Ruy81 Publicado Setembro 20, 2007 Publicado Setembro 20, 2007 Boas pessoal, sou novo por cá, e vim ver se arranjava ideias e acima de tudo ajudas para montar um nano de 7 litros. ja tenho o substrato fertil, o areão de silica de duas cores para os desenhos (branco e cobre), o filtro de mochila (Red Sea Nano Filter), e uma troquinho (mango) que me ofereceram na loja. o nano tem 14cm da lagura, 28 de comprimento e 20cm de altura. So falta por maos a obra e escolher as plantas, a iluminação e o modo de administrar o co2 caseiro. Pessoal espero dicas e muita ajuda da vossa parte. brevemente porei aqui uma foto do estado da coisa! Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 Olá Ruy81! Boa sorte para esse nano! Esse areão de 2 cores...não ficará muito artificial? A akadama ou areão de rio dá-te um aspecto mais natural... E esse tronco ferveste-o? Senão pode fungar-te o aqua. E já agora se escolheres pôr fauna tens de ter em atenção o tamanho dos habitantes.É que não deve ser agradável viver apertado...Eu tenho um nano igual e escolhi colocar só flora e uns caracois Planorbis Corneus.Por mais pequeno que fosse o peixe em 5 ou 7 litros é muito pouco. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
João Abóbora Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 Atenção ao uso de CO2 caseiro nesse aquário. Principalmente se estás a pensar colocar seres vivos. Qual é a iluminação que tens ou estás a pensar colocar? Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ruy81 Publicado: Setembro 21, 2007 Autor Publicado: Setembro 21, 2007 (editado) Boas pessoal Antes de mais muito obrigado por me estarem a ajudar! Um amigo meu ja me tinha falado no Akadama, ele ate referiu que usava o dos bonsais, mas para dizer a verdade nao achei muito jeito naquilo. Agora que em falam que pode ficar artificial (...) realmente é verdade... o aqua é capaz de ficar demasiado artifical. Secalhar ainda vou comprar umas 200g daquelas pedrinhas redondas, nao sei o nome. Quanto aos peixes, em principio não estou a pensar colocar nada a nao ser so uns caracois, mas já sei que mais tarde ou mais cedo me vou entusiasmar e como sou fanatico por criação, estou a ponderar um casalinho Altispinosa ou Ramirezi, mas para ser franco ainda nao me informei se são faceis de criar ou de manter, ainda esta muito em aberto. Os donos da loja onde compro as coisas também me falaram dos cardinali, uns 5 apenas. Quanto a iluminação, estava a pensar seguir as dicas que tenho lido, com um candeiro de estudante e uma lampada económica de 11w, que me dizem? Pessoal e o co2? para um aquario tão pequeno, como é que faço o doseamento? Preciso de um difusor proprio ou basta uma pedra difusora daquelas de 2cm com uma torneirinha para controlar a saida do gaz? O troco, como foi oferecido na loja e é para aquario, pensei que nao precisava de ferver...tem estado de molho para largar o amarelo na agua...que faço? Bem malta duvidas e mais duvidas nao param de surgir, mas tmabém não quero abusar da vossa boa vontade. depois nas proximas postagens hei-de de colocar as duvidas das plantas, adubações e por ai fora. Neste momento ja substitui o vidro estalado no nano por um novo e tenho estado a limpar os restos de silicone com uma lamina de barbear daquelas antigas. Sabem como tirar nodoas de silicone dos vidros e da roupa??? obrigado pessoal, prometo fotos assim que falar com um amigo para me dar o site do sapinho para eu conseguir coloca-las aqui. Editado Setembro 21, 2007 por Ruy81 Citar
