Akadama Procura-se


Recommended Posts

Boas pessoal .. preciso de akadama ... melhor , ajudem-me a escolher o substrato melhor para o meu aquário de 80cm ...

Visto que quero ter 1 grande plantaçao.

Ja li varios post . e ja percebi que se vende no bolsai ... mas queria saber se existe alguma loja de animais ou assim que venda isso , barato e dentro de lisboa :twisted:

 

O vosso conselho é ? ..

:ponho akadama ?

: ponho jbl ?

 

ou outros ... :D pra ontem ! :) *** desde ja obrigado [] cumprimentos!

 

João Machado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal .. preciso de akadama ... melhor , ajudem-me a escolher o substrato melhor para o meu aquário de 80cm ...

Visto que quero ter 1 grande plantaçao.

Ja li varios post . e ja percebi que se vende no bolsai ... mas queria saber se existe alguma loja de animais ou assim que venda isso , barato e dentro de lisboa :D

 

O vosso conselho é ? ..

:ponho akadama ?

: ponho jbl ?

 

ou outros ... :D pra ontem ! :D *** desde ja obrigado [] cumprimentos!

 

João Machado

 

 

Akadama é uma coisa, substrato fertil é outra. Já leste alguns posts, mas ainda não foram suficientes.

 

O pessoal (eu não) usa a akadama porque gosta da aparência de terra que aquilo tem. Por baixo convem ter substrato fertil. há várias marcas e vários preços. Eu tenho da Sera (floradepot) e não me queixo. Não é espectacular, mas serviu perfeitamente para o matagal.

 

Há da JBL, Elos ou ada. É procurares e veres. Vende-se akadama normalmente nos locais que vendem bonsais.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama é uma coisa, substrato fertil é outra. Já leste alguns posts, mas ainda não foram suficientes.

 

O pessoal (eu não) usa a akadama porque gosta da aparência de terra que aquilo tem. Por baixo convem ter substrato fertil. há várias marcas e vários preços. Eu tenho da Sera (floradepot) e não me queixo. Não é espectacular, mas serviu perfeitamente para o matagal.

 

Há da JBL, Elos ou ada. É procurares e veres. Vende-se akadama normalmente nos locais que vendem bonsais.

 

 

 

 

Obrigado :D !! sendo assim vou comprar 1 substrato fertil na redfish .. vou la dar 1 olhadela nos preços e isso :D obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tambem devias ler mais uns posts. :D

 

Por baixo convem ter substrato fertil

 

substrato fértil por baixo é opcional...

 

Akadama é uma coisa, substrato fertil é outra

 

qual é a diferença? (não estou a dizer que não existam diferenças entre substratos, mas a akadama é inerte, é? )

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, tambem devias ler mais uns posts. :)

substrato fértil por baixo é opcional...

qual é a diferença? (não estou a dizer que não existam diferenças entre substratos, mas a akadama é inerte, é? )

 

:-D

 

 

Substrato é opcional, caso ele faça fertilização da coluna. Se quiser uma "grande plantação" não vejo como pode fugir do substrato fértil, mas posso estar enganado...

 

A akadama anda por aqui uma discussão (e sei que sabes isso...) acerca do facto de ser inerte ou não. A conclusão que se chega normalmente é que ou é inerte ou só serve para micros.

 

Pelo menos dos posts que eu li... nyah

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A akadama nunca pode ser inerte,visto que é usada para os Bonsais. E os Bonsais precisam de nutrientes como qualquer outra planta...certo? Areão de rio é inerte. Experimentar pôr um Bonsai em areão de rio ia dar mau resultado... nyah

 

Kizas se quiseres akadama vai ao centro de Bonsais em Campolide. E quanto a mim, um pouco de substrato fertil da JBL (é barato), coberto por uma camada de Akadama é o ideal,tanto a nivel estetico como de nutrientes. E um pouco de turfa no fundo também.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A akadama nunca pode ser inerte,visto que é usada para os Bonsais. E os Bonsais precisam de nutrientes como qualquer outra planta...certo? Areão de rio é inerte. Experimentar pôr um Bonsai em areão de rio ia dar mau resultado... nyah

 

Kizas se quiseres akadama vai ao centro de Bonsais em Campolide. E quanto a mim, um pouco de substrato fertil da JBL (é barato), coberto por uma camada de Akadama é o ideal,tanto a nivel estetico como de nutrientes. E um pouco de turfa no fundo também.

