paulo duarte Publicado Abril 29, 2004 Share Publicado Abril 29, 2004 Boas, Tenho um pequeno aquário de ciclídeos do L. Tanganica que, por ter muito poucas plantas, depressa ficou com algas verdes sobre as rochas e conchas. Isso nunca me incomodou, até acho que o efeito estético é engraçado. O problema é que surgiram agora umas manchas de algas castanhas que têm vindo a alastrar e a ocupar o espaço das algas verdes, como se as tivessem a consumir. Estarei perante algum tipo de praga? Será um problema de silicatos? Se assim for, o problema estará na água da torneira pois só lá tenho rochas calcárias e areão de coral misturado com um areão “para ciclídeos” da Scalare. O aquário tem 100x30x40 cm, com uma lâmpada de 25 W ligada cerca de 8 horas/dia. Agradeço a vossa ajuda Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 Olá! Nao sei se estou certo ou errado (corrijam-me se estiver enganado). Tens um aquário de 120 litros, com uma iluminaçao de 25W ligada 8 horas por dia. O problema pode estar na capacidade das lampadas. 25W para aquário de 120 litros é muito pouco. 8 horas por dia, origina algas. Deve estar 12 horas por dia. Não sei se estou a dizer alguma coisa errada. Espera pelos peritos nisto. Adeus mini Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel.RS Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 eu acho que qt mais horas de iluminação maior a praga de algas...por isso as 8 horas servem (eu tenho quatorze e nem uma unica alga)....tens a certeza que essas manchas são uma nova alga?! não será a velha a morrer ou algo do género?! http://memgundarbtt.blogspot.pt/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Djdodja_PT Publicado: Maio 1, 2004 Share Publicado: Maio 1, 2004 Na minha opinião nem sequer é o tempo de iluminação o factor condicionante, mas sim a intensidade da luz. Para favoreceres plantas tens de dar uma iluminação com a intensidade de aproximadamente 1 watt por litro. As algas verdes vão precisar pelo menos do dobro da intensidade que lhes estás a dar agora. Mete mais uma calha com uma Power GLo que já deve resolver. Yours trully Jorge O meu aqua de 450 lts http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9946&highlight= Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PedroM Publicado: Maio 2, 2004 Share Publicado: Maio 2, 2004 Saudações, olá Paulo. O problema começa mesmo pelos Silicatos. Eu também sou da Póvoa e tenho um problema identico. Comprei um teste de Silica/Silicatos e medi a água da torneira..... disparo total.... Silicatos na medida máxima do teste (2 ppm). Fui "obrigado" a comprar 2 Plecos e a vista agora está melhor.... o probelma são pequenas algas tipo pontos que se agarram aos vidros e que não são muito fáceis de remover. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Maio 3, 2004 Autor Share Publicado: Maio 3, 2004 Olá Pedro, Também já pensei em colocar um pleco ou um Otto mas creio que isso iria condenar todos os ovos que fossem postos dentro do aquário. É que tenho um par formado de Julies Marlieri e um par de brichardis que começou agora a namorar (tive sorte!!). Já agora, aproveito para perguntar se há algum "limpador" de algas que não devore os ovos ou alevins durante a noite. Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PedroM Publicado: Maio 3, 2004 Share Publicado: Maio 3, 2004 Paulo, eu também já fiz várias criações mas não tinha ainda os Plecos. Neste momento, e o aqua, como agora está, está montado talvez há 1 mes ainda nada porque os peixes ainda se andam a ambientar a novos territórios. Ainda assim decidi apostar nos Plecos e ver o que dá. Tenho 1 casal de Brishrdi's, 1 casal de Julies Transcriptus e penso que 2 casais de Cyprichromis Leptosoma (embora estes sejam incubadores bocais).... vou esperar para ver. Já agora não tens nenhuma femea de Leleupi? é que julgo ter 2 machos. _______________________________________ "Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
paulo duarte Publicado: Maio 3, 2004 Autor Share Publicado: Maio 3, 2004 Pedro, Tenho um pleco num aqua plantado que nunca deixou que os ovos dos escalares passassem da primeira noite. Por isso, suspeito que me faça o mesmo no aqua de CAs. Quanto aos leleupis, tenho dois ainda jovens e ainda não consegui distinguir os sexos. Curiosamente, ontem vi um deles a "tremer", como se estivesse a "fazer um convite". Quererá isto dizer alguma coisa??? Cumprimentos, Paulo Duarte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio DSM Publicado: Maio 3, 2004 Share Publicado: Maio 3, 2004 desculpem a ignorancia mas como é k os silicatos influenciam as algas? é k nunca ouvi nada relacionado com isto..silicatosalgas... Cumprimentos Ex green goblin Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts