Trigoc Publicado Abril 30, 2004 Publicado Abril 30, 2004 OK tenho um problema que agradecia algumas opiniões Tenho um Aqua de 200 lts com 9 escalares lá dentro . 6 comprados do mesmo criador , tendo sido comprados inicialmente ( á um mês ) 2. Em um mês os dois aumentaram 1 centimetro de tamanho , logo creio que o ambiente é adequado . Comprei os outros 4 á uma semana , meti-os no Aqua e pareceram ficar bem . Todos comiam (dou-lhes congelado intercalado com flocos 2 X por dia ) e em termos de aspecto não vejo alterações (feridas, barbatanas caidas ). Embora tudo isto quando cheguei a casa hoje , tinha um quase morto ( que morreu passado duas horas de eu o ter detectado ) e tenho outro que esta muito junto ao fundo do Aqua o quenão é bom sinal . nitritos estão ok amonia ok tenho o ph um pouco alto 7.6, será que posso partir por ai ??
Trigoc Publicado: Abril 30, 2004 Autor Publicado: Abril 30, 2004 a proposito os outros 3 são pequenos enão tem a ver com este grupo
nunomiguel Publicado: Maio 1, 2004 Publicado: Maio 1, 2004 Viva, Esse escalar que morreu e o que está "no fundo" estão nesse aquário à quanto tempo? Vieram de um pH semelhante ao teu? 7.4 é um pouco elevado... mas isso não quer dizer que não os consigas manter com esse pH... Um abraço, Nuno Cumprimentos, Nuno
Miguel Pereira Publicado: Maio 1, 2004 Publicado: Maio 1, 2004 Olá, Não me parece uma questão de parametros de agua. Pela descrição de factos parece-me que os exemplares mais antigos não receberam de bom grado a chegada dos restantes exemplares. Os exemplares mais recentes perante a presença autoritária dos mais velhos, ressentiram-se e gradualmente deixaram de alimentar-se nas devidas condições, ficando cada vez mais fracos e susceptiveis a doenças. Nada melhor que colocar esta questão ao criador. Ele melhor que ninguem conhece os seus peixes. Um abraço Miguel
Trigoc Publicado: Maio 1, 2004 Autor Publicado: Maio 1, 2004 O escalar deve ter ficado nem uma hora morto dentro de agua . Em relação á alimentação . eu normalmente dou-lhes o congelado e fico a ver , pois tenho um deles com uma particularidade engraçada . Assim que a comida cai no aqua ele dispara agarra um bocado ,foge sempre em marcha atrás para junto do vidro . á alguns deles que nem desconfiam que a comida lá caiu :D . Mas parece-me que todos comem . Em relação a perguntar ao criador é dificil pois comprei-os numa loja que os comprou a ele , e eles são um pouco renitentes a divulgar as fontes . E m relação ao ph meti um pouco de turfa no filtro para ver se a consigo levar pelo menos a neutro . Tenho tambem dois troncos , alguma ideia para baixa-lo por metodos naturais ? Obrigado pelas dicas pessoal
Miguel Pereira Publicado: Maio 1, 2004 Publicado: Maio 1, 2004 Olá, Antes de mais, e uma vez de que se trata de um novo membro, gostaria de lhe dar as boas vindas a este forum. Para uma melhor compreensão de todos, seria positivo preencher os campos do seu perfil, entre os quais a localidade em que reside. A turfa tem essa particulariedade quando introduzida no filtro. Ao ler a sua mensagem atentamente fiquei na dúvida, uma vez que na primeira mensagem refere que todos comem e já na segunda refere que alguns nem desconfiam que a comida é fornecida. A hipotese mais plausível parece-me mesmo estar relacionada com uma questão de hierarquia. Um abraço Miguel p.s. Os escalares quando adquiridos da segunda vez pertenciam ao mesmo grupo dos primeiros ? Pergunto isto porque refere que os seis exemplares foram adquiridos numa loja com proveniencia nacional com um mes de intervalo.
