Kosuta Publicado Setembro 23, 2007 Publicado Setembro 23, 2007 (editado) Olá pessoal, Recentemente adquiri um dos peixes que mais gosto, um escalar. Na euforia de escolher o mais bonito, esqueci-me de perguntar ao pessoal da loja se ele é um ele ou uma ela Penso que é um Pterophyllum Scalare Eimekei agora o género é que não consigo identificar. Segundo o artigo da revista "Bioaquaria" penso que é uma fêmea, mas gostaria de ter a certeza. Abraços, Sérgio Costa PS: esqueçam as algas dos vidros, está tudo no vosso monitor Editado Setembro 23, 2007 por Kosuta Kosuta 180LNano Tsunami
José Garcia Publicado: Setembro 23, 2007 Publicado: Setembro 23, 2007 Só consegues saber se é um ele ou uma ela quando tiveres um casal ,assim é muito difícil saber o sexo desse escalar. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Red Oscar Publicado: Setembro 24, 2007 Publicado: Setembro 24, 2007 Eu tenho quase a certeza que é uma femea... mas certezas so se a vires a pôr ovos
Kosuta Publicado: Setembro 24, 2007 Autor Publicado: Setembro 24, 2007 Segundo o artigo da revista parece-me uma fêmea também, devido ao angulo da barbatana... (mas como é o meu primeiro escalar) Já agora, mesmo sem um companheiro as fêmeas costumam fazer posturas? Abraço, Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
José Garcia Publicado: Setembro 25, 2007 Publicado: Setembro 25, 2007 Eu tenho quase a certeza que é uma femea... mas certezas so se a vires a pôr ovos Já agora como é que sabes? José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
grande peixe Publicado: Setembro 25, 2007 Publicado: Setembro 25, 2007 Boas, esqueçam, só na altura da posturas é que se distingue o sexo nos escalares, podem palpitar mas é só um palpite nada mais.. as fêmeas fazem posturas mesmo que não tenham formado casal. Cumps o meu passatempo preferido é a pesca...
José Garcia Publicado: Setembro 25, 2007 Publicado: Setembro 25, 2007 Boas, esqueçam, só na altura da posturas é que se distingue o sexo nos escalares, podem palpitar mas é só um palpite nada mais.. as fêmeas fazem posturas mesmo que não tenham formado casal. Cumps Pois eu sempre li e ouvi que só se sabe que é macho ao femea na altura da postura e que a femea é a que poe os ovos o resto são palpites José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
netmaniac Publicado: Setembro 25, 2007 Publicado: Setembro 25, 2007 Olá a todos, como eu sou um chato , o zé Garcia tem razão . E todos o que disseram isso que ele referiu no fim também têm razão. Mas para os entendidos e se for um animal adulto , tem outros métodos , que eu não aconselho a quem não tenha consciência de que pegar no peixe é complicado e só para ver o sexo , não o façam.Fica o link de alguém com a credibilidade internacional e com fotos para verem , apesar de não estar lá o Escalar ou o Discu , o porte de adulto permite essa observação , as fotos lá postadas explicam como é dificil até para cientistas a diferenciação. Um abraço a todos. p.s. peço desculpas por ser em inglÊs mas para breve estará as traduções disto e muito mais.Boa sorte e não arrisquem em magoar o animal. Este link é apenas uma breve introdução link: http://www.aquarticles.com/articles/breedi...man_Sexing.html Este link é para ver como e com fotos, apesar de estar referido no artigo decidi separá-lo porque é de outro autor que o do artigo inicial refere e recomenda link: http://www.fishhead.com/articles/ventsex.htm Jose Palma
Kosuta Publicado: Setembro 25, 2007 Autor Publicado: Setembro 25, 2007 Obrigado pelos esclarecimentos malta. Realmente não vou agarrar no peixe, isso deve stressar o peixe à brava. Não sei se todos leram a revista bioaquaria, mas existe uma sessão no artigo sobre Escalares que é a "Diferenciação Sexual" em que o autor diz logo à partida que é bastante difícil observa-las. Mas ele dá-nos 4 características, a única que eu consigo analisar é a terceira que resumido é o seguinte: Ângulo entre o ventre e o primeiro raio da barbatana anal. 100º-110º Fêmea 120º-150º Macho Quem tem escalares (principalmente casais) consegue verificar esta diferença? Abraços, Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
netmaniac Publicado: Setembro 25, 2007 Publicado: Setembro 25, 2007 Obrigado pelos esclarecimentos malta. Realmente não vou agarrar no peixe, isso deve stressar o peixe à brava. Não sei se todos leram a revista bioaquaria, mas existe uma sessão no artigo sobre Escalares que é a "Diferenciação Sexual" em que o autor diz logo à partida que é bastante difícil observa-las. Mas ele dá-nos 4 características, a única que eu consigo analisar é a terceira que resumido é o seguinte: Ângulo entre o ventre e o primeiro raio da barbatana anal. 100º-110º Fêmea 120º-150º Macho Quem tem escalares (principalmente casais) consegue verificar esta diferença? Abraços, Sérgio Costa Olá , não querendo soar repetitivo , o zé garcia , tem razão, eu tenho algumas centenas de escalares.Se der para vender revistas eu também escrevo um artigo se me pagarem bem , mas claro que a expriência de cada um é válida , mas todas as teorias, métodos e afins até hoje na prática foram grandes fiascos. Sem medos de que o autor do artigo da bioaquaria que refere essas 4 caracteristicas ,não querendo com isto dizer que lhe pagaram para escrever o que escreveu que eu aqui no forum escrevo por prazer e por que adoro este hobby.Só confio em uma técnica , que não sei se o referido artigo referencia , é quando o inicio do ritual de posturas se inicia , tanto o macho como a fêmea mostram o ovopositor (fêmea) e quando o macho mostra o apendice de fertilização. Um abraço. Jose Palma
Kosuta Publicado: Setembro 25, 2007 Autor Publicado: Setembro 25, 2007 Estão vou ter que esperar que o meu escalar faça alguma postura (apesar de estar sosinho) para conseguir saber o sexo dele. E com que idade é que eles começam a fazer posturas? O meu tem sensivelmente 5cm de comprimento e 7cm de altura (o raio do bicho tem medo na régua não para quieto ) Abraço, Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
netmaniac Publicado: Setembro 26, 2007 Publicado: Setembro 26, 2007 (editado) Estão vou ter que esperar que o meu escalar faça alguma postura (apesar de estar sosinho) para conseguir saber o sexo dele. E com que idade é que eles começam a fazer posturas? O meu tem sensivelmente 5cm de comprimento e 7cm de altura (o raio do bicho tem medo na régua não para quieto ) Abraço, Sérgio Costa Olá arranja um grupinho de 3 minimo e terás macho se achas que tens fêmea.Toma atenção porque por incrivel que pareça elas não são as mais bonitas e Grandes eles também nem sempre se pode ver pelo porte e tamanho , escolhe com bonitas caracteristicas.Barbatanas bem defenidas , e sem defeitos nas guelras e ou barbatanas. O tamanho num cardume não diz que é macho ou fêmea , mas a maturidade da fêmea revela-se mais tarde daí cresce mais devagar até porque não serão competitivas como os machos , daí compra num cardume numa loja, ou a quem aches melhor. Que sejam idênticos a esse (tamanho) e aguarda , 8 mêses de vida ( já acasalam) até antes , mas o tamanho não diz nada , depende das condições que o animal foi criado.um abraço. Boa sorte. Jose Palma Editado Setembro 26, 2007 por netmaniac
José Garcia Publicado: Setembro 26, 2007 Publicado: Setembro 26, 2007 Eu tenho os meus 11 a cerca de 3/4 meses e ainda nada ,também os comprei pequenos mesmo muito pequenos com 3 cm para ai por isso ainda tenho que esperar um bocado . Um dos meus objectivos é retirar pelo menos dois casais ,mas logo se vê. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