João Abóbora Publicado: Setembro 22, 2007 Publicado: Setembro 22, 2007 Um amigo meu ja me tinha falado no Akadama, ele ate referiu que usava o dos bonsais, mas para dizer a verdade nao achei muito jeito naquilo. Agora que em falam que pode ficar artificial (...) realmente é verdade... o aqua é capaz de ficar demasiado artifical. Secalhar ainda vou comprar umas 200g daquelas pedrinhas redondas, nao sei o nome. É questão de gostos. Mas a Akadama é porreira porque é porosa e inerte. Convém arranjares um substrato fertil, para colocares debaixo do substrato inerte e assim garantires nutrientes ás plantas logo de inicio. Tens muitas opções, é uma questão de $. Quanto aos peixes, em principio não estou a pensar colocar nada a nao ser so uns caracois, mas já sei que mais tarde ou mais cedo me vou entusiasmar e como sou fanatico por criação, estou a ponderar um casalinho Altispinosa ou Ramirezi, mas para ser franco ainda nao me informei se são faceis de criar ou de manter, ainda esta muito em aberto. Os donos da loja onde compro as coisas também me falaram dos cardinali, uns 5 apenas. Não sei onde andas a comprar os peixes, mas ou não explicaste bem o tamanho do aquário ou alguém precisa de ler mais um pouco sobre certos peixes e as suas necessidades. Nem para um ramirezi 7 litros é suficiente quanto mais para um casal de altispinosa fazer criação. 5 cardinais também é exagerado. No maximo 3 e mesmo assim considero o tamanho deles em adulto demasiado grande para 7 litros. Quanto a iluminação, estava a pensar seguir as dicas que tenho lido, com um candeiro de estudante e uma lampada económica de 11w, que me dizem? Serve perfeitamente. Pessoal e o co2? para um aquario tão pequeno, como é que faço o doseamento? Preciso de um difusor proprio ou basta uma pedra difusora daquelas de 2cm com uma torneirinha para controlar a saida do gaz? Já usei várias vezes CO2 caseiro em aquarios com 5l, mas estavam densamente plantados e só tinha alevins como habitantes. Se meteres uam torneira no CO2 caseiro vai ser complicado aquilo não rebentar. Eu nos grandes deixo dia e noite, mas nos pequenos usava um torneira repartida. Com a luz acesa fica a torneira aberta para o aquário, com a luz apagada, fechava a que ia para o aquário e abria uma que saía para o ar. Isto tem o inconveniente de no dia a seguir estar um cheiro a cerveja no quarto bastante intenso. Nestes ultimo não tenho usado CO2 e têm corrido bem. Desenvolvem-se é mais devagar. Mas também o espaço é pouco por isso não interessa que as plantas cresçam muito rapido. O troco, como foi oferecido na loja e é para aquario, pensei que nao precisava de ferver...tem estado de molho para largar o amarelo na agua...que faço? Ferve-o várias vezes, ajkuda a libertar os taninos que tornam a água amarela. Depois de estar de molho vai trocando a agua quando a notares amarelada. Bem malta duvidas e mais duvidas nao param de surgir, mas tmabém não quero abusar da vossa boa vontade. depois nas proximas postagens hei-de de colocar as duvidas das plantas, adubações e por ai fora. Estás á vontade, o pessoal está aqui é para trocar ideias e informações Sabem como tirar nodoas de silicone dos vidros e da roupa??? Dos vidros com uma lamina de x-acto, da roupa pegas numa tesoura e cortas á volta da mancha que ela desaparece Deve haver algum producto para retirar silicone, mas n deve fazer la muito bem á roupa... Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ruy81 Publicado: Setembro 22, 2007 Autor Publicado: Setembro 22, 2007 (editado) Txi...ja tinha o texto todo escrito, cliquei sem querer nao sei onde e lá se foi tudo... Mas queria agradecer a vossa ajuda, têm sido muito porreiros para comigo! Pois os ramirezi e os altispinosa estão fora de questão, ficam com cerca de 7 cm em adulto...mas o que mais me fascinou foi o facto de se reproduzirem e cuidarem os alvins. Sugerem-me alguma outra especie que faça isso e que se adapte ao meu nano de 7 litros (em bruto) cerca de 5l uteis? O substrato que comprei, uma turfa esterelizada de 3eur o quilo, disseram-me que era optimo e era o que tinham à venda na loja. Será suficiente ou terei de misturar mais alguma coisa? A fertilização das plantas, chega o co2 ou terei de juntar alguns adubos liquidos da especialidade? Bem duvidas e mais duvidas nao param de surgir! Acho que vou fazer uma lista, assim nao me esqueço de nada! Pessoal obrigado, vou ver se as calças depois de secas ainda envergam a nodoa. Entretanto passei no aki para comprar a lâmpada barata e economica, mas acabei por trazer um candeeiro de secretaria compreto e bem fixe. Já tenho aqui fotos, mas nao sei mesmo como coloca-las, pois perdi dos favoritos a pagina do conversor, alguem sabe uma porreira? grato Editado Setembro 22, 2007 por Ruy81 Citar
