Gago Publicado Setembro 20, 2007 Publicado Setembro 20, 2007 Tenho as minhas plantas neste rico estado, já fiz varios tratamentos para algas, comprei sae´s, ampularias reduzi o tempo de exposição á luz e até agora não tenho tido bons resultados. alguem tem alguem alguma ideia?? Set up filtro externo tetra tec 700 iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins (8horas) aquecimento 2 X 150 w areão inerte com bolas de fertelizante JBL junto das plantas Fertelizante liquido ferropol 5ml por semana
zlatan9 Publicado: Setembro 20, 2007 Publicado: Setembro 20, 2007 Boas, Na foto não dá para ver muito bem, mas essas algas são tipo tufos? Quais os valores dos fosfatos, nitratos e a litragem do aqua? One Fish Standing Kurichiba
Artur Jorge Publicado: Setembro 20, 2007 Publicado: Setembro 20, 2007 Durante 2 anos tive um problema igual. Há mês e meio decidi estudar melhor a fisiologia das plantas e perceber quais os nutrientes que estas precisam e as suas proporções. Comecei a adicionar 10 ppm K diariamente e consegui baixar os níveis elevadíssimos de NO3 (mais de 50 ppm) para uns 10 ppm. Simultaneamente comecei a fazer TPA's de 70 l (o aqua tem 240 brutos) semanalmente. Após este tempo verifico que as algas deixaram de aparecer embora aquelas que já estavam instaladas não desapareçam a menos que se retire manualmente. Para o teu caso eu recomendava que medisses regularmente os níveis de NO3 e PO4 e começasses a fertilizar com K até atingires um equilibrio entre estes 3 nutrientes que, consoante as plantas que tenhas e a aparencia desejada pode variar consideravelmente. De início pode parecer muito complicado mas rapidamente acabas por compreender a dinâmica das plantas e das algas. Aconselho também a leitura do topico sobre os nutrientes. cumpts...
Gago Publicado: Setembro 21, 2007 Autor Publicado: Setembro 21, 2007 Boas, Na foto não dá para ver muito bem, mas essas algas são tipo tufos? Quais os valores dos fosfatos, nitratos e a litragem do aqua? Peço desculpa pelo lapso. o aqua tem cerca de 210l uteis e é fertelizado com Co2 de fermentação (caseiro) num Kit nutrifin. os teste realizados semanalmente tem: Amonia=0 Nitritos = 0 nitratos = 10 ph 6.8 adicionalmente informo que estas algas parecem (fuligem) e estam a afectar sobretudo as anubias e as Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina). Fauna 6 escalares 7 tetras olho de fogo 3 SAE´s 1 bicolor 1 botia sriatta 2 kribs 2 caradinas tigre 1 gorami perola (de saida) 1 tricogaster (de saida)
bean_around15 Publicado: Setembro 23, 2007 Publicado: Setembro 23, 2007 Boas, Só um reparo.....".....iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins......." ?? Cumprimentos
duarte de oliveira leitao Publicado: Setembro 23, 2007 Publicado: Setembro 23, 2007 Também tenho isso no meu se ajudarem o Gago estão a ajudarme a mim tb =D Assinatura removida por não respeitar as dimensões.
Gago Publicado: Setembro 24, 2007 Autor Publicado: Setembro 24, 2007 Boas, Só um reparo.....".....iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins......." ?? Cumprimentos não ligues é 7200
mrebelo Publicado: Setembro 24, 2007 Publicado: Setembro 24, 2007 Também tenho isso no meu se ajudarem o Gago estão a ajudarme a mim tb =D Já somos dois...também tenho o mesmo problema...
bean_around15 Publicado: Setembro 27, 2007 Publicado: Setembro 27, 2007 não ligues é 7200 Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só. Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas. Digam de vossa justiça. Cumprimentos
Vasco Matos Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 Sim,tem um pouco a ver,noto que no intervalo entre uma garrafa de CO2 e a mudança para outra as algas aparecem ligeiramente.O CO2 é sem duvida um bom aliado. Quanto à iluminação, o ideal é colocar várias temp. de cor na mesma calha. Eu utilizo por ex.numa calha de 6 lâmpadas 3 de 6400k 2 de 8000k e 1 de 10000k na parte da frente. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Paulo Castanheira Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 (editado) Olá. A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal? Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano. Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua . Editado Setembro 28, 2007 por Paulo Castanheira
kromo Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 Olá. A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal? Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano. Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua . pois a mim tb mais me parece ciano que as malditas algras pretas. essas são como uma capa contrariamente as outras que parece autenticos cabelos.
Gago Publicado: Setembro 29, 2007 Autor Publicado: Setembro 29, 2007 Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só. Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas. Digam de vossa justiça. Cumprimentos Efectivamente este problema surgiu-me quando começei a usar esta calha e esta nosmeu planos trocar as lampadas.Contudo devido ao preço desta lampadas só o farei quando esta fizerem um ano que será em fevereiro uma troca de lampadas são perto de 100€
Gago Publicado: Setembro 29, 2007 Autor Publicado: Setembro 29, 2007 Olá. A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal? Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano. Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua . No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA)
Paulo Castanheira Publicado: Outubro 1, 2007 Publicado: Outubro 1, 2007 No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA) Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água. ( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas)
Gago Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água.( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas) não se consegue retirar das plantas (é uma capa compacta) e como a coisa já esta num estado avançado se eu podar as folhas afectadas fico com o aquario depenado. A circulação esta no maximo que o filtro dá 700 l/h a fim de minimizar perdas de carga o filtro é limpo frequentemente
Recommended Posts