 

Coloca-se o bonsai onde se quiser. Se é um facto que areão de rio não dá para os bonsais, não é tambem certo que akadama dê para aquários, excepto estéticamente (pessoalmente, não gosto...). Isto, uma vez mais, vai cair na discussão habitual que se fez aqui no forum várias vezes acerca de a akadama ser ou não inerte.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Coloca-se o bonsai onde se quiser. Se é um facto que areão de rio não dá para os bonsais, não é tambem certo que akadama dê para aquários, excepto estéticamente (pessoalmente, não gosto...). Isto, uma vez mais, vai cair na discussão habitual que se fez aqui no forum várias vezes acerca de a akadama ser ou não inerte.

Não estou a afirmar que akadama dá ou não para aquários. O que eu só disse é que os Bonsais como qualquer planta também precisam de nutrientes. Ou não precisam,o Sol é suficiente?

Caso a akadama seja inerte,sem nenhum tipo de nutrientes,estar akadama ou areia de silica num Bonsai é igual certo? Mas não é...penso eu.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato é opcional, caso ele faça fertilização da coluna.

 

todos os aquarios plantados precisam de fertilização na coluna de agua...logo, seguindo o teu argumento dás-me razão, que o substrato "fértil" (é um termo muito mal utilizado por aqui) é opcional em todos os aquarios.

 

Se quiser uma "grande plantação" não vejo como pode fugir do substrato fértil, mas posso estar enganado...

 

bem, foi explicado em cima...

 

 

 

 

A akadama anda por aqui uma discussão (e sei que sabes isso...) acerca do facto de ser inerte ou não. A conclusão que se chega normalmente é que ou é inerte ou só serve para micros.

 

não é uma discussão...:

 

-hà os que sabem que a akadama é uma argila e que devido á sua composição é uma argila rica em micros e que pelo seu comportamento é tudo menos inerte

-hà os que não sabem e repetem aquilo que ouviram ou leram erradamente

-hà os que não sabem a diferença entre um substrato fértil e um substrato enriquecido

 

a akadama NÃO É inerte... senão gostaria que me explicassem como é que os substratos da ADA, ELOS, TROPICA, etc, etc, etc são todos á base de argilas...são é ENRIQUECIDOS alguns deles mais que outros com substâncias que fornecem NPK. agora dizer que apenas um substrato rico em NPK é um substrato "fértil"... é...uma asneira...

 

 

A akadama nunca pode ser inerte,visto que é usada para os Bonsais. E os Bonsais precisam de nutrientes como qualquer outra planta...certo? Areão de rio é inerte. Experimentar pôr um Bonsai em areão de rio ia dar mau resultado... icon_smile.gif

 

nao concordo em nada com este argumento... sim, podes ter bonsais em substratos inertes...o principal é uma boa aeração do substrato para nao existir um apodrecimento das raizes e um ambiente pobre em NPK para o crescimento da planta ser controlado.

 

 

Kizas se quiseres akadama vai ao centro de Bonsais em Campolide. E quanto a mim, um pouco de substrato fertil da JBL (é barato), coberto por uma camada de Akadama é o ideal,tanto a nivel estetico como de nutrientes. E um pouco de turfa no fundo também.

 

há sitios mais baratos e não percebo o porque do pouco substrato da jbl, especialmente se for só um pouco...acho um perfeito disparate. os NPK desaparecem cedo por ser pouco substrato...e desaparecem na altura em que as plantas menos precisam deles e quando são mais propicios a criar algas... a nao ser que faças uma camada bem grande de substrato.