Ruy81 Publicado: Setembro 22, 2007 Autor Publicado: Setembro 22, 2007 (editado) Uma foto da futura localização do rapaz e do candeiro que comprei esta tarde. Pessoal, o que me dizem? será que o candeiro por ser aberto vai entrar faisca? E....quanto ao aquecimento, valerá a pena investir no termostado pequeno? Txi estou a ser um chato, mas preciso mesmo de umas luzes, seão vai sair asneira e da grossa! Editado Setembro 30, 2007 por Ruy81 Citar
jvidia Publicado: Setembro 22, 2007 Publicado: Setembro 22, 2007 compra um aquecedor para tartarugueira. são pequenos. Citar
Ruy81 Publicado: Setembro 29, 2007 Autor Publicado: Setembro 29, 2007 (editado) Pessoal, já montei o nano... Venho colocar aqui algumas fotos para que vejam e me possam dar algumas dicas. Material: 1 aqua de 14x28x21 (cm) Decoração: Areão de silica cor ocre acastanhado Turfa esterilizada Tronco de mango Cenario de madeira de balsa 2mm Filtragem: Filtro Red Sea Nano (3materiais filtrantes, Fibras espessas, Fibras finas, Tubos de argila) Iluminação: Candeeiro de secretária com lampada de tubos flurescentes PL-9W (Aki - 5.9eur) (9horas por dia) Aquecimento: Nenhum, por enquanto Flora: Anubia barteri nana (2 pés) Vesicularia dubyana (Musgo de Java - um maciço sobre o tronco) HM ou cuba (varios maciços) Outra que ainda nao identifiquei (2pés) Fauna: Ainda a decidir talvés uns killis, uns caracois, ou uns camarões Fertlilização: Bomba caseira de co2 aqui fica uma foto, espero sugestões e opiniões: Editado Setembro 29, 2007 por Ruy81 Citar
Ruy81 Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 (editado) Boas Daqui a nada há uma semana que o aqua está a funcionar e ainda nao consegui estabelizar o pH. Acho que é por causa do co2 caseiro, que injecto durante o periodo em que a luz está ligada e retiro a noite qdo a luz apaga, só voltando a colocar o tubinho do co2 no outro dia de manhâ, ao acender da luz. Assim de manha o ph ronda os 7.5 a 8 e à noite os 6.5 a 7. Tenho quase a certeza que varia entre os 6.5 e os 8. Mas o pH nao devia de subir tanto na ausencia do co2, pois tenho o sustrato das plantas de turfa e tenho o tronco de mango, estes dois deveriam ser suficientes para baixar o pH. A água aqui na zona é muito calcária... será que o pH sobe por causa dos cilindros de ceramica que tenho no filtro? preciso de ajuda, pois gostava de colocar lá ums peixinhos, mas tenho de primeiro de estabeliza-lo! já li que os kribensis aguentam bem um pH dos 6 aos 8. será? Editado Outubro 2, 2007 por Ruy81 Citar
Daniel Almeida Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 para baixar o pH. A água aqui na zona é muito calcária... será que o pH sobe por causa dos cilindros de ceramica que tenho no filtro? preciso de ajuda, pois gostava de colocar lá ums peixinhos, mas tenho de primeiro de estabeliza-lo! já li que os kribensis aguentam bem um pH dos 6 aos 8. será? O namno esta muito giro mas... acho que ainda não entendest o que montaste... é um nano!! ou seja pequeno por isso ciclideos = esquece, so peixes muito pequenos tipo neons, e e... Tambem podes por 1 betta, killies, red cherrys (estes com o betta dá mariscada :-D) Tens muito por onde escolher só tens é de pesquisar... Cumps e boa sorte Citar Daniel Almeida
jvidia Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 Põe fotos melhores :-D Eu voto num beta macho Azul ! Citar
Ruy81 Publicado: Outubro 6, 2007 Autor Publicado: Outubro 6, 2007 (editado) Neste momento habitam lá dois kribensis minusculos, que estão à espera que monte o aqua de 60l (fiz asneira, mas quando os vi na loja passei-me). Entretanto, já lá habitou um beta macho vermelho. Fica um espectaculo o contraste dos verdes com o vermelho do peixe. Por causa dos cicledeos tive de tirar o beta, que esta num cubo de telemovel à espera que os cicledeos lhe desalojem o nano. Esta tarde deparei-me com uma infestação de algas, ainda pensei que fossem musgo de java, que se estavam a multipicar, mas dada a frequencia com que ocorrem nos vidros e nas plantas (+- 5 por cm2) do tamanho de pulgas, só podem ser algas. Vou ter de investir num quimico antialgas, ou sugerem-me alguma outra coisa? As fotos poderiam ser melhores, mas tenho de tira-las no modo macro, sem flash e com um rolo da ploter a servir de suporte para a maquina, pois senão ainda ficam ainda mais tremidas. Assim que o trabalho me permita ponho aqui uma foto do beta, ja que nao sei por o filme! Editado Outubro 6, 2007 por Ruy81 Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 6, 2007 Publicado: Outubro 6, 2007 Esse C02 em 5L...isso é um perigo.Como é tão pouca água há mais chances de haver uma grande concentração de CO2 e matar os peixes. Para 5L sinceramente eu só punha caracois e uns Red's. Para peixes quanto a mim,o minimo exigivel é 20L. Os Kribensys depressa ficaram grandes para esse aqua,por muito boa que seja a qualidade da água,o espaço é essencial para manter peixes saudáveis,mas tu é que decides... Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ruy81 Publicado: Outubro 6, 2007 Autor Publicado: Outubro 6, 2007 Esse C02 em 5L...isso é um perigo.Como é tão pouca água há mais chances de haver uma grande concentração de CO2 e matar os peixes. Para 5L sinceramente eu só punha caracois e uns Red's. Para peixes quanto a mim,o minimo exigivel é 20L. Os Kribensys depressa ficaram grandes para esse aqua,por muito boa que seja a qualidade da água,o espaço é essencial para manter peixes saudáveis,mas tu é que decides... Sim, tens toda a razão Zogli e se eu nao tivesse disposto a ouvir conselhos nao vinha aqui, por isso está a vontade, pois presciso de bastantes ajudas e conselhos. Eu sei que é um espaço minusculo para os cicledeos, mas numa ida a uma loja que fica a 90km da minha casa e uma das poucas decentes aqui da zona, deparei-me com estes magnificos cicledeos e nao lhes resisti. Agora estou a montar o aqua de 60, mas como quero as coisas em condições, estou a levar as várias etapas a sério. Já tenho o sustrato (carissimo) de Turfa + Flora Base + Areão de Rio de granulometria 2a3mm, num total de 36eur, até me doi. Faltam as plantas e o tronco. Espero daqui por 2a3 semanas já ter o aqua ciclado e pronto. O pior mesmo é o tronco, que me vai demorar meses a ficar em condições. Sei tb que os aquas para cicledeos nao levam plantas, mas prefiro montar um aqua plantado daqueles biotopos abertos! Alguma sugestão?? Please! Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 6, 2007 Publicado: Outubro 6, 2007 60 L já é outra conversa! Já terás mais margem para fazer escolhas! Ciclideos anões são muito fixes. E podes por umas plantas com ciclideos africanos,Valisnerias gosto particularmente neste tipo de aquas. Em que tipo de ciclideos estavas a pensar? Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ruy81 Publicado: Outubro 6, 2007 Autor Publicado: Outubro 6, 2007 60 L já é outra conversa! Já terás mais margem para fazer escolhas! Ciclideos anões são muito fixes. E podes por umas plantas com ciclideos africanos,Valisnerias gosto particularmente neste tipo de aquas. Em que tipo de ciclideos estavas a pensar? Para ser sinsero estou no meio de um dilema. Já comprei o tal casal de kribensis (pelvicachromis pulcher) que são africanos de um "tal" rio da Nigeria (corrijam-me se estiver errado, pois não tenho a certeza). Depois estou de olho nos Ramirezi. Tudo cicledeos anões, embora os ramirezi sejam americanos e os kribensis africanos. A minha duvida prende-se com o facto de querer recriar um biotopo de acordo com os peixes que pretendo, mas sendo uns do lado e outros do outro fica dificil, depois quero um aquario plantado, daqueles faceis de manter, ja li o nome mas nao em recordo. Alguem me sabe dizer, para um aquario de 60, quais os peixes compativeis com os Kribensis e as plantas? Aceito listas de sujestões pessoal, estou esgotado de tanto pesquisar, nao perceber nada e nao encontrar uma solução coerente. Onde fui eu me meter, se vos disse-se qto já gastei no substratro e areão...caiam! Citar
Vasco Matos Publicado: Outubro 7, 2007 Publicado: Outubro 7, 2007 Se fosse eu, ficava com o aqua de 5L para um mini-plantado com invertebrados e com o aqua de 60L colocava os Kribensys. Nesse aqua de 60L ficavam bem uns Brevis.O tipo de peixe que escolheres convém não ser de porte grande pois 60L não são 160L. E é verdade,os produtos de aquariofilia estão pela hora da morte.Sabes quanto custa um saco de substrato fertil (não me lembro o nome) de 5kg numa loja que eu fui? 50 Euros. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ruy81 Publicado: Outubro 7, 2007 Autor Publicado: Outubro 7, 2007 Se fosse eu, ficava com o aqua de 5L para um mini-plantado com invertebrados e com o aqua de 60L colocava os Kribensys.Nesse aqua de 60L ficavam bem uns Brevis.O tipo de peixe que escolheres convém não ser de porte grande pois 60L não são 160L. E é verdade,os produtos de aquariofilia estão pela hora da morte.Sabes quanto custa um saco de substrato fertil (não me lembro o nome) de 5kg numa loja que eu fui? 50 Euros. :-D Pois, então nao sei, deve ser o mesmo que comprei, um saco de Flora Base da Red Sea 5.5kg custavam 45.65eur. e eu que nao percebo nada fui comprar uma cena destas, estava mesmo com vontade de gastar dinheiro, quando um aKadama chegava na boa. mas pelo que li penso ter um susbstrato para 15 anos, lolol! Pode-se dizer marcas??? acho que nao! tenho de ir ler os faqs Citar
Ruy81 Publicado: Outubro 8, 2007 Autor Publicado: Outubro 8, 2007 Bem nenm vos conte as desgraças que me têm acontecido...ate vou enumera-las: 1. Andei a alimentar os meus kribensis com larvas de mosquito que tenho andado a apanhar no tanque de rega, mas os cicledeos andam timidos e nao comeram todas as larvas, as gajas eclodiram e ontem tinha o escritório cheio de mosquitos a besoirar (lindo); 2. O meu nano, graças ás 12horas de luz e injecção de co2 está unfestanto de algas, ja nem parece o mesmo, para além de os tufinhos de plantas cada vez estarem mais reduzidos, pois estão a perder-se 3. acho que não há 3, mas vamos a ver ate me ir deitar. Ajudas para diminuir a infestação de algas para alem de já ter diminuido o periodo de luz para 8h... Citar
João Abóbora Publicado: Outubro 9, 2007 Publicado: Outubro 9, 2007 São poucos os aquários já maturados que aguentam 12horas de luz sem o aparecimento de algas... Um conselho um bocado extremo, mas que te vai poupar o trabalho inglório de tentares te desfazer dessas algas... Desmonta o aquário, limpa bem as plantas,(retira as folahs mais atacadas), tronco, areão e depois volta a montar tudo. Atenção é a não excederes as 8h agora no incio. E tira o CO2. Arranja um fertilizante liquido que tenha carbono que te safas melhor. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Ruy81 Publicado: Outubro 11, 2007 Autor Publicado: Outubro 11, 2007 ...Arranja um fertilizante liquido que tenha carbono que te safas melhor. Boas Reduzi o tempo de luz para as 8 horas...tenho menos tempo para contemplar o aqua no seu maximo de muninosidade, mas pelo menos já está bem melhor! Para além de diminuir a luz de 12 para 8h, coloquei uma bomba de ar a bombar no maximo durante a noite, não desapareceream as algas todas, mas pelo menos está com muito melhor aspecto, vou deixar andar a ver no que dá! posso tirar o co2, mas não sei se consigo encontrar aqui na "store" da zona um fertelizante que tenha carbono...e as plantinhas estão tão verdes com este co2 caseiro... Citar
João Abóbora Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Não precisas de ter as 8 horas reguiladas com as horas do dia. Podes ter a luz ligada a partir das horas que quiseres. Procura pelo Flourish excel para o fertilizante de carbono. É o que tenho usado e estou a gostar bastante. Citar "Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."
Recommended Posts