chocapic Publicado Setembro 18, 2007 Share Publicado Setembro 18, 2007 Boas, Acabei de ler na net alguém que dizia que desligar o filtro por mais de 1/2 horas mata as bactérias do filtro, o que implica reiniciar o ciclo.. Merece-vos algum comentário?? Evidentemente fiquei preocupado... eu tenho de o desligar sempre durante a noite senão não há maneira de dormir.. Cumps, L.M. P.S: Alguém me pode dizer quais as medidas (altura e diâmetro sem contar com mangueiras) dos filtros externos de Eheim Ecco 2231 e o Classic 2213??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Mata pois. As bactérias precisam de um fluxo constante de oxigénio, ao desligar o filtro estás a interromper esse fluxo... :-D 12/16 as medidas das tubagens do 2213 Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Sim, se deixares o filtro demasiado tempo desligado as basctérias que lá estão acabam por morrer. Penso que as bactérias também se encontram por exemplo no areão, decoração, etc... mas o facto de desligares à noite deita tudo a perder, tem que ficar sempre ligado. Há quanto tempo tens o aqua a funcionar? Já tens peixes? Citar One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
chocapic Publicado: Setembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2007 12/16 as medidas das tubagens do 2213 Refiro-me à altura e diâmetro da "caixa" dos filtros canister Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 o 2213 tem 33 cm de altura e 15 de diametro certinhos. se queres um filtro silencioso para não teres de desligar durante a noite recomendo-te este. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
chocapic Publicado: Setembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2007 Sim, se deixares o filtro demasiado tempo desligado as basctérias que lá estão acabam por morrer. Penso que as bactérias também se encontram por exemplo no areão, decoração, etc... mas o facto de desligares à noite deita tudo a perder, tem que ficar sempre ligado. Há quanto tempo tens o aqua a funcionar? Já tens peixes? Boas, tenho o aqua a funcionar à 1 mês aproximadamente 94 litros (aí uns 80/85 reais) Filtro: Interno (n sei a marca nem a litragem/hora - já é antigo e entretanto deitei a caixa fora) + Filtro Biológico de Fundo Aquecimento: Tetratec HT100 Iluminação: Lâmpada fluorescente 60 cm (não sei a potência porque também já é antiga e as letras desapareceram) Substrato: areão "normal" de rio (2/3 mm aproximadamente) Pedras: Calhaus com fartura (xisto e seixos de rio) Plantas: 2 artificiais (sim! bem sei que fica artificial mas ainda não há coragem para plantas a sério) Peixes: 3 jóias de aproximadamente 6cm (acho eu que 1 macho e 2 fêmeas - mais tarde posto fotos pode ser que alguém no forum consiga perceber) Alimentação: Granulado Nutrafin Basix + JBL Gala Água: Kit Test Nutrafin Temp: 27ºC (por enquanto sem necessidade de termostato ligado) pH: 7,7 (aparentemente estável; medições regulares) GH: 80 mg/L <=> 4,48 ºdH (segundo a informação do folheto de teste "água ligeiramente dura") KH: 60 mg/L <=> 3,37 ºdH (segundo a informação do folheto de teste "normalmente associado a um pH baixo") Posto isto parece-me que vou ter mesmo de investir num filtro externo: menos barulho e bem mais eficazes Senão lá se vai o ciclo... Cumps, L.M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
chocapic Publicado: Setembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2007 o 2213 tem 33 cm de altura e 15 de diametro certinhos. se queres um filtro silencioso para não teres de desligar durante a noite recomendo-te este. Humm, agora uma pergunta parva (ou não): é possível ter um filtro externo a funcionar acima do aquário ou tem forçosamente de ficar abaixo da água?? imagino que funcione de forma "idêntica" ao uso do sifão mas terá de ter uma bomba interna para a água retornar ao aqua, seria possivel "inverter" isto e ter uma bomba a bombear a agua do aqua para o filtro?? (se bem que, mais uma bomba = mais barulho lllolll) (é que ja estive a medir e para ele caber no movel abaixo do aquario vai ser bem complicado... com os 33 cm fica mmo à medida.. mais as mangueiras etc etc não sei não) Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Que peixes queres manter nesse aqua? É que pelo que vi dos parâmetros que mediste, isso é quase água salgada. Com esse ph e dureza de carbonatos podias ter alguns víviparos do Golfo do México ou ciclídeos africanos; peixes como corys, neons, escalares, ramirezis ou outros ciclídeos americanos muito difícil. Cumprimentos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Humm, agora uma pergunta parva (ou não): é possível ter um filtro externo a funcionar acima do aquário ou tem forçosamente de ficar abaixo da água?? imagino que funcione de forma "idêntica" ao uso do sifão mas terá de ter uma bomba interna para a água retornar ao aqua, seria possivel "inverter" isto e ter uma bomba a bombear a agua do aqua para o filtro?? (se bem que, mais uma bomba = mais barulho lllolll) (é que ja estive a medir e para ele caber no movel abaixo do aquario vai ser bem complicado... com os 33 cm fica mmo à medida.. mais as mangueiras etc etc não sei não) Cumps Então mas omde colocavas o filtro? Numa prateleira acima do aqua? Se calhar não ficava muito estetico...E penso que pode ficar à mesma altura do aqua,agora mais acima,não sei se dá. Uma coisa é certa: um filtro,seja ele qual for tem de ficar ligado sempre. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Que peixes queres manter nesse aqua? É que pelo que vi dos parâmetros que mediste, isso é quase água salgada. Com esse ph e dureza de carbonatos podias ter alguns víviparos do Golfo do México ou ciclídeos africanos; peixes como corys, neons, escalares, ramirezis ou outros ciclídeos americanos muito difícil. Cumprimentos O facto da água ser alcalina não tem nada a ver com o ser salgado. Esta nem sei de onde apareceu... O resto, acerca dos peixes, 5* Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
chocapic Publicado: Setembro 18, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 18, 2007 Que peixes queres manter nesse aqua? É que pelo que vi dos parâmetros que mediste, isso é quase água salgada. Com esse ph e dureza de carbonatos podias ter alguns víviparos do Golfo do México ou ciclídeos africanos; peixes como corys, neons, escalares, ramirezis ou outros ciclídeos americanos muito difícil. Cumprimentos Tenho três jóias, Hemicrhomis qualquercoisa (não sei se lifalili, bimaculatus, guttatus, ou outros) mas deixo uma foto Foto 1 e 2 - Este parece-me um macho Foto 3 e 4 - Este parece-me uma fêmea Foto 5 - Foto de grupo O outro não para quieto e n o tou a conseguir apanhar na foto Cumps L.M. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 O facto da água ser alcalina não tem nada a ver com o ser salgado. Esta nem sei de onde apareceu... O resto, acerca dos peixes, 5* De facto, o ph da água não terá que ver com os salgados neste caso; é mesmo a dureza de carbonatos e a dureza total amigo. Chocapic, se queres investir num 2213 classic, deixo-te o número da fishplanet (comprei lá o meu depois de me fartar de procurar pelo mais barato. O filtro vem com todas as tubagens e torneiras incluídas - 70 euros já com portes incluídos): 217600090 ou 217600098. O filtro funciona bem acima da água, tens só de ver como vai ficar a tua sala com um filtro destes à mostra bem por cima do aqua. O meu tb não cabia no móvel por isso deixei-o em cima de uma placa de corticite mesmo al lado do aqua, no chão. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kromo Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Os joia estão muito lindos e adoram agua alcalina. mesmo que suportem um ph acido o melhor para eles é alcalino. plantas com eles valisnérias e anubias. gostam de escavar e de comer ou destruir plantas tenras. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
arty77 Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Acabei de ler na net alguém que dizia que desligar o filtro por mais de 1/2 horas mata as bactérias do filtro, o que implica reiniciar o ciclo.. não ligues ao que o pessoal disse acima... desligar o filtro não faz mal nenhum... já tive o aquário de 60cm com o filtro desligado durante umas semanas, apenas com uma bomba de ar, e os peixes não se queixaram... e desligo no aqua principal todos os dias à noite, durante umas 8 horas, sem qualquer bomba de ar e não há crise na realidade o pessoal que escreveu acima são todos accionistas da EDP Citar Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 não ligues ao que o pessoal disse acima... desligar o filtro não faz mal nenhum... já tive o aquário de 60cm com o filtro desligado durante umas semanas, apenas com uma bomba de ar, e os peixes não se queixaram... Achas mesmo que bactérias sem fluxo de água sem transporte de oxigénio se mantêm? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
kromo Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 não ligues ao que o pessoal disse acima... desligar o filtro não faz mal nenhum... já tive o aquário de 60cm com o filtro desligado durante umas semanas, apenas com uma bomba de ar, e os peixes não se queixaram... e desligo no aqua principal todos os dias à noite, durante umas 8 horas, sem qualquer bomba de ar e não há crise na realidade o pessoal que escreveu acima são todos accionistas da EDP até podes ter um aquario sem filtro. mas a que custo? :-D Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Marçal Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 O meu também se desliga durante a noite! Nunca ouve problemas tudo a 100%... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 não ligues ao que o pessoal disse acima... desligar o filtro não faz mal nenhum... já tive o aquário de 60cm com o filtro desligado durante umas semanas, apenas com uma bomba de ar, e os peixes não se queixaram... e desligo no aqua principal todos os dias à noite, durante umas 8 horas, sem qualquer bomba de ar e não há crise na realidade o pessoal que escreveu acima são todos accionistas da EDP Desculpa lá arty77 mas o que disseste foi uma total irresponsabilidade.Aquariofilistas menos experientes podiam ficaram a pensar que o que tu disseste é possivel e desligando o filtro durante a noite podiam,passadas algumas noites,acordar com os peixes a boiar...Um filtro quer seja externo,interno,de fundo,ou qualquer outro tem de estar a funcionar ininterruptamente,24h sobre 24h,sob pena de o efeito biológico deixar de actuar. Caso não saibas,dentro dos filtros vivem bacterias,bactérias essas que transformam a amonia em nitritos e outras os nitritos em nitratos.Essas bactérias precisam de muito oxigénio para viver e após uma noite com o filtro desligado grande parte delas morre,se calhar não todas,mas ao desligares o filtro noite após noite,qualquer aqua fica desiquilibrado biologicamente. Já agora: tu estavas a brincar, não era? Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 (editado) O meu também se desliga durante a noite! Nunca ouve problemas tudo a 100%... :-D Bem...parece que eu e todos os que deixam o filtro sempre ligado somos mesmo totós...andamos a desperdiçar electricidade para nada. Acho que no Inverno vou desligar também o termostato de noite,e de dia,a luz...as plantas que se amanhem! Diziam isto aos maiores aquariofilistas do mundo e eles só podiam fazer uma coisa: rir... Editado Setembro 18, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmota Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Mas se desligarmos por um período de 15 ou 20 minutos não há problemas pois não? É que eu faço isso durante as TPA's. Citar Nuno Mota Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Diogo Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Fazendo trocas de água com MUITA frequência, e muita quer dizer umas vezes ao dia, nem precisas de filtro. Mas é claro que é melhor ter. Na Natureza não há filtros. Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Monteiro Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Fazendo trocas de água com MUITA frequência, e muita quer dizer umas vezes ao dia, nem precisas de filtro. Mas é claro que é melhor ter. Na Natureza não há filtros. É certo, na natureza não há filtros. A diferença é que um aquário é um sistema fechado, os rios não. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cfatelo Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Bem...parece que eu e todos os que deixam o filtro sempre ligado somos mesmo totós...andamos a desperdiçar electricidade para nada. Acho que no Inverno vou desligar também o termostato de noite,e de dia,a luz...as plantas que se amanhem!Diziam isto aos maiores aquariofilistas do mundo e eles só podiam fazer uma coisa: rir... rir... ou chorar!!! cumps Citar O meu aqua : Natural Balance--> O meu feedback <-- Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cliov6 Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Boas Durante as tpas Acho que nao eu normalmente desligo mas ouve uma vez que me esqueci de liga lo so dei conta passado umas 9h e sei que nos dias a seguir a amonia subiu mas subiu bastante nao sei se foi coicidencia mas.... mas mais vale prevenir Resumido eu nao desligo o filtro:grin: Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bean_around15 Publicado: Setembro 18, 2007 Share Publicado: Setembro 18, 2007 Boas Durante as tpas Acho que nao eu normalmente desligo mas ouve uma vez que me esqueci de liga lo so dei conta passado umas 9h e sei que nos dias a seguir a amonia subiu mas subiu bastante nao sei se foi coicidencia mas.... mas mais vale prevenir Resumido eu nao desligo o filtro:grin: A amónia subiu exactamente por terem morrido bacterias no filtro.... Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts