nc130 Publicado Setembro 20, 2007 Publicado Setembro 20, 2007 (editado) Depois de regressar de 2 semanas de férias, foi com alegria que vi que nenhum peixe me tinha morrido. No dia seguinte com uma analise mais detalhada vejo que um dos discos que mantenho á mais de 5 anos, apresenta 2 buracos nas barbatanas Os buracos são já relativamente grandes pois consegue-se "ver para o outro lado". O disco continua a comportar-se normalmente, come normalmente, não se coça, nada... tudo normal. Já à um tempo o outro disco tinha tido um "infecção" na zona entre o corpo e a barbatana "traseira" mas melhorou sem que eu fizesse qualquer coisa. (ate pq pensei que tivesse sido algum golpe de roçar no tronco ou alguma pedra) Fiz uma limpeza no filtro e uma boa mudança de água mas não sei mais que fazer.... algumas fotos: companheiro totalmente saudável: vista do aquário: Editado Setembro 21, 2007 por nc130
nc130 Publicado: Setembro 21, 2007 Autor Publicado: Setembro 21, 2007 efectivamente não costumo medir o pH da água... mas não me parece que seja esse o problema uma vez que a restante fauna está boa e que o problema não é podridão nas extremidades, mas sim um buraco! (acho que é bem perceptível o buraco na primeira foto) Muda muita água... O Ph está normal?
netmaniac Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 Olá , das duas uma , mas uma causa as duas :-D , bacterias, ou tens uma ulcera nesse peixe , se nunca houve porrada considera a hipotese, observa-os, quanto aos restantes companheiros serão mauzinhos para Discus? Portanto as imagens diz-me uma ulcera no peixe , pode ser causada pela famosa doença de boca em podridão , barbatanas , etc...são bacterias do grupo pseudomonas aeromonas , a ulcera causada por estado avançado dessa podridão. Ou ele aleijou-se nas "corridas" deles, roçou-se por parasitas em algum sitio errado , uma 3ª hipotese , que me ocorreu entretanto.Mas para já anti bacteriano de largo espectro. Se vires raspadelas nos decor, depois dos devidos intervalos e tratamento á ulcera e ás bacterias , não por esta ordem , uma pode ser consequencia da outra mas bacterias estão lá na ferida, e depois observa e vÊ se ele regenera bem (um bom regenerador tipo o que se usa quando se trata água da torneira têm normalmente , vitaminas , etc) .um abraço. Jose Palma
Joao Machado Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 Pois....eu sou um bocado mais pessimista. Tenho ideia que se vir esse discus de frente se vai notar alguma magreza. Caso seja verdade e se a barriga apresentar um ar assim )( desparasita-o com flagyl. Caso contrario, se mesmo antes de comer a barriga parece assim().....Tremazol da sera. Boa sorte. JPM Ps- Se tiver razão os buracos são as primeiras infecções oportunistas que começam a aparecer! "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
duarte36 Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 (editado) Pois....eu sou um bocado mais pessimista. Ps- Se tiver razão os buracos são as primeiras infecções oportunistas que começam a aparecer! Vai aumentar cada vez mais até comer as barbatanas todas, faz o que disse o grande João e depois P.P. (permanganato de potássio). Depois se quiseres que elas cresçam direitinho pegas numa tesoura e cortas as barbatanas mais abaixo possível É assim que se faz Editado Setembro 21, 2007 por duarte36 Duarte www.discusmaster.com
fjmr123 Publicado: Setembro 21, 2007 Publicado: Setembro 21, 2007 (editado) Quanto a mim neste momento tens aí um ataque bacteriano, o buraco pode ter sido causado por alguma pancada que não sarou e entretanto as bactérias actuaram até formar o buraco, ou então parasitas intestinais. Como são as fezes do animal? Vê se está magro. Eu curei algo do género com bactopur da sera eram só bactérias, mas vê bem se o Peixe tem parasitas intestinais para não errares o tratamento. Editado Setembro 21, 2007 por fjmr123 Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
nc130 Publicado: Setembro 28, 2007 Autor Publicado: Setembro 28, 2007 O tratamento poderia (deveria) ser feito no aquário comunitário? nao terá efeitos nocivos nos outros peixes/plantas/filtros ???
