babykhan Publicado: Novembro 19, 2008 Publicado: Novembro 19, 2008 Qual raiz de videira? (Se tivesses lido tudo...) A que prometi arranjar ao criador deste tópico em troca de uns pés de Pogostemon helferi... Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Vasco Matos Publicado: Novembro 19, 2008 Autor Publicado: Novembro 19, 2008 (editado) É verdade Babykhan,já nem me lembrava! Se não falasses acredita que me esquecia! Já agora deixo aqui as minhas desculpas a duas pessoas (pelo menos) que fiquei de enviar algumas coisas e não o fiz...é que um dia apaguei as minhas mensagens todas e lá ia tanto o nopme da pessoa,como a morada,por isso não sei propriamente quem... Babykhan,já tenho alguns pés que posso podar da Pogostemon,quando quiseres é só dizer,e enviar a morada,também ajudava ! Mesmo que não arranjes a raiz de videira,que eu sei que não é fácil. Se um dia te deparares com uma ao virar da esquina...envias-me! Editado Novembro 19, 2008 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Vasco Matos Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Deixo aqui novas fotos,antes de podar a Micranthemum Umbrosum,que começa a dominar o aqua e não deixar que as plantas do lado apanhem ''Sol''. O ''layout'' está a andar bem, resta agora podar,dar forma, e acentuar muito mais os vermelhos. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ricardo Monteiro Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 (editado) Belo aqua sim Sr. Acho que com a poda que lhe vais dar ja vais conseguir fazer com que as moitas encaixem ainda melhor. Ao observar fico apenas com a sensacao de que falta algo do lado esquerdo, e ocorreu me que alguns Cyperus ficavam ai bem. Claro que no meio de tanto verde se conseguisses plantar umas plantas de caule vermelhas, de forma a que apenas se visse o topo destas a surgir por detras da moita maior, o aqua apenas teria a ganhar. De resto, esta com optimo aspecto. Muito saudavel mesmo. Cumprimentos Editado Novembro 30, 2008 por Ricardo Monteiro Citar
Vasco Matos Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 (editado) Olá Ricardo! É,essa questão também me passa pela cabeça,o lado esquerdo do aqua,a Umbrosum não tem apoio.Neste momento,ao seu lado esquerdo está lá a Ludwigia Repens X Arcuata,mas estou a pensar retirá-la e colocar a Rotala Macrandra,que irei arranjar ainda. Ou então colocar uma qualquer planta (a tua ideia da Cyperus é boa) no lado esquerdo(sempre a subir da esquerda para a direita) e por detrás tanto da Umbrosum quer da Rotala Green aparecer a Rotala Macrandra,podada de modo a ficar com a forma das moitas da frente. Do lado direito,atrás da HZ, está uma planta (que não me lembro agora o nome...) que ficará vermelha também,resta-me ''avermelhá-la''. Está aqui um dilema giro! Editado Novembro 30, 2008 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Ricardo Monteiro Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 (editado) Olá Ricardo! É,essa questão também me passa pela cabeça,o lado esquerdo do aqua.Neste momento está lá a Ludwigia Repens X Arcuata,mas estou a pensar retirá-la e colocar a Rotala Macrandra,que irei arranjar ainda. Ou então colocar uma qualquer planta (a tua ideia da Cyperus é boa) no lado esquerdo(sempre a subir da esquerda para a direita) e por detrás tanto da Umbrosum quer da Rotala Green aparecer a Rotala Macrandra,podada de modo a ficar com a forma das moitas da frente. Do lado direito,atrás da HZ, está uma planta (que não me lembro agora o nome...) que ficará vermelha também,resta-me ''avermelhá-la''. Está aqui um dilema giro! Pois, entao estamos de acordo. As Cyperus dao sempre alta pinta a um aqua, sao plantas com carisma. Agora pensando em termos de cores, podias usar tambem uma planta tipo E. stellata e ai ja obtens mais algum contraste