 

Coloca-se o bonsai onde se quiser. Se é um facto que areão de rio não dá para os bonsais, não é tambem certo que akadama dê para aquários, excepto estéticamente (pessoalmente, não gosto...). Isto, uma vez mais, vai cair na discussão habitual que se fez aqui no forum várias vezes acerca de a akadama ser ou não inerte.

 

quem disse que areão de rio não dá para bonsais? e ao menos sabem quais as caracteristicas que não o tornam bom?

 

 

 

Não estou a afirmar que akadama dá ou não para aquários. O que eu só disse é que os Bonsais como qualquer planta também precisam de nutrientes. Ou não precisam,o Sol é suficiente?

 

qualquer planta para crescer precisa de nutrientes...mas porque é que os nutrientes teem de estar no solo? porque é que os nutrientes não podem ser levados á planta...digamos...vamos inventar uma coisa estupida...pela agua? ah? ja inventaram? hidroponia? a sério ? em lã de rocha? mas a lã de rocha não é inerte? é não é? e não é um substrato optimo para crescimento de multiplas plantas? é? já me lixaram a ideia maravilhosa...

 

Caso a akadama seja inerte,sem nenhum tipo de nutrientes,estar akadama ou areia de silica num Bonsai é igual certo? Mas não é...penso eu
.

 

vamos supor que era inerte... QUE NÃO É, ja que tem uma ajuda muito grande chamada de reserva de micronutrientes. Será que era igual a areia de silica?

 

NÃO! porque?

 

porque as principais qualidades de um substrato não são se tem nutrientes (macros ou micros) ou não! TADAH!!! ah! por isso é que usam lã de rocha...ah....espertinhos!

 

as principais qualidades de um substrato são:

 

boa fixação das raizes e facilidade de desenvolvimento das mesmas

boa capacidade de circulação (ou drenagem nas plantas emersas)

que normalmente está associado a não compactar facilmente.

 

a areia de silica falha e muito na segunda parte...

 

já agora, normalmente por fértil entende-se aquilo que permite o crescimento de vida. e o oposto de fértil não é inerte... os antónimos de fértil são infértil e estéril.

 

Inerte quer dizer que não muda ou não se mexe... se não muda não cede nem tira nada...como a akadama cede micronutrientes e como os grãos são penetrados pelas radiculas...NÃO É INERTE...

 

Ah...e a maioria do que o pessoal chama de substratos férteis...deviam ser designados mais especificamente de substratos enriquecidos. porque férteis há muitos mais.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just Me isto da aquariofilia é para uma pessoa se divertir,senti uma certa agressividade nas tuas palavras,misturada com um certo gozo com quem só tenta explicar o melhor que sabe. Nem toda a gente pode saber tudo,quanto a mim explico o pouco que sei. Outra coisa ninguém sabe tudo,toda a gente está constantemente a aprender,certo? Ou no teu caso é diferente?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

erro de interpretação teu... :o

 

tenta ler por outra perspectiva...

 

se quem escreve não consegue exprimir tudo aquilo que quer, quem lê pode ler de uma maneira diferente da que foi escrita

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se conhecesses a maneira do Pedro falar, ias interpretar o que ele escreveu de outra maneira :D

 

Simplificando o que ele disse:

 

A confusão com a Akadama é na sua maior parte, devido a erros de interpretação.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está,não conheço o Pedro,conheço o Just Me...Foi o que me pareceu, só isso. Mas realmente é ironico,pois o mesmo já me aconteceu comigo,ser mal interpretado.Talvez no futuro se invente uma maneira de dar expressão facial e entoação de voz a foruns como este.

Mas enquanto for por escrita,e as pessoas não se conhecendo pessoalmente, por vezes podem acontecer mal-entendidos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É por isso que a falar é que as pessoas se entendem :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.