marcioinacio Publicado: Setembro 28, 2007 Publicado: Setembro 28, 2007 Primeiro que tudo tens de ter a noção que tiveste duas semanas sem mudar a água e que a mesma não deve estar em muito boa qualidade principalmente a amónia, por isso antes de tudo deixa de tomar banho para poupar e muda MUITAS VEZES e todos os dias a água do aquário. Depois e não estando a água nas melhores condições as mazelas os stresses os parasitas e bactérias começam a aparecer, quanto a isso eu costuma usar o Flagyl, compras em qualquer farmácia e utiliza a porpoção de 2 comprimidos por cada 100 litros se conseguires misturar com a comida melhor mas para mim na água costuma ter mais efeito e para casos extremos 3 por cada 100 litros bem dissolvidos, costuma ser milagroso e em 24 horas notas logo melhoras, se não funcionar, faz o que o João Machado te diz normalmente ele costuma ter razão é tipo o DR. HOUSE da aquariofilia, maluco mas eficaz. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
nc130 Publicado: Outubro 1, 2007 Autor Publicado: Outubro 1, 2007 (editado) O Flagyl não tem efeitos secundários nos outros peixes/plantas/filtro ??? e quanto a tratamento é assim? : 2 tratamentos p/dia durante 4 dias. entre os tratamentos uma TPA de 10 a 20% era bem vinda. EDIT: estive a fazer uma consulta na net e: Classificação quanto à dispensa -> Medicamento sujeito a receita médica ( http://www.min-saude.pt/Portal/servicos/pr...medicineID=3423 ) Editado Outubro 1, 2007 por nc130
fjmr123 Publicado: Outubro 1, 2007 Publicado: Outubro 1, 2007 Então e como está essa situação. O que tens feito, melhorou? Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
nc130 Publicado: Outubro 2, 2007 Autor Publicado: Outubro 2, 2007 Tenho feito mudanças dia sim dia não de 40 lts de água. Se de inicio me pareceu que estava a melhorar (os buracos estavam a sarar), ontem (depois de 1 fds fora de casa) apareceu um "ponto branco" (tipo uma borbulha humana) ao lado do buraco superior.... De resto o disco continua a comportar-se normalmente e a comer. Hoje vou comprar o Flagyl a ver ..... Então e como está essa situação. O que tens feito, melhorou?
Joao Machado Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 ...entretanto passaram 12 dias. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
marcioinacio Publicado: Outubro 2, 2007 Publicado: Outubro 2, 2007 Tens sorte em o peixe ainda estar vivo, nos discus costuma ser fulminante. Tens de ser mais rápido a tomar medidas, como o joão disse entretanto já passaram 12 dias. Tá tudo dito. http://www.recifesamouco.blogspot.com/
nc130 Publicado: Outubro 9, 2007 Autor Publicado: Outubro 9, 2007 Hà 5 dias que ando a fazer tratamento com Falgyl na água. Infelizmente não se vêm melhoras Felizmente o peixe continua vivo (a comportar-se normalmente e a comer) Tens sorte em o peixe ainda estar vivo, nos discus costuma ser fulminante. Tens de ser mais rápido a tomar medidas, como o joão disse entretanto já passaram 12 dias. Tá tudo dito.
fjmr123 Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Acho que se fossem parasitas intestinais a coisa já estaria a melhorar com 5 dias de tratamento. Tenta bactopur, pode estar a ser atacado por bactérias, no primeiro dia de tratamento se a zona afectada ficar tipo desfiada, queimada, são bactérias em volta dos buracos, está a fazer resultado. Depois diz alguma coisa. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
nc130 Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 poderão ser fungos ?? Quando se dá pasta alimentar caseira e ficam restos de um dia para o outro que criam um bolor branco em volta com tipo um piquinhos... uma das feridas começou a ficar assim... Fiz um tratamento com anti-fungos da avipar mas nada :D entretanto o caso tem vindo a piorar, ontem passou o dia todo escondido e não veio a comer Acho que se fossem parasitas intestinais a coisa já estaria a melhorar com 5 dias de tratamento. Tenta bactopur, pode estar a ser atacado por bactérias, no primeiro dia de tratamento se a zona afectada ficar tipo desfiada, queimada, são bactérias em volta dos buracos, está a fazer resultado. Depois diz alguma coisa.
Hugo Félix Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 poderão ser fungos ??Quando se dá pasta alimentar caseira e ficam restos de um dia para o outro que criam um bolor branco em volta com tipo um piquinhos... uma das feridas começou a ficar assim... Fiz um tratamento com anti-fungos da avipar mas nada entretanto o caso tem vindo a piorar, ontem passou o dia todo escondido e não veio a comer Experimenta um tratamento de largo espectro, tipo ESHA 2000. Em principio resolve... comigo resultou Cumprimentos: Hugo Félix O meu Aquário - Vision 450l O meu Site O meu Blog
nc130 Publicado: Outubro 17, 2007 Autor Publicado: Outubro 17, 2007 Ultima actualização: o disco morreu. Obrigado a todos pela ajuda.
Recommended Posts