Recommended Posts

Publicado

Tenho as minhas plantas neste rico estado, já fiz varios tratamentos para algas, comprei sae´s, ampularias reduzi o tempo de exposição á luz e até agora não tenho tido bons resultados.

alguem tem alguem alguma ideia??

Set up

filtro externo tetra tec 700

iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins (8horas)

aquecimento 2 X 150 w

areão inerte com bolas de fertelizante JBL junto das plantas

Fertelizante liquido ferropol 5ml por semana

p1010010zg6.jpg

Publicado:

Boas,

Na foto não dá para ver muito bem, mas essas algas são tipo tufos? Quais os valores dos fosfatos, nitratos e a litragem do aqua?

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Durante 2 anos tive um problema igual. Há mês e meio decidi estudar melhor a fisiologia das plantas e perceber quais os nutrientes que estas precisam e as suas proporções. Comecei a adicionar 10 ppm K diariamente e consegui baixar os níveis elevadíssimos de NO3 (mais de 50 ppm) para uns 10 ppm. Simultaneamente comecei a fazer TPA's de 70 l (o aqua tem 240 brutos) semanalmente. Após este tempo verifico que as algas deixaram de aparecer embora aquelas que já estavam instaladas não desapareçam a menos que se retire manualmente.

Para o teu caso eu recomendava que medisses regularmente os níveis de NO3 e PO4 e começasses a fertilizar com K até atingires um equilibrio entre estes 3 nutrientes que, consoante as plantas que tenhas e a aparencia desejada pode variar consideravelmente. De início pode parecer muito complicado mas rapidamente acabas por compreender a dinâmica das plantas e das algas.

Aconselho também a leitura do topico sobre os nutrientes.

cumpts...

Publicado:
Boas,

Na foto não dá para ver muito bem, mas essas algas são tipo tufos? Quais os valores dos fosfatos, nitratos e a litragem do aqua?

Peço desculpa pelo lapso.

o aqua tem cerca de 210l uteis e é fertelizado com Co2 de fermentação (caseiro) num Kit nutrifin.

os teste realizados semanalmente tem:

Amonia=0

Nitritos = 0

nitratos = 10

ph 6.8

adicionalmente informo que estas algas parecem (fuligem) e estam a afectar sobretudo as anubias e as Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina).

Fauna

6 escalares

7 tetras olho de fogo

3 SAE´s

1 bicolor

1 botia sriatta

2 kribs

2 caradinas tigre

1 gorami perola (de saida)

1 tricogaster (de saida)

Publicado:
Boas,

Só um reparo.....".....iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins......." ??

Cumprimentos

não ligues é 7200

Publicado:
Também tenho isso no meu se ajudarem o Gago estão a ajudarme a mim tb =D

Já somos dois...também tenho o mesmo problema...

Posted Image
Publicado:
não ligues é 7200

Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux

São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só.

Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas.

Digam de vossa justiça.

Cumprimentos

Publicado:

Sim,tem um pouco a ver,noto que no intervalo entre uma garrafa de CO2 e a mudança para outra as algas aparecem ligeiramente.O CO2 é sem duvida um bom aliado.

Quanto à iluminação, o ideal é colocar várias temp. de cor na mesma calha. Eu utilizo por ex.numa calha de 6 lâmpadas 3 de 6400k 2 de 8000k e 1 de 10000k na parte da frente.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado: (editado)

Olá.

A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal?

Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano.

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :) .

Editado por Paulo Castanheira
Publicado:
Olá.

A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal?

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :) .

pois a mim tb mais me parece ciano que as malditas algras pretas. essas são como uma capa contrariamente as outras que parece autenticos cabelos.

Publicado:
Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux

São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só.

Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas.

Digam de vossa justiça.

Cumprimentos

Efectivamente este problema surgiu-me quando começei a usar esta calha e esta nosmeu planos trocar as lampadas.Contudo devido ao preço desta lampadas só o farei quando esta fizerem um ano que será em fevereiro uma troca de lampadas são perto de 100€

Publicado:
Olá.

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :dry: .

No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA)

Publicado:
No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA)

Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água.

( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas)

Publicado:
Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água.

( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas)

não se consegue retirar das plantas (é uma capa compacta) e como a coisa já esta num estado avançado se eu podar as folhas afectadas fico com o aquario depenado.

A circulação esta no maximo que o filtro dá 700 l/h a fim de minimizar perdas de carga o filtro é limpo frequentemente