Trigoc Publicado: Maio 1, 2004 Autor Publicado: Maio 1, 2004 Oi miguel . vou tentar ser mais explicito . Eles todos comer , , o facto de alguns nem verem a comida que o outro escalar rouba é só aquela mas como eu meto sempre 3 cubos pequenos de congelado aindam sobram dois . Os escalares são todos do mesmo grupo com toda a certeza pois falei com o rapaz da loja sobre isso . comprei um total de 6 escalares nacionais e mais 3 pequenos importados , um dos quais morreu hoje tambem . a composição do meu aquario é : 200lts 6 especies de plantas predominancia para cryptocorinna wendili, feto de java , anubia anã + 3 especies de anubias diferentes . 9 cory bronze 2 pleucostumus 7 tetra cardinal 4 trigochaster leeri 5 escalares medios 2 pequenos
Miguel Pereira Publicado: Maio 1, 2004 Publicado: Maio 1, 2004 Olá, De acordo. Quando refere: " ... o outro escalar rouba ... " Poderá existir já uma hierarquia no seu aquario. O amigo já reparou se os escalares mais antigos no aquario tendem a perseguir, por vezes, os restantes exemplares ? Os mais recentes têm como hábito estar escondidos entre as plantas e/ou perto do vidro traseiro ao contrário dos outros que nadam livremente pelo centro do aquario ? E quando fornece o alimento, os antigos afastam os mais recentes ( costuma notar-se mesmo uma certa timidez e receio nos mais recentes ao vir a superficie para receber o alimento ), impedindo de uma certa forma a correcta alimentação, bem como, o correcto bem estar, destes últimos. Obrigado Um abraço Miguel
anibal-mota Publicado: Maio 2, 2004 Publicado: Maio 2, 2004 Vivam!!! Estive a ler este post e fiquei com algumas duvidas! Tenho um Aqua de 200 lts com 9 escalares lá dentro . 6 comprados do mesmo criador , tendo sido comprados inicialmente ( á um mês ) 2. Em um mês os dois aumentaram 1 centimetro de tamanho , logo creio que o ambiente é adequado . Comprei os outros 4 á uma semana , Quando é que comprou os outros 3 escalares? Estes tres escalares é que eram os importados? Nos dias antecedentes à primeira morte, tinha colocado algum peixe ou planta no aquario? Qual o tipo de filtragem ? Quando foi a ultima vez que fez limpeza do filtro? Cump
Trigoc Publicado: Maio 2, 2004 Autor Publicado: Maio 2, 2004 Olá anibal então é assim : dos 9 , comprei 2 nacionais , após um mês comprei mais 7 sendo 4 do mesmo grupo dos dois iniciais e comprei 3 escalares pequenos importados ( do tamanho de uma moeda de 1 €) . mudei algumas plantas DEPOIS de o primeiro ter morrido ( um do segundo grupo e nacional ). A minha filtragem neste momento é um Fluval 204 com carvão no primeiro estagio inferior /Turfa 2º estagio / e ceramica cilindrica no 3ªestagio . Fiz mudança de palntas e pedras no aquario de modo a que o territorio se torna-se confuso e se algum tivesse essa noção a perde-se . #Miguel Pereira # Em relação á hipotese de hierarquia , é o seguinte : Tenho realmente dois dos escalares nacionais sempre escondidos , mas nunca vi agressaõ por parte dos dois Iniciais a não ser logo no primeiro dia . De qualguer modo passei esses dois para outro aquairo que eu tenho mais pequeno mas bastante plantado e com as caracteristicas de agua identicas ao grande, tento mante-las iguais de modo a passar peixes de um para outro em caso de necessidade, Vamos lá a ver se eles melhoram. O meu unico problema é que eu queria fazer um grupo para conseguir ter pleo menos uma femea , mas a retira-los desta maneira não sei se me safo De qualquer maneira a saude dos peixes está primeiro . Obrigado pela atenção pessoal
anibal-mota Publicado: Maio 3, 2004 Publicado: Maio 3, 2004 Olá!! As mudanças de ph não fazem bem aos peixes...Mas eu já mudei os meus escalares de ph 7,5 para 6,2 ou 6,4 sem problemas. O carvão activado só se utiliza para retirar os medicamentos do aquario, por isso eu retirava o carvão do filtro, penso tambem que tens falta de ceramicas no filtro ( a eheim tem uma muito boa "substrat" mas é algo cara, a sera tambem tem uma muito boa mas não sei o nome). Os escalares quando estão a comer normalmente não lutam, pois estão mais preocupados com a comida... Os escalares gostam de mostrar a sua beleza, quando isso não acontece é porque está a haver algum problema no aquario, vai fazendo mudas de água, e verifica se todos comem, vais ver que brevemente todos se vão dar bem... Cump
Recommended Posts