Nynphea Lotus Red - Podar ou não Podar eis a questão?

João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Tenho no meu aquário pseudo plantado comunitário (100x30x40) várias plantas todas elas a darem-se lindamente. :)

Uma delas é uma lindissima Nynphea Lotus Red que veio para casa há três meses com 3 cm de altura e folhas com 1,5 cm de diâmetro!

Hoje está fantástica, tem aproximadamente 30 cm de altura e folhas com 15 cm de diâmetro. Na totalidade tem cerca de 14 folhas e continua a produzir novas folhas todas as semanas. Faz um conraste lindissimo com a Higrophila Diformis que está a frente dela. :)

Dessas 14 folhas, 5 já chegaram à superficie da água, dando um efeito fantástico, outras para lá caminham!!

A questão é que estas folhas começam a ocupar grande parte da superficie da água, não só tapando a luz para as restantes, como servindo para acumular comida e dificultando as operações de manutenção e alimentação dos peixes! :?

Os únicos que parecem dar-se muito bem com estas folhas são o Betta Splendens e os 6 Nannostomus Trifasciatus.

O que faço?

Devo arrancar/podar estas folhas? Só algumas? Se sim, como se poda esta planta? E o que faço às pequenas folhas que continuam a nascer?

Preciso mesmo das vossas dicas.

Vou tentar por fotos.

Obrigado e abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Partilhar nas redes sociais

Agora que deixastes chegar à superficie vais ter problemas em teres folhas submersas...

ela quando aprende que pode chegar à superficie já não quer outra coisa.

Tenta arrancar algumas folhas de superficie e rezar para que ela comece a meter folhas submersas....vai ser dificil mas consegue-se!

Se gostas de ter folhas fora de água...tem paciência que issso costuma mandar flor!

:)

Não cortas nada, isso é bonito é assim corta apenas o que estiver em excesso para não ficares com falta de luz nas restantes plantas.

Pelo menos já tens onde deixar a bejeca quando tiveres a ver os peixinhos. :)

Vais ver que ainda te vai dar uma bela flor.

26675160.img.jpg

Bom Dia,

Ok, já percebi, tou feito!! :)

Estou a brincar, eu até gosto imenso da planta como está (aliás referi-o anteriormente), mas na verdade, pelo menos algumas folhas terão que sair!! :)

Como as corto ou arranco ou podo? Junto ao areão? O Bolbo esta enterrado e os caules de cada uma das folhas (ou pecíolos) saem debaixo do areão!!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Boas pessoal,

Obrigado pelas dicas :?:

Acho que logo me vou dedicar ao "abate da floresta".

:cry:

Já agora, como se reproduz esta planta?

Tenho que deixar uma altura do aquário livre porque sempre quero ver se ela vai ou não florir!!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

A reprodução sexuada é quase mpossivel..

mas a vegetativa é possivel..

ela forma runners como as vallisnerias e afins...que depois formam nova planta...

basta esperar...no entanto há processos para acelerar este processo, explicarei de seguida:

Os bolbos que costumam aparecer nas raizes, são material de reserva, não é sementes como muita gente pensa!

:cry:

destes bolbos pode-se obter n plantas...

eu cheguei a tirar a planta de um bolbo->deixar bolbo (careca) criar nova planta -> retirar planta -> e assim sucessivamente...

Os bolbos em aquário com deficiência em nutrientes são a salvação das lotus associadas a eles por algum tempo...depois até os bolbos ficam "secos"...

Abraços!

Boas,

Quer dizer então que posso separar a planta do bolbo?!

Do bolbo nascerá, então, nova planta e, na planta antigo novo bolbo?!

Bem, é que na verdade quando fiz a mudança para este aquário, reparei que o bolbo estava quase a separar-se da planta e tive receio que tal acontecesse, afinal :D

Obrigado pelas dicas

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão