Recommended Posts

Publicado

Esta é uma pergunta muito esquisita mas como sou um iniciante nesta matéria de aquariofilia gostava de saber se os fertilizantes para flores de casa também servem para por nos aquários? Irá altera o PH? Ou mesmo matar os Peixes? :oops:

Espero que me possam responde a estas perguntas pois não entendo nada de fertilização de aqua e o meu substrato é inerte.

Cumprimentos. ;)

assinatura5je0.jpg
Publicado:
Esta é uma pergunta muito esquisita mas como sou um iniciante nesta matéria de aquariofilia gostava de saber se os fertilizantes para flores de casa também servem para por nos aquários? Irá altera o PH? Ou mesmo matar os Peixes? :oops:

Espero que me possam responde a estas perguntas pois não entendo nada de fertilização de aqua e o meu substrato é inerte.

Cumprimentos. ;)

Boas.

Se pesquisares um pouco aqui no fórum vais encontrar várias discussões acerca desse tema.

Há alguns fertilizantes para macros e micros que podes utilizar. Eu pessoalmente utilizo barras de algoflash para macros e hortrilon para micros.

Estes não matam os peixes, mas não serão os mais indicados para aquariofilia por causa de alguns dos seus ingredientes (estou-me a lembrar do cobre p.ex.), mas são bem mais baratos e fazem o serviço.

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado:
Eu utilizo fertilizante liquido ,1 litro 3,5€ podes ver as minhas plantas na minha assinatura.Coloco uma tampa sempre que faço tpa

Boas, já agora, podes dizer qual é o fertilizante que usas? É que isso parece-me uma solução bastante económica!

Publicado:
isso é para que ? ... nao é a mesma coisa que CO2 ? ::D:;)

O Co2 (dioxido de carbono) basicamente ajuda as plantas a processar melhor os nutrientes, que são os fertilizantes que se está a falar neste tópico.Existem fertilizantes Macro (usados em maior quantidade pelas plantas) e Micros (em menor quantidade)

Para quem tem camarões de qualquer especie é bastante arriscado meter desses fertilizantes para plantas de vaso.O cobre(em excesso) poderia em pouco tempo exterminar todos eles.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Desde já muito obrigado a todos. ::D:

Então quer dizer que nos fertilizantes líquidos das plantas o principal problema é a existência de cobre?

De resto não acarreta outro problemas como o PH, e dureza da água?

assinatura5je0.jpg
Publicado:
Desde já muito obrigado a todos. ::D:

Então quer dizer que nos fertilizantes líquidos das plantas o principal problema é a existência de cobre?

De resto não acarreta outro problemas como o PH, e dureza da água?

É assim: fertilizante para plantas de vaso é para plantas de vaso,os fertilizantes de aquariofilia é para aquários plantados.

São diferentes, os de aquariofilia estão preparados para não provocar impacto na fauna do aquário.

Contudo à certos fertilizantes para plantas de vaso que usados sobre monitorização os primeiros tempos e se vires que não provoca nada de anormal na fauna,podem ser usados.

Mas também há fertilizantes para aquários baratos,não são todos carissimos.Eu como tenho camarões em quase todos os aquas,nunca meti esses fertilizantes de vaso.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

OK, já entendi.

Dentro dos fertilizantes líquidos para aqua existe algum que já traga tudo? (Mg, K, Micro nutrientes, etc...)

Ou é preciso comprar em separado?

assinatura5je0.jpg
Publicado:
OK, já entendi.

Dentro dos fertilizantes líquidos para aqua existe algum que já traga tudo? (Mg, K, Micro nutrientes, etc...)

Ou é preciso comprar em separado?

Eu faço assim: as Micros tenho todas juntas,com Magnésio e Nitrigénio também,as Macros tenho em separado,se alguma estiver em excesso,posso rectificar. Nitratos,Potassio e Fosfatos.A comida dos peixes contém fosfatos por isso cuidado com este nutriente e também com os Nitratos para não aparecer algas. Também adiciono Ferro em separado.Fertilizo de 3 em 3 dias,mas há quem o faça diariamente.

