Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um pequeno aquário de ciclídeos do L. Tanganica que, por ter muito poucas plantas, depressa ficou com algas verdes sobre as rochas e conchas. Isso nunca me incomodou, até acho que o efeito estético é engraçado. O problema é que surgiram agora umas manchas de algas castanhas que têm vindo a alastrar e a ocupar o espaço das algas verdes, como se as tivessem a consumir. Estarei perante algum tipo de praga? Será um problema de silicatos? Se assim for, o problema estará na água da torneira pois só lá tenho rochas calcárias e areão de coral misturado com um areão “para ciclídeos” da Scalare.

O aquário tem 100x30x40 cm, com uma lâmpada de 25 W ligada cerca de 8 horas/dia.

Agradeço a vossa ajuda

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá!

Nao sei se estou certo ou errado (corrijam-me se estiver enganado).

Tens um aquário de 120 litros, com uma iluminaçao de 25W ligada 8 horas por dia.

O problema pode estar na capacidade das lampadas. 25W para aquário de 120 litros é muito pouco. 8 horas por dia, origina algas. Deve estar 12 horas por dia.

Não sei se estou a dizer alguma coisa errada.

Espera pelos peritos nisto.

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Publicado:

eu acho que qt mais horas de iluminação maior a praga de algas...por isso as 8 horas servem (eu tenho quatorze e nem uma unica alga)....tens a certeza que essas manchas são uma nova alga?! não será a velha a morrer ou algo do género?!

Publicado:

Na minha opinião nem sequer é o tempo de iluminação o factor condicionante, mas sim a intensidade da luz. Para favoreceres plantas tens de dar uma iluminação com a intensidade de aproximadamente 1 watt por litro. As algas verdes vão precisar pelo menos do dobro da intensidade que lhes estás a dar agora. Mete mais uma calha com uma Power GLo que já deve resolver.

Yours trully Jorge

Publicado:

Saudações,

olá Paulo. O problema começa mesmo pelos Silicatos. Eu também sou da Póvoa e tenho um problema identico. Comprei um teste de Silica/Silicatos e medi a água da torneira..... disparo total.... Silicatos na medida máxima do teste (2 ppm).

Fui "obrigado" a comprar 2 Plecos e a vista agora está melhor.... o probelma são pequenas algas tipo pontos que se agarram aos vidros e que não são muito fáceis de remover.

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Olá Pedro,

Também já pensei em colocar um pleco ou um Otto mas creio que isso iria condenar todos os ovos que fossem postos dentro do aquário. É que tenho um par formado de Julies Marlieri e um par de brichardis que começou agora a namorar (tive sorte!!).

Já agora, aproveito para perguntar se há algum "limpador" de algas que não devore os ovos ou alevins durante a noite.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Paulo,

eu também já fiz várias criações mas não tinha ainda os Plecos. Neste momento, e o aqua, como agora está, está montado talvez há 1 mes ainda nada porque os peixes ainda se andam a ambientar a novos territórios. Ainda assim decidi apostar nos Plecos e ver o que dá.

Tenho 1 casal de Brishrdi's, 1 casal de Julies Transcriptus e penso que 2 casais de Cyprichromis Leptosoma (embora estes sejam incubadores bocais).... vou esperar para ver.

Já agora não tens nenhuma femea de Leleupi? é que julgo ter 2 machos.

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Publicado:

Pedro,

Tenho um pleco num aqua plantado que nunca deixou que os ovos dos escalares passassem da primeira noite. Por isso, suspeito que me faça o mesmo no aqua de CAs.

Quanto aos leleupis, tenho dois ainda jovens e ainda não consegui distinguir os sexos. Curiosamente, ontem vi um deles a "tremer", como se estivesse a "fazer um convite". Quererá isto dizer alguma coisa???

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

desculpem a ignorancia mas como é k os silicatos influenciam as algas? :wink:

é k nunca ouvi nada relacionado com isto..silicatosalgas...

Cumprimentos

Ex green goblin