de cores com o verde envolvente. A macrandra, na minha opiniao, ja nao ficaria tao bem. Por ter a folha mais larga, acho que quebraria a unidade do layout, gerando assim um contraste excessivo. Dizes que tens Ludwigia arcuata plantada? Entre a HZ e a umbrosum certo? A mim parecia me HM.. E precisamente na juncao da moita de umbrosum com a Ludwigia que devia aparecer uma planta de caule vermelha, da qual apenas se veria o topo. Tornando isso possivel, nao so estarias a ganhar contraste de cores, como aumentarias a nocao de profundidade do aqua, ao entrelacar 3 moitas de plantas diferentes. Cumprimentos p.s. - pensando melhor, os Cyperus plantados com alguma densidade nesse lado do aqua ficavam ai a matar.. Editado Novembro 30, 2008 por Ricardo Monteiro Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 Ok, nao eh nem HM nem arcuata. Eh rotala mesmo, got it. Citar
Vasco Matos Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 (editado) Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra. Editado Dezembro 1, 2008 por Vasco Matos Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
babykhan Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum Boas Umas valisnérias nanas não eram melhores? A Cyperus helferi não é muito grande? Além disso floresce e cobre-te o Aqua todo... Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Ricardo Monteiro Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra. Ok, vou curtir ver. Novos episodios aguardam-se. Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Ora então se calhar é o que vou fazer: Retirar a Bacopa(que nesta foto mal se vê,pois a Umbrosum tapa-a) e colocar a Rotala Macrandra,dar um toque vermelho. No lugar da Ludwigia Repens colocar a Cyperus Helferi ou outra planta que consiga fazer a transição da Blixa para a Umbrosum.Depois é avermelhar a Didiplis Diandra. E simplificar um bocadinho? Eu também gosto de ter muitos tipos diferentes de plantas mas isso raramente resulta muito bem... ve-se nos meus aquarios são sempre uma confusão terrivel Ando a tentar mudar isso... Alias se olharmos para os aquários vencedores de concursos de aquapaisagismo, poucos têm mais do que 6-7 tipos de plantas e muitas delas são semelhantes... Não caias no erro de misturar plantas de folhas longas com plantas de caule... fica muito confuso, a menos que consigas dar um toque mesmo natural nessa junção. Eu para fazer a transição entre blyxa e plantas de caule gosto da HZ ou HM. Podias passar a ter apenas a Didiplis Diandra na direita e pôr a HZ na esquerda. E porque não uma R.rotundifolia ou indica (o teu primo tinha umas lindas!) a dar o vermelho por trás? Assim atenuava a transição entre a rotala green e a planta vermelha (que assim ficavam ambas com folhas muito semelhantes). Pronto foram uns bitates... espero que tenha conseguido transmitir a minha ideia Um abraço Citar
Diogo HC Matias Publicado: Dezembro 1, 2008 Publicado: Dezembro 1, 2008 Esqueci-me de uma coisa: Vai tirando fotos sem equipamento! Nunca se sabe quando precisas! Citar
Vasco Matos Publicado: Dezembro 1, 2008 Autor Publicado: Dezembro 1, 2008 Sim,eu percebo o que queres dizer Diogo,aliás a minha próxima montagem (um aqua de 200L que irei adquirir) já vai nesse sentido,colocar menos espécies de plantas,mas escolhê-las melhor e colocá-las nos sitios certos.Por vezes muitas espécies juntas retiram a beleza umas das outras. A HZ penso que está bem onde está agora, pois está equilibrada com a Pogostemon Helferi,que tem uma forma semelhante,em bico. Também poderia colocar mais Umbrosum a seguir à Blixa,de modo a suavizar a transição.E então retirar a Bacopa e colocar a Rotala Macrandra. E é verdade,agora a seguir à próxima poda já vou tirar uma foto sem equipamento! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts