Vasco Matos Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 (editado) Neste ponto não estou de acordo, o céu é azul e nuvens brancas, nada de misturar outras côres. Biba o Fê Quê Pê. Se a atmosfera não fosse constituida por N ,O2 , CO2 e AR ,a cor do céu podia ser por ex... vermelho...Viva o SLB! A mim parece-me que isto dos Kelvins começa a ser uma mania,apesar de ser importante,tende a colocar em 2º plano um valor que provavelmente é muito mais importante para a boa escolha de iluminação para aquarios e exponencialmente mais se fôr o caso de plantados,que é o fluxo luminoso das lâmpadas em Lumens,de que é que interessa ter uma lâmpada com determinado espectro de cor (K) se depois tem um fraquissimo rendimento luminoso?... Sim é verdade,os Lumens é importante mas se deres às plantas uma lâmpada com um baixo Kelvin ela não vai gostar...Até porque as plantas absorvem uma pequena parte do espectro que lhes damos,é essencial ter a melhor temperatura de cor e variedade possivel. E para além disso pelo nº de Watts podemos ver os Lumens + ou -,quanto +W +Lm,dentro claro do devido modelo,uma lâmpada T8 tem menos potência que uma T5 com Watts iguais. E já agora alguém já fez contas para saber a relação ideal de Lumens/Litro num aqua plantado? Editado Setembro 11, 2007 por Zogli Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Luis carrilho Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 Boa pergunta Zogli,se calhar até faz muito mais sentido considerar a relação Lumens/Litros que a classica Watts/Litros. Citar
Vasco Matos Publicado: Setembro 11, 2007 Publicado: Setembro 11, 2007 Tipo 50 a 60 LM/L ? Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
rasputin Publicado: Setembro 13, 2007 Publicado: Setembro 13, 2007 Umas dúvidas que me assaltaram: - Se a "luz" nocturna supostamente é também esbranquiçada, porque usar neóns ou led's azuis? Também há (pelo menos por parte dos fabricantes, o que não quer dizer que se consiga arranjar facilmente) néons e led's brancos. - Se no seu ambiente natural os peixitos não têm interruptor para apagar a luzes para dormirem descansados porque fazê-lo nos nossos aquarios com a moonlight? Pode perfeitamente colocar-se um dimmer (regulador) ou "colocar" a luz da moonlight com uma fraca potência por forma a imitar o mais possivel as condições encontrados no seu habitat, mas mantê-la sempre ligada desligando-se apenas quando entra em funcionamento a iluminação normal do aquário. - Porquê usar neons ou led's e não uma lampada fluorescente "normal" mas de fraca potência, ou bem mais pequena do que a da calha de iluminação por forma a tentar simular a quebra de luminusidade entre o dia e a noite? Desulpem lá estas dúvidas existencias todas, mas deu-me para pensar nisto!... Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
nunoni Publicado: Setembro 13, 2007 Publicado: Setembro 13, 2007 Umas dúvidas que me assaltaram: - Se a "luz" nocturna supostamente é também esbranquiçada, porque usar neóns ou led's azuis? Também há (pelo menos por parte dos fabricantes, o que não quer dizer que se consiga arranjar facilmente) néons e led's brancos. - Se no seu ambiente natural os peixitos não têm interruptor para apagar a luzes para dormirem descansados porque fazê-lo nos nossos aquarios com a moonlight? Pode perfeitamente colocar-se um dimmer (regulador) ou "colocar" a luz da moonlight com uma fraca potência por forma a imitar o mais possivel as condições encontrados no seu habitat, mas mantê-la sempre ligada desligando-se apenas quando entra em funcionamento a iluminação normal do aquário. - Porquê usar neons ou led's e não uma lampada fluorescente "normal" mas de fraca potência, ou bem mais pequena do que a da calha de iluminação por forma a tentar simular a quebra de luminusidade entre o dia e a noite? Desulpem lá estas dúvidas existencias todas, mas deu-me para pensar nisto!... porque não há lâmpada fluorescente suficientemente pouco potente - o moonlight é para ser muito pouca luz. de resto, qualquer cor entre o amarelado e o azul serve - quanto mais azul, maior a profundidade de água que estás a simular. Quanto aos dimmers etc, sim, e porque não para além do dimmer diário um mensal com ciclo de 28 dias para simular as fases da lua, e outr anual para simular o ciclo anual (11h de inverno, 13h de verão para as luzes principais). A resposta é simples: porque não vale a pena! Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
tyutry Publicado: Setembro 13, 2007 Publicado: Setembro 13, 2007 ve este site tem informçao interesante http://www.autosom.net/artigos/led.htm Citar O meu Nano 30l os meus diys Filtro Externo para lago DIY e para quem gosta de tartarugas... Mundo das tartarugas
Vasco Matos Publicado: Setembro 13, 2007 Publicado: Setembro 13, 2007 O facto de se desligar a moon-light depois de algumas horas ligada é pela simples razão de ser potente demais e não deixar os peixes descansar.Se puseres uma led tão fraca que apenas deixe os contornos ligeiramente iluminados,podes manter a noite toda.A cor já é o que mais gostares branco ou azul. Depois tens de olhar para os peixes e ver se eles ficam perturbados ou se conseguem 'dormitar'.Consegue-se ver isso,ficam mais parados e as cores mudam ligeiramente. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
rasputin Publicado: Setembro 13, 2007 Publicado: Setembro 13, 2007 Quanto aos dimmers etc, sim, e porque não para além do dimmer diário um mensal com ciclo de 28 dias para simular as fases da lua, e outr anual para simular o ciclo anual (11h de inverno, 13h de verão para as luzes principais). A resposta é simples: porque não vale a pena! Desculpa lá mas parec-me que estás a fazer confusão. Um dimmer não é um programador. Um dimmer, ou reóstato, ou regulador ou outro nome qualquer que lhe queiram chamar é aquele dispositivo que permite fazer a regulação da intensidade luminosa de uma lampada. Usa-se por exemplo num candeeiro do quarto das ciranças, para elas terem uma ténue luz toda a noite ligada. O que eu dizia era colocar um aparelho destes a regular a intensidade da moonlight (mais ou menos conforme as necessidades ou gostos), permitindo inclusive poder por exemplo no verão ter um "céu" e luz noturna um bocadinho mais forte e no Inverno regular para uma luz mais fraquita. Um dia destes ainda me meto a fazer uma moonlight, faço um DYI e experimento estas "divagações"!... .png' alt=':biggn:'> Citar AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts) SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W) HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305
mulato Publicado: Setembro 13, 2007 Autor Publicado: Setembro 13, 2007 Desculpa lá mas parec-me que estás a fazer confusão. Um dimmer não é um programador. Um dimmer, ou reóstato, ou regulador ou outro nome qualquer que lhe queiram chamar é aquele dispositivo que permite fazer a regulação da intensidade luminosa de uma lampada. Usa-se por exemplo num candeeiro do quarto das ciranças, para elas terem uma ténue luz toda a noite ligada.O que eu dizia era colocar um aparelho destes a regular a intensidade da moonlight (mais ou menos conforme as necessidades ou gostos), permitindo inclusive poder por exemplo no verão ter um "céu" e luz noturna um bocadinho mais forte e no Inverno regular para uma luz mais fraquita. Um dia destes ainda me meto a fazer uma moonlight, faço um DYI e experimento estas "divagações"!... Pelo que ja me informei consegues controlar a quantidade de luz da led com um transformador que dê para alterar os volts. Citar
anabantidae Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 E já agora alguém já fez contas para saber a relação ideal de Lumens/Litro num aqua plantado? Segundo a "Encyclopedia of Aquarium Plants" o ideal está entre 30 a 50 lumens por litro de água. Mas utilizando a regra do 1W por litro, os lumens por litro são muito superiores porque as lâmpadas fluorescentes modernas têm 60 lumens/watt ou mais. Citar
Recommended Posts