Também podes optar por um fertilizante com tudo incluido,Macros e Micros,e podes fertilizar semanalmente.

Zog Li

Publicado:
Eu faço assim: as Micros tenho todas juntas,com Magnésio e Nitrigénio também,as Macros tenho em separado,se alguma estiver em excesso,posso rectificar. Nitratos,Potassio e Fosfatos.A comida dos peixes contém fosfatos por isso cuidado com este nutriente e também com os Nitratos para não aparecer algas. Também adiciono Ferro em separado.Fertilizo de 3 em 3 dias,mas há quem o faça diariamente.

Também podes optar por um fertilizante com tudo incluido,Macros e Micros,e podes fertilizar semanalmente.

Era o que eu pretendia, pois não percebo muito disto e não sei quais as quantidades necessárias. :oops:

assinatura5je0.jpg
Publicado:

Talvez por isso fosse melhor fertilizar com macros em separado. Acredita, também no princípio pensei na questão económica mas acaba por ser um bom investimento.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Marca Carrefour

Podes indicar quais os constituintes? :oops:

Eu como tenho camarões em quase todos os aquas,nunca meti esses fertilizantes de vaso.

Podes indicar quais utilizas?

Publicado:
Podes indicar quais os constituintes? :D

Podes indicar quais utilizas?

Potassio da Flourish/Seachem ;Micros e Ferro da Horizonte aquatico; NPK Plant Gro.As Micros da Horizonte Aquatico contêm 0.02% de cobre. Um fertilizante de plantas de vaso deverá ter muito mais,por isso é preciso ter cuidado em aquas com camarões.

Zog Li

Publicado:
Podes indicar quais os constituintes? :P

"Adubo CE -Solução de adubos NPK 6.3.6 com micronutrientes . 6,0% azoto(N) total 2,4% azoto nitríco, 1,6% azoto amoniacal,2,0% azoto ureico / 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua / 6,0% óxido de potássio (K2O) solúvel em agua / Micronutrientes : 0,01% boro(B), 0,002% cobre(Cu),0,02% ferro(Fe),0,01% manganês (Mn),0,0o1 molybdénio (Mo), 0,002% zinco(Zn)

Publicado:
"Adubo CE -Solução de adubos NPK 6.3.6 com micronutrientes . 6,0% azoto(N) total 2,4% azoto nitríco, 1,6% azoto amoniacal,2,0% azoto ureico / 3,0% pentóxido de fósforo (P2O5) - solúvel na agua / 6,0% óxido de potássio (K2O) solúvel em agua / Micronutrientes : 0,01% boro(B), 0,002% cobre(Cu),0,02% ferro(Fe),0,01% manganês (Mn),0,0o1 molybdénio (Mo), 0,002% zinco(Zn)

Boas,

Só usas isso? é que parece-me que de micros tem pouco e ferro muito pouco ou estou enganado?

Publicado:

WOW, vocês são uns autênticos químicos. :)

Com todas a percentagens e tudo. bang

assinatura5je0.jpg
Publicado:

Ora assim sendo, tem a mesma percentagem de cobre que o Micros da Horizonte Aquatico que o Zogli indicou.

Publicado: (editado)
Ora assim sendo, tem a mesma percentagem de cobre que o Micros da Horizonte Aquatico que o Zogli indicou.

Não,por acaso tem tem muito menos,mas já vi outros que tinham muito mais ,pois andei há procura e a ver se compensava.E em relação aos camarões,há outras coisas além do cobre a ter em conta.Até porque os camarões também precisam de cobre,mas em quantidades muito pequenas.

O problema é a grande percentagem de azoto,em aquas com problemas de nitratos altos é preciso ter cuidado.É porque estes fertilizantes não foram pensados para aquários.Mas não digo que não dê,pois nunca experimentei.

Editado por Zogli

Zog Li

Publicado:
Boas,

Só usas isso? é que parece-me que de micros tem pouco e ferro muito pouco ou estou enganado?

Só uso este fertilizante e podes ver o meu aquário que esta na assinatura,e tenho camarões e só morrem quando os Escalares e os Discus os apanham