zeka Publicado Abril 29, 2004 Publicado Abril 29, 2004 oi! tenho uma akua com as seguintes dimensoes: 100x50x70, sendo a aréa de fundo 100x50: tenho de momente 3 sacos de aragonite sugar size-40 kg, mais ou menos,e ja tou a ver k n da para formar a respectiva camada de no mínimo 7,5 para a desnitrificaçao: tou com ideias de inserir na camada de areia algumas rochas de tufo calcareo bem porosas para fazer volume e aumenter a grossura, se bem m entendem. havera problemas nesta opçao? eu sei prontos n fico com a superficie toda com essa camada, mas mais vale uma grande parte com 8 ou mais de altura, k tudo com 5 n é? k axam?
Hugo RSF Publicado: Abril 29, 2004 Publicado: Abril 29, 2004 Segundo tenho lido, parece que existe desnitrificação a partir dos 4cm de altura. Por isso se tens 5, não será mau de todo. Contudo quanto mais melhor é a ideia! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
zeka Publicado: Abril 29, 2004 Autor Publicado: Abril 29, 2004 é o seguinte: a minha principal crise é a seguinte: numa DSB em parte n se acumulam sedimentos e bolsas anaerobicas (n so pela granulometria), mas pela acçao de micro vermes k remexem toda a areia,evitando por isso zonas realmente estagnadas, e fazendo com k agua passe constantemente pela areia, possibitando relamente a desnitrificaçao.estou certo? ora tendo volumes maçiços, estes sao a partida impenetraveis por microvermes...,por outro lado sao impenetraveis tb por sedimentos e em parte por agua, por isso em principio sao núcleos enterrados de bacterias desnitrificadoras certo?assim n ha crise, ou estarei errado?
Hugo RSF Publicado: Abril 29, 2004 Publicado: Abril 29, 2004 numa DSB em parte n se acumulam sedimentos e bolsas anaerobicas (n so pela granulometria), mas pela acçao de micro vermes k remexem toda a areia,evitando por isso zonas realmente estagnadas, e fazendo com k agua passe constantemente pela areia, possibitando relamente a desnitrificaçao.estou certo? Diria que é precisamente o oposto A desnitrificação dá-se nos 4-5cm mais junto ao vidro de baixo do aquário, onde o que acontece é precisamente o contrário que afirmas, ou seja, são zonas anaeróbicas, sem oxigénio e portanto zonas onde não há praticamente movimentação nenhuma, apenas bactérias anaeróbicas. Ao contrário, nas camadas mais superfíciais, então aí sim, deve acontecer o que dizes, ou seja, montes de bicheza para remecher o areão e... bactérias aeróbicas. Estou certo? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
zeka Publicado: Abril 29, 2004 Autor Publicado: Abril 29, 2004 hum..nao axo k sao duas opinioes contraditorias, axo até k se completam!mas vamos ver o k mais gente dix disto..mas axo k existem microvermes por toda a profundidade da dsb..mas tb n sei, n tou la pa ver né?hehe mas penso k é pela acçao deles k a agua xega a essas camadas mais profundas. eu por mim consumo os artigos kause todos da wetwebmedia,é daí k a informaçao vem..
Hugo RSF Publicado: Abril 29, 2004 Publicado: Abril 29, 2004 Pronto, não te quero contradizer, nem a esse(a) tal wetwebmedia, mas continuo a ter a ideia que é precisamente o contrário, ou seja, nas zonas anaeróbicas, sem oxigénio, não deve haver qualquer tipo de movimentação do substrato. Até porque se pensár-mos no sistema Jaubert (que depois deu origem ao DSB), a ideia do plenum é precisamente que não hajam qualquer tipo de organismos a revolver as áreas mais fundas da DSB. mas penso k é pela acçao deles k a agua xega a essas camadas mais profundas. Mas a idea não é precismaente, no limite, que a água nessas zonas seja estanque e não circule, para não haver oxigénio? Mas é como dizes, vamos esperar por quem sabe P.S.: Pedia-te só se podias escrever sem ser em formato SMS, com K's e X's, ok? é que torna-se mais complicado de ler Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Marco Madeira Publicado: Maio 6, 2004 Publicado: Maio 6, 2004 Oi... primeiros 4 a 5 cms - grandes areas de nitrificacao e com a maior parte de organismos que revolvem o substracto. exemplos: Bristle worms, Spagetti worms, nassarios, e outros... a partir +/- dessa zona comecam a surgir zonas anaerobicas (pouco oxigenio) e logo processos de desnitrificacao !!... existe um topico algures neste forum com bastante informacao sobre isto !! :D Abraço...
Hugo RSF Publicado: Maio 6, 2004 Publicado: Maio 6, 2004 Confirma-se então :D Obrigado Marco! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Visitante Publicado: Maio 15, 2004 Publicado: Maio 15, 2004 Na minha opinião, pelo muito que ja li sobre esse assunto, o que acontece no que voces chamam de Deep Sand Bed, é o que eu chamo de sistema de Jaubert, tal como alguem já o mencionou, e a maneira correcta de o fazer é pondo umas placas no fundo do estilo filtro de fundo para aquarios de agua doce (mas sem qq tubo ligado!!!) para fazer uma pequena altura de agua confinada. Depois deposita-se uma determinada quantidade de areão mais grosso por cima, cuja altura tem de ser optimizada mas penso que no minimo uns 3cm. Após esta camada, deposita-se uma rede fina por cima da mesma, por cima da qual volta-se a depositar uma nova camada de areao muito fino, mais uns 2cm. Assim, os organismos ao remexerem a camada superior, nao vao conseguir passar pela rede que serve de protecção para a camada inferior, garantido assim que esta permaneça sob condiçoes de anaerobiose. Condiçoes estas em que algumas bactérias perfazem a desnitrificação. A minha unica duvida em relaçao a este sistema é o facto de ja ter ouvido que ja nao e muito utilizado, e gostaria de saber porque, dai o facto de ter deixado aqui um questao no forum: Jaubert, sim ou nao?! se alguem tiver alguma ideia por favor diga-me. Abraços!
Hugo RSF Publicado: Maio 15, 2004 Publicado: Maio 15, 2004 O sistema jaubert já não é (muito) utilizado precisamente porque porque por um lado essa rede acaba por se desfazer e por outro lado, está provado que não é precisa para que existam zonas anaeróbicas. Aliás, o sistema DSB, não é mais que um jaubert sem plenum (a tal rede). Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts