Recommended Posts

Publicado

Boas...

Não sou ainda muito experiente nestas andanças de aquariofilia... e tenho uma duvida que deve ser daquela do tipo "que ninguem tem"

eu tenho uma bomba de ar no meu aqua, nao é daquelas muito potentes... será que necissito de ter um reactor de CO2???

qual a diferença em termos de funcoes entre um reactor de CO2 e uma bomba de ar!?

abraços

Publicado:
Boas...

Não sou ainda muito experiente nestas andanças de aquariofilia... e tenho uma duvida que deve ser daquela do tipo "que ninguem tem"

eu tenho uma bomba de ar no meu aqua, nao é daquelas muito potentes... será que necissito de ter um reactor de CO2???

qual a diferença em termos de funcoes entre um reactor de CO2 e uma bomba de ar!?

abraços

Reactor de CO2? tas a falar em por co2 no aquario. a bomba de ar mete oxigenio na agua, o reactor de CO2 mete CO2. A bomba de ar é usada para baixar o nivel de co2 a noite, pois as plantas nao o consomem.

Publicado:

Boas,

O CO2 tem funções diferentes da bomba de ar como podes ler aqui.

Excerto:

"(...)Alguém que tenha observado o crescimento explosivo das plantas por fertilização de dióxido de carbono (CO2) deve estar convencido da utilidade deste sistema. Certamente há milhares de aquariófilos que não dão às suas plantas nenhum tipo de tratamento e estas continuam bonitas no aquário. No entanto, o verdadeiro crescimento luxuriante, do tipo que se vê nas capas das revistas de aquariófilia e nas fotografias dos aquários Holandeses- "Dutch Aquariums"-só pode ser alcançado com fertilização de CO2.

Durante a fotossíntese, as plantas usam a energia da luz para captar CO2. Este CO2 é usado para produzir as estruturas básicas de carbono das quais as plantas são feitas. Num aquário pobre em iluminação, a luz é o que limita o crescimento das plantas. A quantidade de CO2 produzido na respiração dos peixes e bactérias é mais do que suficiente para haver fotossíntese nessas condições. Se por outro lado, se se quiser fazer as plantas crescer mais rapidamente dando-lhes mais luz, então não vai haver CO2 suficiente no aquário. As plantas simplesmente não podem crescer tão rápido quanto poderiam , dada a quantidade de luz disponível.

A maneira mais fácil de aumentar a quantidade de CO2 no aquário é comprar uma botija de CO2 e deixá-lo borbulhar dentro da água.(...)"

Só para acrescentar que se tiveres CO2 não deves utilizar a bomba de ar pelo menos de dia.

Cumps,

André

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!