãos reprodutores.

E pulmões também,as ampularias afogam-se,têm de vir respirar de tempos a tempos.

Vou então investigar a forma de cada um.

Obrigado. ;)

assinatura5je0.jpg
Publicado:

O que acham disto?

"A reprodução é não é muito difícil de ser conseguida, as Ampulárias não são hermafroditas, ou seja é necessário um macho e uma fêmea, a fecundação é interna, o macho possui uma espécie de "pênis" por onde introduz o esperma na fêmea, os ovos são depositado fora d'agua, sua cor pode variar desde branco até vermelho dependendo da espécie. A fêmea tem a capacidade de guardar espermas para várias posturas. Para distingüir o macho da fêmea é fácil, é só retirar o caracol da água e esperar ele se esticar pra fora da concha, o pênis fica bem visível no corpo do macho a fêmea lógicamente não possui nada."

aquaonline.com.br

É assim tão fácil de distinguir como eles dizem?

Eles saem da casca mesmo fora de água?

Cumps. :)

assinatura5je0.jpg
Publicado:

Vê em www.tronchaser.com

à esquerda são machos, à direita fêmeas.

Normalmente pego na ampulária naquela posição e sento-me numa cadeira, com boa luz. Ela/ele acaba por sair. Mas duvido que consigas fazer isto numa loja.

Ainda não consegui ver antes de terem 2cm, mas também não tenho tentado porque ainda não se reproduzem

Publicado:

Desculpa Ruipower, pois induzi-te em erro.Pela concha distingue-se é as Pomacea Bridgesi das Caniculata e afins. Para distinguir o sexo é mesmo como disseste pelas partes genitais. Fiz confusão...sorry!

Mas a melhor maneira se queres fazer criação é comprares umas quantas,3 ou 4,de certeza que nessas 4 vão 1 macho e 1 fêmea,o aqua não pode é ser muito pequeno.

Zog Li