RufBabe Publicado: Setembro 26, 2007 Publicado: Setembro 26, 2007 Eu tenho um há mais de ano e meio e ainda nada de ovos! Só uma trepa em dois que lá pus novos! Nunca pôs ovos nem teve nenhum comportamento de limpezas, pelo menos que tenha visto,... e tb nunca o vi pela cozinha hehehehehe, deve ser mesmo macho! ps: a minha mãe já disse que tinha tamanho para ficar bem no prato! ups! lá vai o bacalhau... Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851
Kosuta Publicado: Setembro 26, 2007 Autor Publicado: Setembro 26, 2007 Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos. Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar). Obrigado pela ajuda, Sérgio Costa Kosuta 180LNano Tsunami
José Garcia Publicado: Setembro 27, 2007 Publicado: Setembro 27, 2007 Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos. Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar). Obrigado pela ajuda, Sérgio Costa Então o melhor é comprares um casal já confirmado , assim ficas com a certeza de que tens um casal e podes fazer criação dos mesmos. Abraço José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
netmaniac Publicado: Setembro 27, 2007 Publicado: Setembro 27, 2007 Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos. Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar). Obrigado pela ajuda, Sérgio Costa Olá de novo, olha se queres ver mais "acção" como disse o zé garcia , compras de alguém um casal comprovado, significa novinhos baratinhos e sem saberem ainda que fazer com os ovos , isto para teres um desafio. O espada leva na torre , os camarões ficam petisco , e as crias dos espadas servem de pasto de alimento vivo . Quanto ao PH podes andar pelos 7.0 /7,2 (7,2 na tabela de conversão do amonio já pode dar amonia tóxica) e se manténs a água alcalina por causa dos viviparos (espadas) não vais ter criaçãod de escalares que nem se "despertam" bem estão fora dos parametros normais deles , por isso aconselho a que leias muito sobre quem é quem no mundo dos peixes e suas necessidades para não teres dissabores e um espada , "sem espada" ou algo pior , um dia de petisco de camarões etc, até mesmo só com esse exemplar que adquiriste, espera que ele cresça e terás "acção" que chegue um abraço.
Nassis Publicado: Setembro 27, 2007 Publicado: Setembro 27, 2007 Olhar para discus e escalares e dizer que são macho ou femea, são quanto a mim , teorias, ou MUITA experiencia. E gostava de referir uma situação. Não é só dizer que são casal por porem ovos. Há situações em que a femea poe ovos ( essa é femea decerteza) e o outro escalar ( tambem femea) acompanha o processo , mas claro não há fecundação. Mas claro em 95% dos casos, quando há ovos há casal. Le este documento, sempre pode ser uma ajuda. http://clientes.netvisao.pt/nassis/escalar.doc foi feito por mim. Se queres uma biblia perfeita de escalares, procura o texto do Valter. Aqui mesmo no forum Não é permitido assinaturas comerciais. PC
BrunoFerreira Publicado: Setembro 27, 2007 Publicado: Setembro 27, 2007 (editado) tenho escalares e já fiz vários casáis também... certezas... só quando eles se juntam e arrumam a restante população para um canto do aquário... lol... um promenor q me guia é a diferença da "bossa" na cabeça do macho para a da fêmea, sendo a desta mais rectilinea... uma maneira q também uso para defenir o sexo dos escalares é juntar um cardume com um macho dominante, durante algum tempo, vê-se maior agressividade para com os machos juvenis do q para as fêmeas, e os machos juvenis desse cardume acabam por desenvolver mais depressa a bossa de q falei... é a minha experiência, ñ é nenhuma regra... cumps p.s. já agora, o meu palpite vai para fêmea... apenas um palpite... Editado Setembro 27, 2007 por BrunoFerreira http://ramirezi.xpto.net/index.html
Recommended Posts