Erazor Publicado Abril 29, 2004 Share Publicado Abril 29, 2004 Ola', Estou em vias de montar 2 aquarios, um para CA e outro comunitario plantado. Relativamente a este ultimo gostava de saber: 1- Se os cordoes de fundo/aquecedores de fundo trazem realmente vantagens ao crescimento das plantas. 2- Usando um areao fino compactado por cima de uma camada de fertilizante ( marca fondo vivo ) e do dito cordão havera' problemas com o aquecedor de fundo ? Ou este funciona melhor com areao de dimensoes maiores ? O areao compactado e' devido a ter lido que se nao for compactado irao existir zonas em que poderao acomular gases que por vezes sao libertados do areao e que sao toxicos para aos peixes. 3- Li que na montagem de um aquario novo se deve usar carvao activado, mas tambem que este retira fertilizantes, agora nao sei se sao apenas os fertilizantes que se adicionam 'a agua ou se o fertilizante por baixo do areao tambem ira' ser afectado. Obrigado desde ja' Antonio Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 1- Não funciona (minha opinião) 2- Se vais meter areia fina o aquecedor de fundo fica sem efeito...(se o colocares na mesma), isto porque a compactação da areia impede a troca de nutrientres..mesmo com aquecedor! areia fina pode ser boa ou má ideia, boa porque promove zonas anaerobicas, boas para redução do ferro, mas más para criação de substÂncias tóxicas...impede tanbém que haja troca por difusão de muitas substÂncias entre água e areão... 3- há pois tira...eu nunca usei! Se vais meter aquário com muitas plantas, nem precisas desse tipo de filtragem (Quimica) Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Camarinhas Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 Boas! Em relação ao carvão, só se deve utilizar após teres feito algum tipo de tratamento e desejas retirar os resticios de medicamentos, de resto o "tempo de vida" do carvão é +/- 2 a 3 semanas, ao fim desse tempo não acomula mais nada, e sim remove matérias necessárias às plantas. Abraços. Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 O areao compactado e' devido a ter lido que se nao for compactado irao existir zonas em que poderao acomular gases que por vezes sao libertados do areao e que sao toxicos para aos peixes. É ao contrário, esses gazes geram-se exactamente em substractos compactos. São resultado de reacções anaeróbicas. Aquecedor de fundo... se realmente servir para alguma coisa não vale concerteza o preço. Quanto ao carvão é polémico. Ele realmente retira nutrientes da coluna de água. Mas com isso podes ganhar uma vantagem substancial em relação às algas. Colocar carvão activado no início de um aquário não é de todo disparatado no meu entender. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 olá! se bem me lembro.... o carvão liberta uma boa quantidade de fosfato, e retira alguns nútrientes. isto pode ser uma desvanmtagem para as plantas e uma GRANDE vantagem para as algas! ora, falta um nútriente ás plantas, algumas algas necessitam de pequenissímas quantidades dessen nútrientes, associando isso ao fosfato introduzido pelo carvão..... BOOOMMMMM..... ALGAS! abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Antonio DSM Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 olá o facto de ter carvao activo no filtro pode provocar uma especie de " cortes" no meio das folhas das plantas e fazer com que estas apodreçam devido ao desaparecimento dos tais nutrientes da agua? Se sim como posso repor esses mesmos nutrientes?? Cumprimentos Ex green goblin Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Abril 29, 2004 Share Publicado: Abril 29, 2004 Quanto ao carvão activado libertar fosfatos depende do carvão que se utilize. Há carvão e carvão e nem todos libertam fosfatos. No entanto, num aquário acabado de montar, o fosfato é um nutriente em falta, ao contrário de um aquário estabilizado, pelo que n vejo grande problema. Aliás a falta de fosfatos no início pode muito bem atrofiar as plantas e indirectamente induzir o dito BOOM de algas. Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts